Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

VIADUTOS






Na década de 60 houve uma explosão no número de viadutos construídos. Alguns deles aparecem nas fotos de hoje.

Viaduto do Méier: Construído em 1968, o viaduto Castro Alves integrou os dois lados do bairro.

Viaduto da Penha: Construído em 1963, o viaduto Lobo Junior liga as avenidas Lobo Junior e Brás de Pina.

Viaduto em Laranjeiras: a foto é de 1963. Seria do Viaduto Jardel Filho, perto da Rua Ipiranga?

Viaduto Paula Ramos, também da década de 60. Este viaduto fica no Rio Comprido ou em Santa Teresa?

10 comentários:

  1. A foto um mostra o viaduto que ajudou a degradar a região do Jardim do Méier. Para a construção desse viaduto foi demolida parte de um conjunto de casas e para a construção de uma "rodoviária urbana" junto ao viaduto, o restante das casas foi abaixo. O Viaduto da terceira foto é o de acesso ao Túnel Santa Bárbara inaugurado em Abril de 1964. O Viaduto da Paula Ramos fica junto ao hospital do CBERJ no final da Paulo de Frontin. A foto mostra que sua inauguração ocorreu antes do Túnel Rebouças estar em funcionamento. FF: Será que a "lavanderia rubro-negras" entrou em falência?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Passei algumas vezes por baixo do viaduto do Méier. O da Penha usava vindo para Madureira. O de Laranjeiras não estou localizando. Se o da última foto for no Rio Comprido, pode ser o que tem perto da Fundação Osório.

    O Flamengo respira aliviado. O próximo jogo não é contra um atlético...

    Hoje é dia do canhoto.

    ResponderExcluir
  3. Foto 3 é a descida do viaduto na Rua Ipiranga, já quase pronto.
    Foto 4 viaduto Paula Ramos, vemos as obras de terraplanagem da pista de saída do Túnel Rebouças no Rio Comprido, que se ligará ao Elevado Engenheiro Freyssinet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paulo de Frontin era praticamente um via sem saída. A Paula Ramos tinha acesso pelo final da Rua Santa Alexandrina após o "rodo" dos trilhos de bonde. Há até pouco tempo existia ali o "Le Buffet", o "Clube do Alemão", e a sede da Scuderie Le Coq. Criou-se ali a Favela Paula Ramos, o que acabou inutilizando definitivamente a região. A foto 4 certamente é anterior a 1965, já que nesse ano participei de uma carreata comemorativa que atravessou um Túnel Rebouças ainda sem iluminação e acabamento mas devidamente pavimentado. Tal carreata foi uma propaganda eleitoral visando as eleições de 1965 na qual Flexã Ribeiro era o candidato de Lacerda. O túnel foi aberto ao público parcialmente em 1967.

      Excluir
  4. Só conheço o de Laranjeiras ....
    O Flamengo pagando mico com o tal Dome,que em dois jogos mostrou que é chegado numa invenção...Espero estar enganado.E alguns jogadores parecem estar longe dos gramados.

    ResponderExcluir
  5. A Foto 2 não é do viaduto João XVIII mas sim do viaduto da saída da Av. Brasil chegando na Lobo Junior. Os morros ao fundo identificam o local.

    ResponderExcluir
  6. Dos viadutos acima, os que mais utilizo são o do Méier e o da Laranjeiras.
    O da foto 2, só lembro de ter passado umas duas vezes!
    O último, nunca!

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde! Por força da minha função de taxista,passei várias vezes por todos os 4,mas o do Méier é o que tenho mais intimidade. Quase certeza que estou nesta foto. A Vereadora Velinda com seus puxa-saco ainda não havia chegado e também depois que chegou não saiu mais.

    ResponderExcluir
  8. O Colaborador Anônimo tem razão, esse viaduto é o que vem da Av Brasil, na Casa do Marinheiro, para a entrada da Lobo Júnior. Os morros lá atrás são o Grotão e Caracol, na divisa com Brás de Pina. Bem mais à esquerda uma nesga da Chatuba e Cruzeiro. O piso em concreto, e não asfalto, também reforça essa suposição.

    ResponderExcluir
  9. Hoje está comprovado que raramente o viaduto melhora o trânsito. Além de deixar a cidade horrorosa , transporte coletivo e túneis são melhores. No Rio ainda temos o problema da insegurança abaixo deles, sem contar a desvalorização dos imóveis em volta deles.

    ResponderExcluir