Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

ONDE É?

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

 

21 comentários:

  1. A primeira chuto São Cristóvão, a segunda é o Castelinho da Penha que ficava (não sei se ainda existe) na esquina com Av. Bras de Pina com José Rucas e a terceira chuto Benfica.

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto a única foto que eu posso afirmar com certeza que a foto 3 é na Avenida Rodrigues Alves no início dos anos 60.

    ResponderExcluir
  3. Na foto da enchente, um lotação Mercedes dá um belo efeito náutico, enquanto um Dodge 51 (atenção, desta vez não chamei de Mopar porque o carneiro está bem claro sobre o capô). Por trás do lotação, um Chevrolet Fleetline 1952 (só ele preenche os requisitos...) deve estar bem molhado.
    Um Simca Chambord data a fotografia como acima de 1962, pois o símbolo da 3 andorinhas não me deixa sozinho.
    Na terceira fotografia, um Morris Oxford 50-51, preto, chama a minha atenção. Está com bandas brancas imaculadas, o que demonstra que seu dono é caprichoso, ou que saiu do borracheiro há dez minutos. A Rural-Willys e o Candango definem 1960 como data mais antiga. Completam a foto uma Kombi ainda sem pisca-pisca (até 60), um belo cupê Mercury 47-48, também de bandas brancas - começo a achar que há um borracheiro nas proximidades - um caminhão Studebaker 1946 e um Chevrolet que me parece 1936.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dr. D'.

    O colaborador anônimo acertou a segunda (relativamente fácil para quem acessa FB).

    A primeira não faço ideia, mas São Cristóvão é um bom chute, e a terceira eu chutaria Avenida Pedro II, mas sem convicção.

    ResponderExcluir
  5. A primeira foto mostra um cabeamento para alimentação dos Trolley-buses, o que limita a busca. Somado a isso, presença de um lotação limita a foto ao final de 1964. Já a segunda foto é dos anos 60 e a pichação com o nome de "Amaral Neto", líder da Arena e um dos deputados mais votados naquele período, "certifica a data". Diga-se de passagem que o programa jornalistico "Amaral Neto o repórter tinha uma grande audiência na então conservadora TV Globo e documentação um período de grande crescimento do Brasil alicerçado por um grande ufanismo: "Pra frente Brasil"!

    ResponderExcluir
  6. FF: após dez anos o Rio terá uma corrida de Stock Car, em abril de 2022, no aeroporto do Galeão (!), em comemoração dos 70 anos de inauguração.

    A pista onde será realizado o GP Galeão terá quatro quilômetros de comprimento e 45 metros de largura. A estrutura prevê a instalação de arquibancadas. A disputa será no tradicional formato de rodadas duplas, com duas corridas no domingo.

    https://odia.ig.com.br/esporte/2021/12/6298992-stock-car-esta-de-volta-ao-rio-de-janeiro.html

    FF 2: polícia federal faz operação em vários estados contra grupos homofóbicos e racistas com características neonazistas.

    FF 3: IPHAN suspende obra da HAVAN e o presidente manda demitir os funcionários envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vários setores da sociedade, além da comunidade judaica, têm que estar atentas (monitorando mesmo) esse movimento neo-nazista. Parece que ultimamente estão conseguindo formar um feixe (o fascio) para resistir melhor, pois acham que a "porteira" foi aberta a partir de 2019 e assim sua "boiada" também pode passar, enquanto o "menino da porteira" prefere olhar para quem vem pelo lado esquerdo.
      Espera-se que deixem a PF fazer seu trabalho completo.

      Excluir
    2. A operação aqui no RJ foi empreendida pela Polícia Civil e pelo GAECO do MPRJ. Na verdade além criminosos são desordeiros, acéfalos, e imbecis. Além disso a maioria é composta de adolescentes que certamente não ficarão presos e o mais curioso é que um dos "líderes" dessa organização neonazista que prega o ódio aos judeus e aos negros, é maior de idade e negro. Dá para entender? Aos desavisados não custa esclarecer Nazismo e Fascismo são ideologias criminalizadas no Brasil. No Brasil o comunismo deixou de ser criminalizado e os resultados estão aí para quem quiser ver. Quem sabe não voltará a sê-lo? No meu entender ambas as ideologias devem ser criminalizadas.

      Excluir
  7. A foto 2 é o antigo Castelinho, de frente para o Largo da Penha, esquina da Av Brás de Pina com Estrada José Rucas. O castelinho foi derrubado e transformado num estacionamento, no muro ainda há partes onde se pode ver resquícios dos tijolinhos da antiga construção.

    ResponderExcluir
  8. Primeira foto, Avenida Pedro II, terceira foto, Rodrigues Alves. A segunda não sei, destacando-se a propaganda eleitoral de Amaral Netto pintada no muro do lindo castelinho.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. De volta o Onde é?
    1ª Pça da Harmonia - Quartel da PM
    2ª Já vi esta foto, mas não lembro onde fica.
    3ª Av. Rodrigues Alves c/ Rivadavia Correia.

    ResponderExcluir
  10. A primeira foto, acho, é na Francisco Eugênio, em frente ao batalhão da PM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Antônio acho que você matou a charada, lembrava deste prédio como sendo um quartel da PM.

      Excluir
  11. Não consigo lembrar de nada parecido com o telhado da construção da foto 1. Acho que os palpites ainda não estão quentes.
    O falecido Castelinho da foto 2 já está devidamente identificado, inclusive sobre o sobrevivente muro (o Wagner foi mais rápido), agora do estacionamento que está (ou estava até pouco tempo) no local.
    Foto 3, tudo indica ser mesmo a Av. Rodrigues Alves, mas galpões como esse existem aos montes, inclusive muitos em São Cristóvão.
    O bonde sem capelinha deve ajudar na confirmação do local.

    ResponderExcluir
  12. Pelas legendas que tenho das fotos a segunda e a terceira já foram identificadas pelos comentaristas.

    ResponderExcluir
  13. nada a acrescentar a não ser a dúvida de que uma etapa da Stock será feita no Galeão. Nunca ouvi falar disso, mas torço para que se concretize.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrida em aeroporto, nos EUA, não é uma coisa inédita. Já aqui não sei dizer.

      Obviamente vão usar uma pista longe do que estiver em operação.

      Excluir
  14. SEGUNDO AS LEGENDAS DAS FOTOS DO CORREO DA MANHÃ:
    FOTO 1 - Praça da República
    FOTO 2 - Penha Circular - Castelinho
    FOTO 3 - Esquina de Rodrigues Alves com Rivadávia Correia

    ResponderExcluir
  15. Foto 1, Praça da República? Nunca acertaria.

    Alguém chuta a localização exata? Se a foto fosse dos anos 40 diria sobre o trecho demolido na abertura da Presidente Vargas...

    ResponderExcluir
  16. Só soube que choveu de tarde agora no RJ2. Baixada e zona norte bem afetadas. Ventania em Madureira, alagamento em Mal. Hermes, engarrafamentos, etc.

    Aqui na zona oeste alguns pingos e só...

    ResponderExcluir
  17. Foto 1: delegacia de Niterói, na Amaral Peixoto.
    https://images.app.goo.gl/s7o7E971cNBXynsj8

    ResponderExcluir