Total de visualizações de página

domingo, 9 de maio de 2021

DIA DAS MÃES


Homenageio a todas as mães no dia de hoje com  esta foto de uma das mulheres mais extraordinárias que já conheci: minha bisavó. 

Com ela convivi fantásticos 31 anos. Muito à frente de seu tempo foi uma mulher extremamente culta, lúcida até o último dia de sua longeva vida, líder da família e exemplo para todos.

Sua única queixa era ter perdido parentes queridos de várias gerações posteriores, como meu avô,  meu pai e meu irmão. Suas histórias sobre Copacabana desde o início do século XX eram incríveis. Pena que, na época, eu não tenha perguntado mais.

Parabéns às mães de todos os comentaristas e visitantes do "Saudades do Rio".

9 comentários:

  1. Parabéns a todas as mamães dos comentaristas, que porventura ainda estejam por aqui e as que já nos deixaram também, como a minha, em 2013.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Parabéns às mães, avós, bisavós, etc.

    Inviável ter conhecido minhas bisavós. Convivi mesmo com minha avó paterna por mais de 30 anos. A minha avó materna morreu quando eu tinha 5 anos. Meus irmãos tiveram mais sorte nesse aspecto.

    Tenho uma tia que é bisavó de duas crianças. Minha mãe é tia-bisavó de quatro. Essas citadas e mais duas, uma com menos de um mês.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! No Dia 8 de Maio de 2005, era o Domingo dedicado às Mães. Nesta data minha Mãe desencarnou. Por isso aqui na família neste dia temos lembrança dupla. Saudades sim,tristeza não. Para quem tem Mãe viva,curta bastante,valorize a "VEIA",agente só vê o que perdeu quando não tem mais. Um feliz dia das Mães para todos.

    ResponderExcluir
  4. Nada é mais sagrado do que a maternidade. A simples presença de uma mulher grávida num ambiente já muda o comportamento dos demais. As pessoas ficam mais generosas, mais gentis. É o encantamento causado pela visão daquela dádiva divina. O ápice da humanidade é o amor de uma mãe pelos seus filhos. Devemos sempre valorizar ao máximo esse presente do céu, principalmente nos dias atuais, quando nada é sagrado o insuficiente para ficar a salvo da sanha destrutiva de algumas pessoas. Feliz dia das MÃES!

    ResponderExcluir
  5. Bisavós em não conheci e só convivi bem com minha avó materna pois moramos com ela por 1 ano e meio e mesmo depois, quando eu era adolescente, dormi no apartamento dela em muitos fins de semana. E durante décadas o almoço do Dia das Mães foi na casa dela com vários itens da comida mineira e os sempre requisitados manjá com calda de ameixa e doce de leite para a sobremesa.

    ResponderExcluir
  6. Acho que já contei aqui.
    Só convivi com minha bisavó paterna Emília, mesmo assim muito pouco. Ela morava em São Luís e só tinha oportunidade de vê-la nas férias.

    Quando faleceu em 94 (caso não esteja enganado), a família acreditava que ela tinha uns 104 anos (não tinha registro de nascimento).
    Ela comentava com muitos detalhes sobre a passagem 1899/1900. Chegamos a conclusão que ela devia ter pelo menos uns 10 anos de idade na época e que provavelmente nasceu em 1890.

    Parabéns a todas as mães pelo dia de hoje.



    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todas as mães e avós. Um privilégio termos vivido essas experiências de convívio .

    ResponderExcluir
  8. Luiz, manda parabéns para a Ângela! Quanto à sua bisavó, deveria mesmo ter histórias incríveis. Pena que a gente não aproveitava as histórias dos nossos ancestrais. Pelo que vc conta, ela deve ter passado dos 100 anos. Não tive a chance de conhecer minhas bisavós. Minha avó materna morreu em 1969, quando eu marava em Paris. Nem pude vir para seu enterro. Do meu avô, este sim, absorvi histórias sensacionais, muitas das quais vc conhece. De Cartier a Mussolini, de um dos homens mais ricos de SP até a penúria total. Grandes lembranças.

    ResponderExcluir