Total de visualizações de página

sábado, 24 de abril de 2021

HOSPITAL DE OLARIA


 Onde seria este Hospital de Olaria?

30 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Não sei dizer. Pode ser um posto de saúde? Fazendo uma busca rápida veio um hospital particular. Não acredito ser esse.

    Falando em hospital, hoje minha irmã começa a virar jacaré...

    ResponderExcluir
  2. Hospital??????parece um prédio residencial com uma loja de autopeças no térreo, como outras tantas.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente seria o futuro Hospital Dr. Balbino. Mas não tenho certeza...

    ResponderExcluir
  4. Caro Unknown, atendendo seu pedido, hoje é mostrado o Rio B. Agradeça ao gestor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário lastimável, pelo visto também deve achar que existem comentaristas Brasil,

      Excluir
    2. Caro Marcello, existe sim um outro Rio, totalmente diferente do que aparece nas fotos deste SDR. O Luiz já explicou que isso se deve a não haver disponíveis fotos dessa outra cidade, o que é verdade, pois seus habitantes não tinham renda para comprar máquinas de retrato. Nem havia nada de interessante a fotografar.

      Negar que há dois Rio's diferentes é mostrar grande desconhecimento da cidade onde mora.

      Eu sempre fui contra a designação de Cidade Maravilhosa para o Rio, porque isso se baseia na avaliação de 2% da área da cidade e é motivada somente pela visão das paisagens criadas pela Natureza ao longo de milhões de anos. O carioca não teve nenhum papel nisso, além de deteriorar algumas dessas criações naturais.

      No todo, o Rio é uma cidade feia: favelas, sujeira, pichações em todas as construções, mendigos, violência desenfreada, insegurança, medo, etc, etc. De maravilhoso por conta do carioca, nada.

      Excluir
    3. Ainda sobre o Rio B: em 1975 eu ia a Jaraguá do Sul, cidade-natal de um colega, no carro dele. Também ia o namorada de sua irmã. Esse namorado estava cursando Medicina e morava na Zona Sul. Quando passávamos por São Cristóvão, ele perguntou onde estávamos. E confessou que NUNCA havia atravessado os túneis.

      E esse tipo de carioca, que nunca atravessou os túneis, que acha o Rio maravilhoso. Nunca estiveram nem ouviram falar em Turiaçu, Pavuna, Bento Ribeiro, Inhoaíba, Paciência, Ricardo de Albuquerque, nem em 99% dos bairros da cidade. Limitam-se a Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea. Mesmo assim, fazem vista grossa para as favelas, a sujeira, a violência, etc. Olham para o mar, para o Corcovado, Pão de Açúcar e acham tudo maravilhoso. Arre, égua!

      Excluir
    4. É por aí Hélio, que nunca esteve no "Complexo da Pedreira", no Complexo do Chapadão, ou no Parque Colúmbia", é que "torce o nariz" e acha que a descrição desses ambientes é "exagerada, discriminatória, ou politicamente incorreta". Esses locais assim como centenas de outros semelhantes, pertencem não a "um outro Rio e sim a um outro mundo". Mas a mídia se encarrega de glamouriza-los e torna-los o oposto do que realmente são, eis o cerne da questão. E grande parte daqueles que "nunca ultrapassaram os grandes túneis" nunca procuraram saber realmente o que existe "além da Linha Vermelha". Para quem assistiu ao filme "Diamantes de Sangue", digo que é cem vezes pior. Mas vida que segue, vamos guardar a cerveja para assistir as baixarias de hoje no Big Brother, ou ao próximo jogo do Flamengo (sem VAR), ou para quem gosta, ir para uma balada em uma casa de show na zona oeste e não usar máscara, e de preferência com bastante aglomeração. Um dos grandes arautos das "maravilhas do Rio" foi Jorginho Guinle, um dos maiores exemplos de "homem trabalhador" cuja única atividade era se divertir onde o "pano de fundo" era um Rio ainda aprazível. Por causa de indivíduos como ele, muita gente ainda acredita que o Rio é o melhor lugar do mundo. Até quando?

      Excluir
    5. Minha enteada casou-se com um rapaz do Parque Colúmbia e agora mora lá, na rua Embaú. Sei bem do que você fala. O marido dela foi criado com o atual "dono" da área, que mantém a ordem no local. É conhecido como Bonitinho. Já o vi no aniversário da minha enteada, para o qual ele foi convidado.

      Ele gosta muito do casal e até prometeu as bebidas para festa do casamento religioso deles, que a pandemia cancelou.

      Esse mundo é totalmente estranho aos comentaristas do SDR. Talvez só você, o Mauro Xará e eu temos algum conhecimento desse Rio invisível para os prospectos turísticos e para os nascidos e criados da Zona Sul. Embora bastasse-lhes olhar para as encostas dos morros de lá para ter um insight disso. Mas por um estranho fenômeno da Óptica, ao olharem para lá uma nuvem lhes obnubile a visão, que só volta ao normal ao olharem de novo para o mar.

      Excluir
    6. Mais grave do que essa triste realidade são perguntas que embora já saibamos a resposta, muitos gostariam de saber: como e por que descemos tanto? Quem realmente comanda esse "mundo paralelo" que possui leis próprias, "forças armadas irregulares", "poder político", a "assento em casas legislativas?"

      Excluir
    7. Hélio, baseado em quê você constatou que só você, Mauro Xará e Joel tem algum conhecimento desse Rio invisível? Agora é você que precisa sair dessa bolha, a grande maioria da população conhece o Rio B muito melhor que você, acorde para a realidade meu amigo.

      Excluir
    8. Anônimo, antes de mais nada você conhece o significado da palavra "talvez", que usei no meu comentário? Consulte o dicionário. Também notou que escrevi me referindo aos comentaristas do SDR, e não à população como um todo?

      Favor reler meu comentário com atenção.

      Excluir
  5. Bom Dia! Tenho vaga lembrança de uma vez que fui acompanhando um Cunhado,que era da Aeronáutica,para pegar remédios de uma receita. Eram vários prédios baixos. O local : A deserta (na época) Praia de Olaria.

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi nada parecido com esta perua Chevrolet 47. Provavelmente era um furgão e foi encarroçado para transporte de passageiros. Vou pesquisar. Depois que acabar o Imposto de Renda.

    ResponderExcluir
  7. O prédio da foto é um hospital particular. No Subúrbio havia hospitais particulares de boa qualidade onde as consultas e tratamentos eram acessíveis em um tempo em que ia hospitais públicos eram de qualidade. Posso citar uma antiga clínica em Vaz Lobo e que hoje é um Hospital cujo corpo médico nos anos 70 era "de primeira linha" e seus serviços eram acessíveis ao contribuinte mediano. Um outro médico conhecido na área de Bonsucesso, Ramos, e Olaria nos anos 60 e 70, era o Dr. Hélio Lousada. A partir de 1985 a medicina virou um grande negócio, já que deliberadamente políticos trataram de sucatear e desviar recursos deliberadamente, se associarem à empresas de planos de saúde, e criaram a "cereja do bolo": as Organizações Sociais (OS), que nada mais são do que a "terceirização de uma atribuição estatal". Na prática a verba anual destinada à saúde em um município, por exemplo, é dividida em "partes desiguais" entre o município, a O.S, que geralmente pertence a políticos, e "o que sobrar" servirá para atender aos infelizes munícipes que não podem arcar com um plano de saúde. Além disso a agência reguladora, a ANS, é gerida por políticos. Foram criados os Planos de Saúde por adesão, que "não são regulados pela ANS". Assim os reajustes anuais são calculados pela "inflação médica", um eufemismo que nada mais é do que uma extorsão legalizada, pois a "inflação médica" chega a 40% ao ano. Os planos individuais são menos agressivos, algo em torno de 10% ao ano. Como se vê, não é sem razão que criminosos do mundo inteiro vem ao Brasil se especializar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluindo o comentário, o SUS é uma falácia tal como a Constituição Federal, que é "linda e admirável no papel", mas na prática é "uma obra". Nos tempos do hospital da foto, o cidadão mediano podia arcar com o custo de uma consulta médica. Hoje uma consulta médica particular não custa menos de R$ 250,00. Se o indivíduo não possuir um plano de saúdo, "tá lascado" como dizem por aí. Com o salário mínimo a R$ 1100,00, "a coisa complica". E como chegamos a esse absurdo? Quem foi o responsável {ou responsáveis} por elaborar e votar leis e normas tão imorais? Quem está lucrando trilhões com isso? O que fazem em as Agencias Reguladoras de serviços? O indivíduo empregado "de carteira assinada" ainda pode contar com um "plano de saúde empresarial mambembe", mas o que dizer dos milhões de trabalhadores "informais" e dos quatorze milhões de desempregados? A quem vão recorrer? Os hospitais públicos ao contrário de um passado glorioso, nada mais são do que "pátios de horrores", e isso vem de muitos anos. Gestões fraudulentas em hospitais públicos rendem milhões a políticos {vide o RJ} que tem a certeza da impunidade {vide Crivella}, já que a "generosidade do$ tribunai$ de ju$tiça é certa. Portanto "viva o passado" pois o futuro é incerto...

      Excluir
    2. Saúde e Educação se transformaram em manás para os ladrões. Além de outras atividades.

      Sou da época em que ensino de qualidade era o público (ressalvados colégios particulares famosos, como o São Bento, Santo Inácio, Cruzeiro, etc).

      Escolas particulares eram conhecidas como PP (pagou, passou).

      Com o tempo, tudo se inverteu: escolas públicas se tornaram centros de venda de drogas, de agressões a professores, de pichações, de bagunça generalizada, de roubo institucional, de desvio de dinheiro público.

      Antigamente, estudar numa PP era motivo de vergonha; hoje esse motivo existe para quem estuda nas públicas.

      Excluir
    3. Joel, nem sempre concordo com as suas posições, mas dessa vez, assino embaixo. Trabalhei 37 anos no SUS e vi sua deteriorização anos após ano. Hoje o atendimento médico ´público é uma coisa desumana. Praticamente não existe. Os convênios foram no mesmo rumo. Se vc não tiver um plano top de linha, vai encarar quase os mesmos problemas do SUS. 250 reais para uma consulta particular é com médicos medíocres. Os bons médicos estão cobrando de 800 a 1000 reais a consulta.

      Excluir
    4. O SUS e o ensino público são maravilhosos. Na opinião da turma que tem Unimed, Amil e matrícula os filhos no São Bento, Santo Agostinho. Agora para quem realmente tem que enfrentar o SUS e matricular seus filhos em escolas controladas por traficantes aí a conversa é outra.

      Excluir
    5. O ensino público era de qualidade mas para uma minoria. Nossos índices de alfabetização eram terríveis até os 80. Creio que essa glamourização do ensino passado assim como da saúde não passa de achismo. Não há nenhum dado.
      Sobre o outro Rio concordo plenamente, sempre foi assim e agora somente essas cidade partida piorar. O subúrbio está totalmente abandonado a décadas.

      Excluir
  8. Tbm acho que é o futuro Dr Balbino...O Chevrolet anos 40 parece um rabecao ou uma ambulância disfarçada...Tá meio surrada já,o que sugere uso severo...

    ResponderExcluir
  9. Pode ser mesmo a Rua Angélica Mota, onde fica a Dr. Balbino. Aí próximo fica as "cinco bocas", que é o "baixo Olaria", recheado de barzinhos - com esta pandemia o local está às moscas.
    Olaria sempre foi o local "mais arrumadinho" da Leopoldina. Tinha uma grande população de portugueses e descendentes, assim como a Penha.
    Com a descida do Cruzeiro pelo outro lado, onde fica o famoso Chopinho de Olaria e o batalhão da PM, iniciou-se a degradação do bairro. Pelo lado da igreja da Penha está expandindo o outro lado da favela da Merindiba.
    Enfim, "tá tudo dominado"...

    ResponderExcluir
  10. Nem o Erick ajudou... Olhei na internet e achei o Sedan Delivery, que é um furgão sobre chassis de carro de passeio. Tem tudo que essa tem, de aço, o teto longo, porta traseira, só em lugar de ter os vidros que a foto mostra, é tudo fechado.
    Tudo indica que foi uma transformação tupiniquim muito bem feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda acho que é 100% Made in Usa.Os vidros laterais estão muito bem colocados,tudo muito certinho...se foi feita na republiqueta das bananas,parabéns ao cirurgião.

      Excluir
  11. Alguns cariocas só atravessam o túnel para chegar no Galeão. Outros nem isso. Vão para o SDU fazer baldeação para a estranha cidade ou o outro aeroporto internacional com mais voos. Isso, claro, em condições normais.

    Claro que não estou incluindo quem tem seus próprios jatinhos.

    ResponderExcluir
  12. Esse negócio de Rio A e Rio B acabou criando polêmica e não era essa a intenção.Mas tem um fundo de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um fundo de verdade? Acho até que existem Rio de A a Z.

      Excluir
  13. Outro perigo são os milicianos com assentos em palácios e casas legislativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, e é sabido que seus domínios ficam principalmente na "região olímpica", Anil, as Vargens, e é claro, Curicica e toda a região do "quase finado BRT"...

      Excluir
  14. Os fatos mostram por si mesmo, Luiz. Quando a zona norte está em destaque o número de comentários dispara.

    ResponderExcluir