Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de julho de 2021

CLUBE DE ENGENHARIA

Foto enviada pelo Francisco Patricio. Vemos o espetacular edifíco do "Club de Engenharia".  A construtora foi a firma "R. Rebecci & Cia.", o projeto é do famoso arquiteto Heitor de Melo. O edifício foi inaugurado na manhã de 16 de fevereiro de 1910. Em termos arquitetônicos era dos mais originais da Avenida Central. Ao seu lado aparece o edifício da Casa de Instrumentos Arthur Napoleão e, em seguida, o magnifico Palacete da Associação dos Empregados do Comercio. Os toldos de cor clara (térreo) na esquina com a Sete de Setembro, pertenciam à Casa Hermanny.

“A 24 de Dezembro de 1880, a convite do Sr. Conrado Jacob de Niemeyer, reuniram-se 50 engenheiros e industriaes afim de installar a associação que tomou o nome de "Club de Engenharia". O "Club de Engenharia" tem por objectivo principal o estudo e discussão de todos os problemas que se relacionem com a Engenharia e a Industria. A sua opinião no Brazil é altamente acatada; e por mais de uma vez lhe tem o Governo confiado o estudo de questões que se prendem ao desenvolvimento económico do Paiz. Nesta ordem de idéas, tem o Club prestado relevantes serviços, occupando-se do estudo de traçados de linhas ferreas, obras contra as seccas ao Norte do Paiz, determinação do preço de fornecimento de energia electrica,etc,etc. O Club de Engenharia publica uma revista, em que aparece a relação dos projectos e sua discussão, assim como os problemas apresentados ao estudo dos seus sócios. Acha-se o Club soberbamente installado à Av Central, 124, 126, num mágnifico Palacete appropriado ao seu funccionamento e que offerece grandes commodidades aos seus sócios. O Club é administrado por uma Directoria e um Conselho Director,em que figuram os nomes mais notáveis na Engenharia e Industria Brazileiras."

A fotografia mostra o que restou do prédio em construção do Clube de Engenharia, que ruiu em 14/02/1906, para desmoralização da classe naquela época. Felizmente o número de mortos foi diminuto, apenas dois, ao contrário do que se pensava inicialmente. A Polícia abriu inquérito sobre a ocorrência e o primeiro a depor foi o Dr. Heitor de Mello, empreiteiro das obras, que atribuiu as causas do sinistro às más condições da cantaria, dizendo que diversas vezes reclamou à Comissão de Obras da Avenida Central, mas que recebera ordens de ir adiante. O segundo a depor foi o arquiteto Raphael Rebecchi, fiscal da obra, que disse não poder determinar as causas do desastre, nem seus responsáveis. Talvez fossem as chuvas continuadas que caíam sobre a cidade. O terceiro a depor foi o mestre de obras Bernardino Huche y Bella, que atribuiu o desabamento a defeito na cantaria, pois a argamassa de que se servia era boa. O Dr. Paulo de Frontin, presidente do Clube de Engenharia, ao contrário, achava que o desastre fora devido à argamassa de cal e areia, cuja pega era demorada. O arquiteto Antonio Jannuzzi era desta mesma opinião, ao passo que o engenheiro J. Valentim Dunham pensava diversamente: dera-se o desabamento pela grande quantidade de material depositado no piso superior. Segundo Dunlop não foi possível saber como terminou o inquérito, pois daí a dez dias começou o Carnaval...



Vemos o prédio do Clube de Engenharia e, logo após, o prédio do Jornal do Brasil. O edifício foi inaugurado na manhã de 16 de fevereiro de 1910 e ficava na esquina da Rua Sete de Setembro com Avenida Rio Branco, local onde a partir da década de 40 começou a ser construído a atual sede, no Edifício Edson Passos, inaugurado em 1957. O prédio atual do Clube de Engenharia teve a sua construção iniciada em 1946, pelo então Presidente, Eng. Edison Passos, tendo sido ampliado o terreno da sede anterior, após a aquisição do prédio ao lado, antigo número 82 da Rua Sete de Setembro. Mas foi o Prof. Maurício Joppert da Silva o Presidente do Clube de Engenharia que acabou por concluir as obras e que inaugurou o prédio, em 24 de dezembro de 1957. O Engenheiro Passos faleceu em 1954, três anos antes da conclusão das obras do prédio atual e a Diretoria decidiu prestar-lhe homenagem póstuma, dando seu nome ao novo prédio.

Curiosidade: recebi de um comentarista do SDR que meu tio, James Fitzgerald Darcy, aquele da mansão da Av. Atlântica, foi o principal advogado da Firma que edificou este Edifício do "Club de Engenharia". Segue parte do texto dele, escrito em 1911:

“A sociedade R. Rebecchi & Cia., foi fundada em 1897 pelo seu actual chefe, o Dr. Raphael Rebecchi, engenheiro e architecto, antigo alumno da Universidade de Roma, diplomado por aquella com patentes de Architecto e de Engenheiro Civil, e galardoado com muitos prémios nas materias scientificas por elle cursadas. A sociedade é constituida por dous sócios solidários, isto é, o referido Dr, Raphael e seu filho Sylvio, engenheiro e architecto. A Sociedade para attender aos seus importantes trabalhos, tem depósito de materiaes, officinas de carpintaria e de trabalhos em ferro, pedreiras, planos inclinados, etc. A Sociedade tem construido muitos edificios publicos e particulares, desde os primeiros annos da sua constituição, entretanto, o seu extraordinário desenvolvimento e a sua notoriedade no Brazil tiveram impulso no quadriennio presidencial do Dr. Rodrigues Alves, isto é, quando foi decretado o saneamento e a transformação da Capital Federal. A principal obra executada naquelle memoavel periodo de trabalho foi a abertura da Avenida Central.

O Governo, afim de dar á grandiosa obra um cunho artistico digno da sua importância, abriu um concurso internacional para apresentação de typos architectonicos, aos quaes devessem obedecer os palácios e prédios da nova Avenida. O interesse do publico por este concurso foi excepcional. O numero dos concorrentes chegou a 137, tomando parte no "certamen" não só os melhores architectos brazileiros, como também muitos de França, Inglaterra, Itália e de outros paizes. O primeiro prémio desta contenda artistica, que ainda hoje é lembrada como a maior que houve no Brazil, foi decretado aos projectos apresentados pelo Dr. Raphael Rebecchi.


A Firma R. Rebecchi & Cia ligou o seu nome a muitas outras victórias em posteriores concursos, sendo dignos de especial menção o do palácio para a Associação dos Empregados da Estrada de Ferro Central do Brazil, executado à Rua Visconde de Isaura, o projecto da nova torre da Catedral do Rio de Janeiro, o Palacio do Club de Engenharia, em cujo concurso tomaram parte insignes membros daquelle importante centro da arte e da techinica do Brazil.
São obras admiradas no Rio de Janeiro e executadas pela Firma, o prédio do "Bastidor de Bordar", na Av. Central, de estylo pompeiano, com pinturas do affamado artista Prof. Henrique Bernardelli; o prédio Garnier, na mesma Avenida; o palacete do Sr. Dr. Mello Reis, à Rua Marquêz de Abrantes, o palácio do Sr. Dr. Emilio Grandmasson, à Praia de Botafogo; o palacete e "atelier" do Prof. Rodolpho Bernardelli, Director da Escola de Bellas Artes, à Avenida Atlantica; o ingresso monumental da Casa de Correção e suas enfermarias (Frei Caneca). A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, colossal Instituição de Caridade, confiou à Sociedade R. Rebecchi & Cia, a construcção da Casa dos Expostos, vasto edificio de 2.500 metros quadrados no meio de vasto terreno à Rua Marquêz de Abrantes, como também de diversos outros edificios para aulas e officinas do referido estabelecimento. A mesma Santa Casa mandou projectar e executar pela Firma, actualmente em construcção, um grande Hospital Sanatório para tuberculosos em Cascadura (arrabalde do Rio de Janeiro). A Firma R. Rebecchi, tem o seu escriptório à Rua Sete de Setembro, 67.”

11 comentários:

  1. Bom Dia! Vou voltar aqui mais tarde para ler com calma e ver melhor as fotos. Agora,que o vento forte passou,vou esperar acabar de clarear para varrer as folhas e arrumar todo o quintal.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Texto muito interessante, especialmente o do Dunlop.

    Estive pouquíssimas vezes no prédio do Clube. Lembro de ter ido em uma exposição sobre o centenário da Avenida Central, em 2005.

    ResponderExcluir
  3. FF: morreu ontem, aos 101 anos, Orlando Drummond, um dos maiores dubladores da história do país, fora o humorista. Deu voz em português a inúmeros personagens conhecidos mundialmente.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Lembro que recebi um convite para ir assistir uma palestra no Clube de Engenharia logo que entrei na Faculdade, mas não fui, tinha um jogo de futesal no mesmo dia e horário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hierarquia de valores é muito importante. Para mim um jogo do Flamengo tem sempre preferência…

      Excluir
  5. Quanto ao comentário das 08:02, Orlando Drummond morava no chamado "Bairro Comendador" em Vila Isabel onde meus avós maternos moraram nos anos 40 e 50 mas minha mãe e meus tios nunca deixaram de frequenta-lo. O que chamava a atenção nele era a boa saúde e a extrema lucidez, sempre acompanhada de bom humor. Excelente pai de família, nada tinha de gay ou de bicha como muitos acreditam em razão de seu personagem "Seu Peru". Ele na verdade "morreu de velhice".

    ResponderExcluir
  6. Lendo esses textos antigos, considero ter sido importante a reforma ortográfica de 1943, para simplificar palavras que tinham letras não pronunciadas, como "assumpto", "alumno", etc. Já a de 1971, que acabou com acentos diferenciais, e a de 1990, acho que visaram apenas melhorar a vida dos semianalfabetos e complicaram o entendimento de muitíssimas palavras, que vistas isoladamente não é possível saber do que se trata.

    Exemplos:
    1) "ele" é o pronome pessoal ou o nome da letra L?
    2) "leste" é o ponto cardeal ou o pretérito perfeito do verbo LER.
    3) "estrela" é o astro celeste ou é o presente do verbo ESTRELAR?
    4) "deste" é o pronome demonstrativo ou o pretérito perfeito do verbo DAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos que mais complicam, na minha opinião, é o pode e pôde.

      Excluir
    2. Hélio, as coisas ainda podem piorar. A ortografia "pré 1943" era bastante complexa e seu aprendizado habilitava o estudante ao domínio da então complexa língua portuguesa. Em tempos do "é nóis", do "pra nóis fazer" e do "a gente fomos", os chamados "pronomes neutros" querem ser impostos ao nosso idioma pela sociedade LGBT. Em tese ficam abolidos o uso dos artigos e pronomes que definem o gênero. O Sólido passa a ser "sólide", o bonito e a bonita passam a ser "bonites", o lindo e a linda passam a ser "linde". Essa é a linguagem usada entre travestis, gays, sapatões, pederastas, e lésbicas em conversas em comum com membros da comunidade LGBT e que a esquerda quer implantar no ensino fundamental.

      Excluir
  7. Postei comentário, mas esbarrei e não foi. Pecado o que fizeram na Av. Cenbtral. Bastava deixar os prédiso da rua; seria "o" corredor cultural, histórico e chique da América Latina. Jardim Botancio sendo agora bombardead por predinhos modernos com quitinetes de luxo de "baits" e "mozaks". Livrarias sumindo. Triste e dificil, mas tem o Posto 6 pra animar. Chegando o frio.

    ResponderExcluir
  8. A respeito do comentário do Mauro eu também tive que "juntar" as folhas das árvores da casa, depois da ventania. O ipê roxo, meio que de pirraça comigo, tem largado folhas, mas não tem florido, como vários que eu tenho visto nas ruas.

    Chega a ser cômica essa história do desabamento do prédio do Clube de Engenharia; fez lembrar daquele provérbio: "casa de ferreiro, espeto de pau".

    Outra palavra que ficou confusa nos textos após a última reforma ortográfica foi "para", que agora é igual tanto pra conjunção quanto para o verbo. A trema acho que tinha que ter acabado mesmo...

    ResponderExcluir