Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

PELÉ


 

O "Saudade do Rio" homenageia o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Tive o prazer de acompanhar a carreira dele, desde antes da Copa do Mundo de 1958.

Poucos foram os jogos da seleção brasileira ou do Santos a que não assisti no velho Maracanã.


16 comentários:

  1. Segundo o boletim oficial, às 15:27. Meia hora depois foi anunciado nos meios de comunicação.

    Pode-se criticar algumas posturas particulares, mas a qualidade técnica era de outro mundo.

    A postura da família estava estranha nos últimos dias. A mãe dele recentemente completou 100 anos.

    Era muito pequeno quando ele se despediu pela última vez. Vi alguns jogos como "masters" e o jogo comemorativo dos 50 anos.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, icônica a foto dele com a rainha da Inglaterra, também falecida em 2022.

    ResponderExcluir
  3. Vai ser difícil de ser superado, era um "rei" mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Vi jogar 3 vezes pela seleção, a última contra o Paraguai em 1969, pela eliminatórias da Copa de 70, quando ele fez o gol da suada vitória de 1 x 0.
    Sem dúvida o melhor de todos, pois foi o mais completo, habilidoso tanto com o pé direito quanto com o esquerdo, ótimo na cabeçada, inclusive compensando a altura com excelente impulso, resultado de seu preparo físico acima do padrão e de muito treino, coletivo e individual, que fazia mesmo quando não era exigido pelos preparadores, como já relataram alguns veteranos jornalistas esportivos. Também não tinha nenhum problema em trocar de posição dentro de campo, pois se saía bem em qualquer canto e, dizem, substituiu pelo menos uma vez um goleiro expulso.
    Dos muitos títulos nem é preciso falar.

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza, Pelé não deixa nenhum substituto para o seu eterno lugar como "Rei do Futebol". Na vida particular, cometeu alguns deslizes, mas nessa área, era humano. No campo, simplesmente sobrenatural !

    ResponderExcluir
  6. Eu vi Pelé atuando muitas vezes, mas nunca vi ninguém que pudesse ser comparado a ele, com exceção de Garrincha. A primeira foto é um folder comemorativo do IV Centenário do Rio de Janeiro mostrando Pelé segurando uma "G18". A foto é de 1968 e foi tirada após a partida entre as seleções paulista e carioca em homenagem à Rainha Elizabeth II. Eu estava a uns 20 metros de distância quando a foto foi tirada na Tribuna de Honra do Maracanã. A campanha do Tricampeonato em 1970 pôde ser acompanhada ao vivo pela televisão e as atuações de Pelé foram fantásticas. Foi a melhor seleção que um dia vestiu a camisa verde e amarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "courinho" G18 era o sonho de consumo da rapaziada das peladas...

      Excluir
  7. O título de um excelente documentário de 2004 a respeito do Rei é definitivo:
    Pelé Eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre os muitos comentários na internet: "quem morreu foi o Sr. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé é eterno, imortal".

      Excluir
  8. As TVs interromperam a programação na noite daquela Quarta-feira de Novembro de 1969 quando durante a partida entre Vasco e Santos, Pelé foi derrubado na área e o juiz Manoel Amaro marcou o pênalti. O Brasil inteiro estava na expectativa do milésimo gol e a mídia "em peso" acompanhava. O pênalti foi mal batido e quase foi defendido pelo excepcional Andrada, mas não teve jeito. O envolvimento do público com o futebol era imenso, uma verdadeira paixão nacional onde os ídolos eram verdadeiros e as emoções eram desinteressadas.

    ResponderExcluir
  9. Tantas histórias reveladas ou relembradas hoje, tais como ele no auge fazer 100 metros na grama em 11 segundos, cronometrado manualmente pelo preparador físico que foi com ele para o NY Cosmos ou a vaia monstruosa que o zagueiro do Bahia recebeu na Fonte Nova ao salvar em cima da linha o que seria então oficialmente o milésimo gol...

    Sobre a melhor seleção, discordo e considero a de 1958, única não europeia a vencer uma copa lá. Mas a de 1970 fica em um empate técnico.

    ResponderExcluir
  10. Em tempo, acredito que em breve teremos algum "jênio" tentando rebatizar algum equipamento esportivo ou logradouro com o nome do Pelé. Não que a homenagem não seja justa, mas tem que ser muito bem pensada. Que tal a Avenida Maracanã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da tradição em nomes antigos, mudança de nome em logradouro que já tem moradias, pontos comerciais e similares causa muito transtorno para seus proprietários. Acho que foi por isso que não aceitaram a troca na Av. Vieira Souto para Tom Jobim.
      Eu indicaria todo o "quarteirão" do Maracanã, ou seja, seria o Complexo Esportivo Rei Pelé formado pelo Estádio Mário Filho, Ginásio Gilberto Cardoso (o Maracanãzinho) e Parque Aquático Júlio Delamare entre outras instalações que nem sei para que serve.

      Excluir
    2. No caso de Ipanema, havia a questão da família do Vieira Souto. No caso da Avenida Maracanã, o transtorno nos moradores, que não seria pouco. Mas nada que um plebiscito não resolvesse. Caso a mudança fosse rejeitada pelos moradores, se partiria para outra solução, como a sua que também é boa. Aproveitaria e reconstruiria o Célio de Barros, destruído há quase dez anos.

      Excluir
  11. Boa noite Saudosistas. Tarde e noite de muita tristeza, morreu o Sr. Edson Arantes do Nascimento, o gênio Pelé, maior jogador de futebol, que tive o prazer de ver jogar ao longo da minha infância e adolescência, permanecerá sempre vivo, será lembrado nos próximos milênios e por toda a eternidade. Muito obrigado Pelé, por todas as alegrias que você me proporcionou e por me fazer amar este esporte chamado futebol.

    ResponderExcluir