Total de visualizações de página

sábado, 31 de outubro de 2020

LARGO DO MACHADO


 Antiquíssima e bela foto de Auguste Stahl, feita em 1863, no Largo do Machado.

Ao fundo a igreja neoclássica recentemente construída em uma das principais praças do bairro de Laranjeiras (Largo do Machado), um dos preferidos da burguesia já por volta de 1865. Dois operários estão assentando "pedras portuguesas" na alameda central da praça.

Nos primórdios da cidade, o Largo do Machado era ocupado por uma lagoa, formada pelo Rio Catete, braço menor do Rio Carioca.

Não sei se totalmente verdadeiro, mas contam que um tal Francisco Machado tornou-se dono do largo por volta de 1700. Um neto abriu um açougue (onde é o Cinema São Luiz) e colocou um machado na fachada, daí ou do nome de família vindo o nome do Largo.

Ali, em 1813, foi assassinada D. Gertrudes Angélica, esposa do diretor do Banco do Brasil, Fernando Carneiro Leão, amante da Rainha Carlota Joaquina. Consta que, por ciúmes, a rainha contratou o bandido "Orelha" para praticar o homicídio.

O largo teve várias intervenções que acabaram por transformá-lo num mero calçadão, após a obras do metrô na década de 70.

14 comentários:

  1. Bom dia a todos. Vou aguardar os comentários dos mestres comentaristas. Será que teremos alguém que poderá solucionar o mistério do assassinato da D. Gertrudes?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luiz, como não visitei o blog ontem, só hoje li e fiz um 'comentario'. Se alguém se interessar.....

    ResponderExcluir
  3. A Igreja Nossa Senhora da Gloria teve em época para mim desconhecida um acréscimo que foi a Torre hoje existente. O Largo do Machado está totalmente diferente. Sobraram algumas Palmeiras Imperiais. Contam os historiadores que foi nessa igreja que o DI LIDO fez a primeira comunhão e foi coroinha dedicado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonita a foto com os morros conservados e sem ocupação. Como a maior parte dessas fotos antigas, passa uma sensação de calma e tranquilidade impossível de viver nas grandes cidades atualmente. Parece que nos primórdios a cidade tinha muitos rios/riachos e lagoas. Isso somado à floresta virgem e as águas límpidas da baía deviam fazer desse local algo muito parecido com o paraíso.

    ResponderExcluir
  5. Retornando ao Saudades do Rio do dia 29, vi numa página de classificados um anúncio da venda de um apartamento naquele conjunto de casas da Marquês de Valença. As fotos mostram um apartamento de dois quartos, duas salas, um banheiro, cozinha, e dependências. O preço e de Trezentos e oitenta mil Reais, mas não dá para saber se é de frente, lado, fundos, e o andar.

    ResponderExcluir
  6. 1- Menezes, isto é uma inverdade. A minha primeira comunhão, que eu execro até hoje, foi em SP, na NS do Brasil.
    2- Luiz, um dia vou te convidar para uma pasta al scampi e fazer vc beber uma garrafa de Caol Ila 18. Depois vc vai me contar onde vc acha essas estórias. A do Orelha é sensacional!
    Voce é demais, amigo! Orgulho de te conhecer.

    ResponderExcluir
  7. Dizem que o nome Catete vem do tupi "caá tete", significando "mato fechado".

    ResponderExcluir
  8. Às 10:05h de hoje, um visitante do site, que se identificou como R Martins, fez um comentário no post de ontem. Trabalhei anos com um colega de nome Roberto Martins, de minha idade, que morava numa rua em ladeira em São Cristóvão, tal como o visitante se descreveu, e na mesma época de sua descrição. Seria a mesma pessoa? Perdemos contato em 2008. Se hoje ele ler esse meu comentário, por favor confirme ou negue. Grato.

    ResponderExcluir
  9. Helio, pode ser o Reginaldo Martins, antigo frequentador do blog. Ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pode ser. Vamos ver se o de ontem entra e comenta algo.

      Excluir
  10. Se não fosse pela Igreja, nem saberia que é o Largo do Machado na foto. E olha que sou morador da região.
    Ótimas fotos e histórias.
    Muitos carnavais já pulei nessa praça.
    Bloco "Largo do Machado, mas não largo do copo."
    Muitas memórias.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Dr. D'.

    Passava pelo largo (vindo de metrô) a caminho do IPP, na Gago Coutinho, mas já tem algum tempo que não faço.

    FF: hoje morreu o eterno 007, entre outros papéis, Sean Connery, aos 90 anos.

    ResponderExcluir
  12. Morreu hoje aos 90 anos Sean Connery, o eterno OO7. Lamentável perda.

    ResponderExcluir