Total de visualizações de página

domingo, 27 de setembro de 2020

PRAIA DO LEME



 Na primeira foto de hoje vemos uma propaganda do Dauphine, também conhecido pelo apelido de “Leite Glória”, na Praia do Leme. Esta foto deve ser dos anos 60.

Neste local do Leme, perto da antiga Praça do Vigia, atual Praça Julio de Noronha, já funcionou uma estação de bondes e o Bar da Brahma. Nesta época a estação de bondes tinha três fachadas: uma para a Avenida Atlântica, outra para a Praça da Vigia e outra para a Rua Gustavo Sampaio. Na calçada da praia, ficavam as cadeirinhas do Bar da Brahma, já que a Cia. Ferro Carril do Jardim Botânico elevara o nível da praia, de modo a formar uma espécie de terraço. Na área do bar havia um palco para apresentação de variedades e orquestras, assim como um "stand" de tiro ao alvo e aparelhos para exercícios de musculação.

A partir de 1945 e até 1970 ali funcionou a sede da Sociedade Pestalozzi do Brasil.

Nos anos 70, como podemos ver na segunda fotografia (de autoria de M. Conde), no local foi construído o enorme edifício Regina Feigl.



A pedido do Conde di Lido aí estão duas fotos do Bar da Brahma, depois sede da Sociedade Pestalozzi.

20 comentários:

  1. Esse carrinho era muito ruim.Era caro e não era confortável.Os americanos eram melhores.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Domingo de sol, a praia do Leme, assim como todas as demais praias da cidade serão os locais onde poderão ocorrer grandes concentrações de pessoas, que colocarão em risco a saúde do frequentador bem como de seus familiares. Uma pergunta que me faço. Por que as pessoas mesmo tendo consciência dos risco que correm, vão a praia em plena pandemia?

    ResponderExcluir
  3. A vista dos apartamentos de frente desse prédio deve ser fantástica.

    ResponderExcluir
  4. Não tinha retrovisor externo e não consigo ver o interno.
    As moças estão em dúvida, se o Dauphine agrada ou não.
    A que está ao lado da porta do carona, com camisa de turista, é de chamar a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Observador de banhistas.27 de setembro de 2020 às 10:57

    Respondendo a sua pergunta: praia é ar livre e se existe contaminação esta é bem maior em ônibus e trens. Não vejo tanta preocupação das autoridades em preservar a vida desses usuários. Além disso é um contrassenso e uma grande hipocrisia que moradores da orla marítima que pagam impostos elevadíssimos sejam privados de sua comodidade e prazer. O ideal seria um isolamento relativo mas já que querem uma liberação geral, que seja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é proibido, mas "capivara não chega na beira do rio na hora da onça beber água".
      Isso é consciência do risco, como disse o Lino. Sendo que os humanos estão conscientes do risco de contaminar outros, em grande proporção.

      Excluir
  6. Ainda observo muitos negacionistas da Covid; via de regra são os mesmos que acreditam na terra plana, negam o aquecimento global, dizem que as vacinas são programadas pelos Illuminati para dizimar a humanidade e são fãs incondicionais do Lair Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. O apelido de "Leite Glória" do Dauphine era por causa de uma propaganda que dizia "Leite Glória desmancha sem bater". Para comprovar isso: quendo eu morava na Tijuca, uma moradora tinha um Dauphine e a da casa em frente, um Packard. Um dia caiu um toró e a rua ficou cheia de lama. O Dauphine estava parado ao longo do meio-fio. O Packard foi manobrar, derrapou na lama e bateu de frente na lateral do Dauphine. Este foi jogado em cima da calçada, com a lateral toda destruída; o Packard apenas rachou o farol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os carros modernos (qualquer um) são projetados para se "desmancharem" em caso de colisão, visando a maior dissipação da energia do choque possível externamente ao habitáculo do motorista e passageiros.
      Antigamente era comum um carro razoavelmente intacto e passageiros gravemente feridos após a colisão.
      Não que o Dauphine fosse frágil por este motivo, era uma porcaria mesmo.

      Excluir
  8. E o barraco do Leblon hein!? Vai dar o que falar. Leme bairro simpático. Carro hoje em dia sem procura. Até quando essa Covid .isolado. mas meio cansado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador de banhistas.27 de setembro de 2020 às 12:10

      Longe de mim querer polemizar, mas não é lógico que as autoridades queiram "jogar para a platéia" enquanto ajudam a destruir a economia. Se é para preservar vidas parta para um Lockdown e vá em frente. Enquanto isso não podemos deixar de lado nossas rotinas e nosso lazer enquanto aqueles que nada contribuem vivem a vida despreocupadamente.

      Excluir
  9. Sobre o comentário de ontem do Augusto, sobre surto de covid, até ler a frase toda já fui pensando no bairro e não no clube, esse sim com diretoria culpada por essa situação e não o time, a comissão técnica, o massagista, o roupeiro e outros funcionários da agremiação. E não sei se a CBF garante que o time do Palmeiras está livre de contágio hoje.
    O CR Flamengo de hoje pode ser qualquer outro clube amanhã. O Flu já está a meio caminho disso.

    ResponderExcluir
  10. Os que estão nas aglomerações seguem diligentemente o exemplo do dirigente máximo do país. Continuam a achar que a gripezinha que ainda mata 700 pessoas ao dia é invenção da mídia. Pergunto se em países europeus governados tanto pela direita quanto pela esquerda a mídia também inventa. Se os milhares de mortos e contaminados nos EUA também fazem parte desta conspiração. Se o governo de Israel que voltou ao lockdown também é de esquerdopatas. Francamente.

    ResponderExcluir
  11. dá para anexar uma foto do bar da Brahma? seria bom p comparar

    ResponderExcluir
  12. Do outro lado da calçada, o prédio art- déco que permaneceu até meados dos anos 2010 foi abaixo, para dar lugar a um apart. Ele estava bonitinho. Pintado verde. E deixava a vista da praia livre p/ a Gustavo Sampaio.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite! Tive os dois. Um Dodô e um Gogô. realmente não eram carros para os buracos das ruas do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Dr. D'.

    Como esperado aglomerações nas praias e nas ruas, estas por causa dos doces. Tomei um susto quando saí para comprar o jornal de manhã com a quantidade de pessoas na praça esperando os doces. Durante o dia inteiro escutei a algazarra na rua.

    ResponderExcluir
  15. PS: no fim das contas acabou acontecendo o jogo do Flamengo com a intervenção do TST.

    ResponderExcluir
  16. Sobre os "barracos" chiques do fim de semana, tem a coluna de amanhã do Joaquim Ferreira dos Santos.

    https://blogs.oglobo.globo.com/joaquim-ferreira-dos-santos/post/como-e-tosqueira-elite-brasileira.html

    ResponderExcluir