Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

RUA RIACHUELO

Esta foto de Malta nos mostra a Rua Riachuelo, entre Lavradio e os Arcos, em 1906. Bem à direita vemos o Hospital da Venerável e Arquiepiscopal Ordem 3ª de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ali instalado desde 1873.

Boa parte dos imóveis das ruas Riachuelo e Silvio Romero pertence à Ordem de Carmo. É de chamar a atenção a riqueza desta Ordem que tem muitos imóveis aí nesta região, outros no centro da cidade, além de cemitério e outras coisas mais. E ainda, se não estou enganado, há uma série de isenções fiscais diminuindo os impostos a pagar.

A Rua Riachuelo teve várias denominações, inclusive a de Rua de Matacavalos a partir de 1848. Recebeu, na segunda metade do século XIX, o nome de Rua Riachuelo em homenagem "aos feitos brilhantes da Armada Nacional no dia 11 de junho nas águas do Paraná".

Como bons alunos do Helio Ribeiro podemos ver que a bitola dos trilhos do bonde ainda é a antiga, de 820mm, usada pela CCU (Companhia de Carris Urbanos), que circulava nessa área. Tão logo a Light assumiu a CCU (e outras empresas), a bitola passou a ser de 1435mm. Isto ocorreu em 1906/1907. 

Vemos o mesmo trecho da Rua do Riachuelo com os bondes se dirigindo para os Arcos. Há um problema que causou esta fila enorme de bondes, aparentemente vazios. Nesta foto o anúncio na lateral do último bonde é da "Ótica Principal". 

Como bons alunos de obiscoitomolhado vemos um Chevrolet 1954, 210, não é Bel-Air. Um Ford 1937 e, mais adiante, um Buick (ou Oldsmobile) 50-51.


Esta foto, para mim inédita, foi enviada pelo obiscoitomolhado, a quem o SDR agradece. À direita vemos a Casa Albano - metais, que apareceu por aqui outro dia.

E não vou identificar os automóveis para não tirar o prazer do remetente fazê-lo...

 

21 comentários:

  1. A terceira foto é no meu entender a melhor foto que retrata a realidade da "Velha Lapa", um bairro tradicional criminosamente demolido para dar lugar a um espaço vazio atualmente ocupado por moradores de rua, usuários de drogas, e eventualmente serve de palanque para ativistas políticos. Nas costas do fotógrafo da terceira foto estão as esquinas da Francisco Muratori e da Gomes Freire e do lado esquerdo e às suas costas a Rua do Lavradio. FF: O temporal que desabou ontem deixou "sequelas graves" em vários pontos da Cidade. Botafogo foi um dos locais mais atingidos.

    ResponderExcluir
  2. O colaborador farináceo agradece as menções e aproveita para botar em dia o devido parabéns ao Nickolas e dizer ao nobre Conde copacabanense que aquele carro de dois dias passados é um Packard de 1930, ou perto. Não que este obiscoitomolhado seja vidente, mas porque viu o filme que contém outras cenas do Packard, inclusive trocando o pneu.
    Acertada a vida, vejo o aqueduto ainda com aquele prédio cinzento (era cinza escuro mesmo) que todos os passageiros do bonde e do reboque (eu sempre estava nele) vasculhavam com olhos atentos para ver as roupas de cama em desordem. Na verdade, você passava umas 3 vezes, só via bagunça e nunca mais prestava atenção; algum crime passional poderia ter ocasião durante a passagem do bonde e nenhuma testemunha se apresentou, ora, deixa rolar, era um local bem pouco elegante...
    Ainda vemos o arco em tamanho duplicado e o bonde verde - bem que merecia uma colorização.
    O táxi que aparece em primeiro plano é um Studebaker Commander 1939; mais adiante, um Citroën 11 Légère, um Ford e um Chevrolet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro no Canadá e vi o outro dia um Studebaker Daytona 1965, uns dos últimos.

      Excluir
    2. Ah, esse Alencar realmente é como o "Espírito Santo": tem o dom da ubiquidade e está em vários lugares ao mesmo tempo, uma figura, um grande pândego!

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Salvo engano, a terceira foto é do acervo do Arquivo Nacional, não lembro se do Correio da Manhã.

    Apesar de minoria na postagem de hoje, acredito que os fotógrafos davam preferência a flagrantes de bonde nos arcos. Por trás dos arcos, outra região devastada da cidade.

    FF: sobre a tempestade de ontem, uma hora sem luz durante a tarde e, de madrugada, "decoração de Natal" com piscadas por mais de duas horas. Só normalizou quase 5 da manhã. Ventos fortíssimos e ruas alagadas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. As duas primeiras fotos já passaram pelo SDR, a terceira foto, mostra os arcos antes da reforma dos anos 60, que retornou ao projeto original dos Arcos.

    ResponderExcluir
  5. O gerente se mostra um aluno muito aplicado, diligente e de ótima memória. A CCU foi por sua vez resultado da fusão de várias empresas, em 1878. Posteriormente a Light assumiu as linhas dela, da Vila Isabel e da São Cristóvão.

    As décadas de 1870 e 1880 assistiram ao nascimento, fusão e/ou morte de várias companhias de bonde. Poucas chegaram até 1900.

    ResponderExcluir
  6. Interessante como os carros até a decada de 1920 tinham determinado estilo, na década de 1930 um outro (muito feio, para mim), na década de 1940 ficaram mais bonitos e na de 1950 se tornaram lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas amigos meus teriam urticária ao ler isso, principalmente um jovem para quem o mundo acabou em 1929...
      Urticária é do tempo da Matacavalos.

      Excluir
  7. FF 2: Ipanema perde sua loja de lingeries mais antiga.
    https://blogs.oglobo.globo.com/joaquim-ferreira-dos-santos/post/futurista-mais-antiga-loja-de-lingerie-do-rio-fecha-portas-o-ultimo-sutia-de-ipanema.html

    Há expectativa de nova tempestade para a tarde de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loja histórica que não sei como resistia. Bem na esquina da Montenegro com Visconde.
      Foi citada outro dia aqui no blog.

      Excluir
    2. Atualmente manter um comércio aberto pode ser comparável a um dos Doze trabalhos de Hércules e as razões não são poucas. O excesso de direitos do empregado e seu respectivo custo inviabiliza o estímulo de novas vagas. A tributação da folha de pagamento em 20% só era viável na cabeça de Paulo Guedes mas felizmente o Congresso a manteve nos 4%. Nos EUA não existe justiça trabalhista, 13° salário, e a negociação entre empregados e patrões e livre. Os encargos são mínimos, não falta emprego, e "todo mundo que ir para lá nem que seja nadando ou rastejando". Não custa lembrar que segundo estatísticas amplamente divulgadas na Internet o custo da "Justiça Brasileira" é dez vezes maior do que a Norte-americana. Lá os magistrados de qualquer instância podem ser presos, algemados, e processados, já que lá não existe qualquer tipo de privilégio ou imunidade.

      Excluir
    3. Joel, nos EUA não tem nem negociação entre empregado e patrão. Funcionário demitido, adeus e vida que segue.

      Excluir
    4. Os salários nos EUA são acima de razoáveis, e embora "haja problemas", não há pessoas em estado de miserabilidade se espraiado pelas ruas. No Brasil cerca de 25% de seus habitantes não possuem "segurança alimentar", ou seja passam fome". Às vezes tenho que concordar com alguns comentários de segmentos esquerdistas afirmando que "vivemos em uma "senzala sem grades", já que os salários são aviltantes, a carga tributária é "africana" e não possui qualquer contrapartida, não existe segurança jurídica para nada, "mata-se mais do que no Haiti ou Somália, e apesar disso o povo se preocupa com o carnaval, o baile funk, e o "cachaçal com muita fumaça". Nem a NASA seria capaz de explicar o DNA desse povo.

      Excluir
  8. Toda vez que se fala na Rua do Riachuelo (afinal, é com "do", ou não?), lembro-me do romance Dom Casmurro, o qual tem grande parte das ações dos personagens Bentinho e Capitu na Rua de Matacavalos.

    Este Citroen 11 que aparece na foto e citado pelo biscoito deve ser aquele que diziam de ser "impossível" capotá-lo. Não sei até quando vai o mito e a verdade...

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde! A "chuvinha" de ontem fez um estrago na minha mangueira. Quase 400 mangas.

    ResponderExcluir
  10. As construções que aparecem antes dos Arcos na foto 2 ainda estão por lá, mesmo que com modificações e/ou mal conservadas.
    Mauro Xará deve ser um produtor do agro negócio. Tem todas as condições para fornecer mangas para mercados, feiras e loja de suco. Pelo menos tinha, antes do temporal.

    ResponderExcluir
  11. FF3: não é que deu ruim no sorteio da Champions League e tiveram que repetir?

    O Real Madrid ia pegar o Benfica do JJ e agora vai encarar o PSG do Messi.

    O Liverpool ia pegar o RB da Áustria e agora pega Inter de Milão.

    Só teve um jogo que não mudou, o do Chelsea (contra o Lille).

    Outros jogos: City X Sporting, Ajax X Benfica, Manchester UTC X Atlético de Madrid, Juventus X Villareal e Bayern X RB Salzburgo.

    https://odia.ig.com.br/esporte/2021/12/6296567-apos-novo-sorteio-oitavas-da-liga-dos-campeoes-tera-neymar-x-vinicius-jr.html

    ResponderExcluir
  12. Nem a CBF faria melhor. Trapalhada de 3º mundo.

    ResponderExcluir
  13. Algum dos amigos saberia informar se o Hospital da Ordem Terceira, a direita da primeira foto, nos anos 40 era o Hospital Santo Antônio?

    ResponderExcluir
  14. Não sei. Sempre o conheci como Hospital do Carmo.

    ResponderExcluir