Total de visualizações de página

sábado, 8 de maio de 2021

DO FUNDO DO BAÚ - CARTEIRINHAS DE SÓCIO

Carteira de sócio do Botafogo Football Club do pai da Cristina Pedroso. Nesta época ainda não havia acontecido a fusão do Botafogo Football Club com o  Club de Regatas Botafogo, o que viria a ocorrer em 1942. Podemos ver que o pai da Cristina era sócio desde 1938 e que tinha o comprovante de pagamento da mensalidade de outubro de 1941, no valor de 5$000. O escudo do Botafogo Football Club foi desenhado a nanquim por um de seus fundadores, Basílio Viana Júnior. Era um escudo no estilo suíço, tendo todo o seu contorno em preto. Sobre um fundo branco havia o monograma B.F.C. 

Carteira de sócio-atleta do Fluminense Football Club na década de 70. Fernando é um craque no voleibol e até hoje disputa campeonatos de "seniors", sendo inclusive campeão mundial pelo Brasil nesta categoria. 

Vemos a carteira de sócio do pai da Cristina, emitida em 03 de janeiro de 1946, pelo Club de Regatas Guanabara, que foi fundado em 05 de julho de 1899 . O uniforme deste clube é camisa azul com escudo preto e azul no peito. 


Minha primeira carteira de sócio do Flamengo. Depois desta fui sócio-patrimonial, sócio-proprietário e, atualmentem, sócio-remido.

Podemos observar que os modelos de carteira de sócio eram muito semelhantes, com a fotografia presa por um ilhós. Na época o pagamento da mensalidade, para os que o faziam, era precaríssimo, com um cobrador do clube vindo todo mês, de porta em porta, para receber o dinheiro e dar o canhoto que servia de recibo. 

PS: se alguém tiver uma carteirinha destas do Vasco da Gama favor enviar para publicação.

12 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Terça é o dia...

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Lembro de um senhor que era cobrador do América. Ele se locomovia por todos os Bairros do Rio de Janeiro montado em sua bicicleta e sempre usando a camisa do seu time do coração, claro, o América. No final de 1967, foi imposta aos ônibus a colocação do espelho lateral na direita. Esse espelho em princípio ficava como já era o da esquerda, na altura da parte de baixo das janelas, exatamente onde ficam as cabeças das pessoas que estão nas calçadas. Isso começou a causar acidentes. Então em um dia de 1968, na Av Ministro Edgard Romero, de Vaz Lobo para Madureira, quase em frente ao campo do Cajueiro,vinha (o América,como era conhecido por todos) pedalando sua bicicleta,passava exatamente por um ponto de ônibus quando um coletivo da CTC,que operava na linha 780 foi encostar no ponto e deu um "tapa" com o espelho na cabeça do "América" que ali mesmo desencarnou.Como os acidentes eram muitos os espelhos passaram a ser colocados na parte superior das carrocerias. Tenho título e carteira de sócio do Vasco. Procurei e não achei,acho que ficou lá no sítio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua interessante narrativa é uma prova de que como as coisas eram simplificadas no passado, mostrando como as cobranças de títulos e serviços eram realizadas. As contas eram cobradas "de porta em porta" sem que houvesse perigo de roubos ou furtos. Hoje em dia essa região dispensa comentários, já que todo o "Subúrbio" está infestado de favelas onde se escondem milhares de criminosos que infernizam a vida das pessoas de bem. A operação da Polícia Civil na última Quinta-feira deixou bem evidente o que existe no interior dessas favelas...

      Excluir
    2. Lembrei que nos anos 40 a Ligth tinha cobradores de energia elétrica que todos os meses vinham de porta em porta sozinhos e não eram importunados.

      Excluir
  3. Os tempos eram outros e agora os títulos de clubes sociais e de futebol estão em baixa. Minha mãe muito frequentou os bailes do Fluminense nos anos 50, bailes esses famosos por serem frequentados por moças bonitas e "prendadas". Eu fui sócio do América no tempo da sede velha na rua Campos Sales após um fato "doloroso". Em 1971 e em companhia de outros colegas eu costumava pular o muro lateral para jogar bola e ir para a piscina. Numa dessas vezes eu caí e quebrei o pé. Minha mãe depois disso comprou um título de "sócio contribuinte" e o problema foi resolvido. Os tempos em que os clubes sociais reuniam elementos da sociedade "judaico-cristã" ficaram no passado. Nunca a sociedade foi tão dívidida e até vilipendiada.

    ResponderExcluir
  4. Meu tio foi durante um tempo cobrador do Fluminense. Isso em fins dos 1940 e início dos 1950.

    Eu mesmo nunca fui sócio de nenhum clube. Tenho tendência a ermitão.

    ResponderExcluir
  5. Deixa o Vasco prá lá..... não merece....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fluminense está com uma sede e um campo de treinamento entre Curicica e C.D.D. Quem sabe algum comentarista residente na região não é um feliz sócio?

      Excluir
  6. Esse é o Botafogo campeão de 1910.
    Depois mudaram o hino para campeão desde 1910.
    O alvinegro andou usando esse escudo ultimamente, mas como temos visto, não deu sorte.
    A estrela solitaria era do clube de regatas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na carteira de sócio do Botafogo Football Club, aqui postada, o escudo estampado ainda era deste, portanto, anterior à fusão com o Club de Regatas Botafogo, ocorrida em 08/12/1942, de onde viria a estrela que foi anexada ao escudo, sendo retiradas as iniciais entrelaçadas do Botafogo Football Club, entrando a estrela solitária. Quando Lamartine Babo compôs o hino do BFC, a letra fazia alusão ao primeiro título conquistado em 1910. O Botafogo pleiteava na justiça o título de 1907, quando após quase nove décadas de brigas judiciais, em 1996, Botafogo e Fluminense foram declarados campeões pela FERJ e a partir de então o hino foi alterado para "campeão desde 1907"

      Excluir
  7. Do tempo em que o futebol era nivelado. Os clubes saíam do mesmo ponto da linha de partida. Eventuais momentos de maior competência ou sorte de um clube determinavam uma conquista ou a preponderância deste por um certo período. Mas isso ficou no passado, cada vez mais distante. O futebol acabou. Hoje a mídia e arranjos políticos deteterminam que determinados clubes façam parte do "Monte Olimpo" do futebol, inatingíveis para os não-eleitos. Quando forças externas eram muitíssimo menores o panorama era mais disputado. Quando as tais forças externas passaram a preponderar a balança começou a pensar absurdamente para um lado só. A competição acabou. Não dê um jeito normal, esportivo.Mas é a realidade. Nada mais pode ser feito. Ai dos vencidos, como diria o Júlio....

    ResponderExcluir
  8. A sede do Fluminense continua em Laranjeiras. O CT, próximo ao do Vasco, fica na "terra de ninguém", entre a CDD e a Barra. Para alguns órgãos da mídia a localização é fluida, dependendo do tipo de reportagem para ser considerado JPA ou Barra. Fenômeno análogo ao de outros locais da região, como shoppings, hotéis ou maternidades.

    ResponderExcluir