Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

ONDE É?

FOTO 1


FOTO 2

FOTO 3


FOTO 4

18 comentários:

  1. Cometerei uma exceção à minha tradicional modesta paralisia localizante, pois quando se trata de Santa Teresa, quase sempre já vi alguma coisa. A foto 4 é na Nunciatura Apostólica, originalmente casa da Família Sant'Anna e hoje, o colégio CEAT (que foi anteriormente Montessori); no livro Um Vagalume em Santa Teresa há um farto conjunto de histórias...
    Em compensação não tenho a menor ideia de onde o Mercury 1947 está estacionado, pois calçadas largas de cimento e muros baixos podem estra até em Santos. A mesma precisão vale para a rua onde trafega a International K-1 de 1946.

    ResponderExcluir
  2. Meus palpites são:
    Foto 3 - Farme de Amoedo (puro chute)
    Foto 4 - Centro Educacional Aloysio Teixeira em Santa Teresa.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia ! Na foto 1 acho que o automóvel é um Mercury , na 2 a caminhonete é internacional KB 2. A montagem dessas caminhonetes era na Rua Honório, onde depois veio a ser o Gato Preto, que também não está mais lá.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dr. D'.

    Último "Onde É?" do ano e não fico no Clouseau. A foto 2 foi colorizada e vi a original há muito tempo. Ela mostra um trecho da Clarimundo de Melo.

    Os locais das fotos 1 e 4 (esta parece um fotograma) não me parecem estranho, mas não consigo lembrar de alguma referência.

    A foto 3 eu passo completamente. Apesar de à direita parecer ser um cinema...

    Deixo para o biscoito a tarefa de identificar os carros das fotos, incluindo o do bebê.

    ResponderExcluir
  5. Por enquanto a primeira foto parece ser na General San Martin no Leblon e a terceira foto é na Visconde de Pirajá.

    ResponderExcluir
  6. A foto 3 é na Visconde de Pirajá. À direita vemos parte do cinema Pirajá. A loja da esquerda é a Casa Oliveira, depois abrigou a Sagaró. Deve ser dos anos 60.

    ResponderExcluir
  7. A foto 4 foi identificada por mais de uma pessoa e lembrei ter visto essa torre por outro ângulo em uma revista Manchete, salvo engano.

    Pelo menos acertei que tinha um cinema na foto 3...

    ResponderExcluir
  8. A foto 2 pode ser em qualquer rua do subúrbio carioca. Praticamente não existem acidentes geográficos em seu derredor que possibilitem identificar o local.

    ResponderExcluir
  9. Sem grandes detalhes, foto 1 é Copacabana e foto 2 é Abolição. As demais acho que os amigos já mataram.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Saudosistas
    Foto 1- R. Toneleiros - Copacabana
    Foto 2- Av. Clarimundo de Melo - Piedade
    Foto 3 - Não consegui identificar
    Foto 4 - Colégio Anísio Teixeira - Silvestre em Santa Tereza

    ResponderExcluir
  11. A turma foi rápida hoje, mas pelo menos no caso da foto 1 eu arrisco Barata Ribeiro para não deixar de participar..

    ResponderExcluir
  12. a foto 3 fiquei em duvida entre Visconde de Pirajá e NS Copacabana. A 4 clássica de Santa Teresa. As demais..nem vou chutar

    ResponderExcluir
  13. RESPOSTAS:
    FOTO 1 = A foto é de 1951, na Rua Almirante Gomes Pereira, quase chegando na Av. João Luiz Alves, na Urca. Muitas casas ainda sobrevivem no local.
    FOTO 2 = Foto do acervo de Ivan King. Rua Clarimundo de Melo, Piedade.
    FOTO 3 = Vemos a Rua Visconde de Pirajá, entre a então Rua Montenegro e a Rua Joana Angélica. Lado ímpar. À direita, o prédio art-déco do Cinema Pirajá, que ficava no nº 303.
    FOTO 4 = A Nunciatura Apostólica em Santa Teresa.

    ResponderExcluir
  14. Como havia comentado antes, lembrei de cara da foto 2, postada anos atrás. A menina que aparece à esquerda seria irmã do "dono" da foto.

    Se eu tivesse chutado minha desconfiança da foto 1, sobre a Urca, teria acertado no atacado, mas não saberia apontar a rua com exatidão.

    ResponderExcluir
  15. O Lino tirou um Coelho (com trocadilho, por favor) da cartola, a identificação da Foto n° 2 foi um golpe de mestre, não havia, como observado pelo Joel, nada que permitisse/facilitasse a identificação.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. A bem da verdade quem primeiro identificou a foto 2 foi o Augusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não tinha visto.
      Parabéns ao Augusto também.

      Excluir
  17. Ontem deu craca no meu computador e só hoje posso comentar. A menina de vestido branco lá atrás junto da bicicleta é minha irmã Ruth. A casa logo a seguir dessa de portão aberto não existe mais, ali morava o Mandinho, craque de futebol de praia. As outras todas dos dois lados da rua ainda existem, mas cercadas por altos muros.

    ResponderExcluir