A Cia. Ferro-Carril de
Santa Teresa obteve autorização para construir uma linha de carris de ferro
para os morros de Santa Teresa e Paula Matos em 1872.
O traçado seria dos
largos do Moura, Batalha e Misericórdia, Praia de Santa Luzia, Rua da Ajuda,
Largo da Lapa, ruas das Mangueiras (Visconde de Maranguape), Riachuelo, Rezende
e Arcos. Nas montanhas seguiria pelo Largo do Guimarães, Caixa d´Água, ruas do
Aqueduto e Largo dos Neves pelas ruas Áurea, do Oriente e Progresso.
Em 1877 foi inaugurado o
plano inclinado. No ano seguinte a linha de carris na parte plana da cidade foi
integrada à Cia. de Carris Urbanos, continuando a da parte alta sob a
responsabilidade da Cia. Ferro-Carril Carioca.
Em 1903, segundo Stiel,
iniciou-se o prolongamento até o Alto da Boa Vista, passando por Sumaré. Em
1926 foi construída uma linha pela Rua Francisco Muratori. Em 1963 a companhia
entregou o serviço à Prefeitura do Estado da Guanabara, na época em que Lacerda
queria acabar com os bondes. Foi então
fundada a “Sociedade Amiga dos Bondinhos de Santa Teresa”, que conseguiu salvar
os bondes.
Em 1975 foi inaugurada
nova estação, sobre o estacionamento da Petrobrás, na Av. Chile.
O local por onde passa o bonde Paula Mattos parece ser na Rua Joaquim Murtinho, logo antes da entrada da estação Curvelo.
Estaria este bonde perto do Bar do Arnaudo, na Rua Almirante Alexandrino?
Nosso saudoso AG certa vez comentou sobre os receios do resto da cidade em relação ao bairro: “Comparada com a Av. Atlântica, por exemplo, Santa Teresa é um pedacinho de Oslo. Jornalistas desavisados (ou mal-intencionados) costumam confundir Santa Teresa com a Lapa, Catumbi e o Cosme Velho.
Uma vez o Márcio
não-sei-das-quantas, que apresenta o “Jornal Hoje” na Globo, bateu lá em casa,
montado naqueles carros prateados da Globo e queria porque queria, que eu
dissesse que o nosso pedaço estava sendo a filial da Faixa de Gaza. Como não
queria "perder a matéria" o bonitão insistia na tese.
Lá pelas tantas,
perguntei:
- Escuta aqui, mermão;
me fala, de cabeça, cinco ruas de Santa Teresa.
- (silêncio)
- Faz o seguinte: te
prepara melhor e vem fazer a matéria. E cuidado para não pensar que Bairro de
Fátima fica em Portugal.”
Esta cor combina muito melhor com o bonde do que a cor amarela.
ResponderExcluirO bonde devia tirar um “fino” dos veículos estacionados.
A C.T.C foi criada em 1° de Janeiro de 1964 e assumiu não só os bondes de Santa Teresa como também os da Light, os da Ilha do Governador, e os de Campo Grande. Há uma incorreção no texto quando afirma que o serviço foi entregue à "Prefeitura do Estado da Guanabara": a Prefeitura do Distrito Federal foi extinta em 1960 e o Estado da Guanabara foi criado na mesma data. Isso no jargão popular significa que: "Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa". Em 31 de Dezembro de 1963 o sistema de bondes de Santa Teresa possuía 35 bondes, muitos com reboque, e quatro linhas estavam em funcionamento. ## Se Santa Teresa podia ser comparada a Oslo no passado, hoje em dia tal comparação seria risível. Adis Abeba, Beirute, ou Luanda, seriam mais adequadas?
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirPerguntas de leigo total:
Qual a fonte de energia do plano inclinado?
Na época da inauguração do plano inclinado a tração dos bondes era animal?
Bondes de Santa Teresa? Argh! Nunca me interessei por eles. Sempre fui fiel aos da Light/JB. Até coleciono fotos dos bondes da Ilha do Governador, de Niterói e de Campo Grande. Mas daqueles de Santa Teresa, jamais. Por que? Não sei. Lembranças de outra encarnação, talvez. Rsrsrs.
ResponderExcluirJá que os bondes são pintados de verde, aguardemos o comentário d'o biscoito molhado.
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirVou pegar uma carona em um desses bondes e acompanhar os comentários. Vários horários de funcionamento alterados hoje, antecipações ou interrupções temporárias. Caso continue, na sexta será pior, com jogo ao meio dia...
Volto mais tarde.
Alguns meses após a CTC assumir o sistema, os bondes começaram a ser pintados de azul com a faixa amarela, uma rotina que ocorreu também no Alto da Boa Vista e em Campo Grande. Existem muitas fotos de 1965 mostrando bondes circulando com os dois tipos de pintura. As chuvas que castigaram o Rio a partir de 10 de Janeiro de 1966 interromperam o serviço e foram motivo para desativar os ramais da Francisco Muratori e do Silvestre, sem contar que quando o serviço voltou a funcionar não mais foram vistos reboques. Na mesma data foram desativados em definitivo as linhas de bonde 90 e 91 de Jacarepaguá.
ResponderExcluirEm 1998 e diante de muitas pressões das associações de moradores, o governo de Marcello Alencar decidiu reativar o ramal da Francisco Muratori e estender os trilhos até à rua do Lavradio, e com isso atender a um objetivo turístico. Para isso o traçado foi retificado e passou a ser retilíneo ao invés do antigo, que era em "Zig Zag". Além disso foi instalado um novo cabeamento, já que o antigo foi retirado 22 anos antes. Entreanto as pressões da fetranspor e de políticos corruptos fizeram com que o projeto naufragasse, parando na esquina com a rua do Riachuelo, tendo sido definitivamente paralisado.
ResponderExcluirEm tempo, interessantes, como sempre, as propagandas nos bondes. Na última foto (aparentemente) uma normalista desce do bonde.
ResponderExcluirSobre o biscoito, a postagem está "fraca". Só uma mera caminhonete fechada (ou furgão)... Nem sei como classificar.
Cheguei tarde, mas todos os bondes são verdes e não poderei fugir como um Alexandre sem toga. A primeira fotografia pode ser na Rua Joaquim Murtinho, mas acho a redondeza um pouco rural demais, não se vê (hoje) esse barro todo na Joaquim Murtinho. Se fosse para escolher um local, eu escolheria a descida do Morro de Santo Antônio, antes de 1958.
ResponderExcluirA segunda foto (bonde 19) mostra também um furgão Chevrolet Advanced Design, ou risadinha, de 1948. O local é a Almirante Alexandrino, um pouco antes da esquina da Rua Júlio Ottoni. Os chalés que se destacam ao fundo estão após a esquina e ainda estão lá, embora um seja verde. Reboques eram ótimos, mas exigiam um funcionário a mais, o Guarda-freios, que também era responsável pela operação dos desvios. Eles tinham uniforme cáqui, enquanto fiscais, motorneiros e condutores (os cobradores) usavam terno azul (o condutor usava também colete para guardar as moedas).
A terceira foto, do reboque 54, é no Largo do Guimarães. Certamente o largo é próximo do mencionado e extinto Bar do Arnaudo, porém há um rabo abanando o cachorro nessa pergunta. O Bar do Arnaudo é que fica perto do Largo do Guimarães, sem duvida a referência mais importante de Santa Teresa.
A garota não é normalista, no tempo do reboque as mangas eram compridas e as saias plissadas.
Durante minha primeira fase em Santa Teresa (1953-1974) este ponto era o mais usado por mim. Quanto a ser filial da Faixa de Gaza, parece que está distante, porém muito mais próxima de ser uma filial do Camelódromo.
Bom dia Saudosistas. Ainda as voltas com o fuso horário.
ResponderExcluirA primeira foto ficava logo após a saída da estação onde hoje tem o prédio da Petrobrás, mas a frente do lado direito ficava a garage dos bondes antes de chegar aos Arcos.
A segunda foto é próximo ao Largo do França.
A terceira foto é no Largo dos Guimarães. O bar do Arnaudo ficava um pouco para trás do local da foto.
Na minha opinião o local mais perigoso de Sta Teresa é nas proximidades da favela Cerro Corá.
Era muito moleque quando acabaram os bondes em Campo Grande, mas tenho na memória que os bondes tinham a cor verde escuro mesmo. Mas também lembro de alguns bicolores, com as cores azul marinho e branco "padrão" CTC, minha mãe ia numa costureira no Monteiro e pegávamos um neste modelo (acho que a carroceria também era diferente, mais fechada).
ResponderExcluirMeu primo estudou no Colégio Agrícola do Estado da Guanabara localizado na antiga Fazenda Modelo, na Estrada do Mato Alto. Na frente da Fazenda Modelo passava bonde.
Wagner ainda existe a fazenda Modelo?
ExcluirLino, a Fazenda Modelo depois de ser escola foi semi abandonada, tornou-se abrigo de moradores de rua (Lacerda e Sandra Cavalcante mandaram muitos mendigos para lá), Brizola tentou reativar a escola em seu governo, mas foi abandonada de novo. Agora é um gatil e canil. Uma pena.
ExcluirWagner obrigado pela sua informação. Uma pena que se destrua boas ideias e obras, como a Fazenda Modelo.
ExcluirO filme "Orfeu Negro" de 1959, mostra com clareza a garagem de bondes de Santa Teresa. Pelas cenas mostradas de um dos bondes, era possível ver do alto os prédios da Senador Dantas. Esse filme contém um dos erros mais grosseiros já vistos. O personagem principal era motorneiro de bonde e aparece conduzindo um bonde da Cia. Jardim Botânico pela Senador Dantas em pleno carnaval. Em seguida ele aparece conduzindo um bonde de Santa Teresa e saltando dele na garagem. Eram bondes completamente diferentes em tamanho e bitola. Essa garagem ficava em uma "nesga" do Morro de Santo Antônio ainda existente mesmo após a inauguração da Avenida Chile em 1959. A atual estação de bondes fica mais ou menos no mesmo local, só que "no res do chão".
ResponderExcluirNem o Galvão Bueno mais fanático esperava aquele primeiro tempo. O segundo foi para administrar o tempo. A Croácia enfrentou uma prorrogação e pênaltis, mais desgastada para sexta.
ResponderExcluirDe novo o Brasil tromba com um europeu nas quartas. Vai ter que superar os últimos traumas. Só passou em 2014 porque pegou a Colômbia... Daí veio a semi contra a Alemanha...