Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

BOTAFOGO - CASA GARCIA

Botafogo é um bairro que teve um grande incremento de novas construções, com casas e pequenos prédios sendo substituídos por arranha-céus. Entretanto, alguns locais resistem, como o trecho da Rua Real Grandeza entre as ruas Voluntários da Pátria e General Polidoro.


Nesta foto vemos o ônibus do Internato Notre Dame de Sion, quase invadindo um açougue, vítima, talvez, de uma "fechada".

Pelo letreiro ao lado do açougue, onde está escrito "Casa Garcia", "Fone: 26xx45", e "Eletricidade", após pesquisas vimos que se trata da "Casa Garcia de Artigos de Eletricidade", na Rua Real Grandeza nº 156, em Botafogo.

A "Casa Garcia" era quase na esquina da Voluntários. Como Voluntários era de mão dupla nessa época, o õnibus poderia estar vindo no sentido Praia de Botafogo-Humaitá e ter dobrado à esquerda na Real Grandeza. Aí sim daria para passar reto até bater na calçada da "Casa Garcia". 


O ônibus, provavelmente, é da marca FORD, chassis F5. Esta frente foi produzida de 1947 até 1950. Era movido por um motor 8BA, 8 cilindros em V com válvulas laterais no bloco. O distribuidor do motor 8BA originalmente ficava abaixo da bomba de água e tinha que ser recoberto com couro, para evitar ser molhado em caso de vazamento da bomba de água ou quando estavam completando a água do radiador. Posteriormente o distribuidor passou para a lateral do motor e estes cuidados foram abandonados, disse o R. Libeck.


É possível reconhecer do outro lado da rua a famosa Padaria Imperial, que já foi tema de "post" aqui no "Saudades do Rio".

Quem terá se assustado mais: as alunas do Sion ou os açougueiros?


Informações de vizinhos da loja dão conta que a loja "Casa Garcia" virou a "Nova Garcia", telefone 3788-0800, loja de iluminação, construção e arquitetura. À direita vemos a esquina da Rua Voluntários da Pátria. Teria sido vendida já neste século e por volta de 2010 trocaram os antigos ladrilhos hidráulicos e retiraram as prateleiras de madeira.

No lugar do açougue hoje em dia funciona a "Green Dish".

O quarteirão, embora modificado, com colocação de marquises, ainda lembra muito o de mais de 50 atrás.

PS: "post" com a colaboração de "Saudades do Rio - O Clone".

 

14 comentários:

  1. Bom Dia! Lembro de ter visto em serviço se não este ,algum "irmão" deste ônibus. Eram em azul com uma faixa branca nas laterais, no meio da carroceria. Dizem que o Brasil só começa a funcionar depois do carnaval.

    ResponderExcluir
  2. As ruas de mão-dupla facilitavam esses acidentes. Todas as ruas de Botafogo perpendiculares à praia eram assim e a Real Grandeza também. Era um absurdo.
    Realmente a vizinhança da casa Garcia foi mais ou menos preservada. Ao lado de onde era o açougue fica o bom restaurante Adriano atualmente.
    Botafogo ainda tem algumas mansões mas se adensou muito com a construção de grandes edifícios.
    E com muitos colégios no bairro o trânsito é infernal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Mais um dia acompanhando os comentários. Esse trecho de Botafogo não me era familiar. Ficava mesmo próximo à praia. Muitas vezes só passava a caminho da Gávea (IMS). Como já dito antes, passei poucas vezes, principalmente quando fiz concurso para Furnas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Frequentei bastante o "estabelecimento", por ser a melhor opção perto de FURNAS para comprar quase todo tipo de lâmpadas/reatores/adaptadores.
    Aliás, por falar em lojas antigas na rua, nesse mesma calçada, um pouco mais acima em direção à Mena Barreto, existe uma metalúrgica (Metalúrgica Botafogo) excelente para cromagem, banhos de prata, soldas especiais, etc que está lá há mais de
    50 anos.

    ResponderExcluir
  5. Botafogo é um bairro "canhestro" em razão de seu trânsito. A Voluntários da Pátria e a São Clemente são "testes de paciência". Com os arranjos do trânsito moderno, a rua General Polidoro e parte da Rua da Passagem tiveram o movimento bastante reduzido.

    ResponderExcluir
  6. Esse trecho da Real Grandeza tem também uma vila, além de mais de uma rua transversal sem saida que abrigam casas.
    É um enclave do Rio antigo, ainda resistindo bravamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem também uma rua perpendicular chamada Henrique de Novais, onde fica localizada a Casa da Matriz. Essa rua liga a Real Grandeza à sua paralela São João Batista.

      Excluir
  7. Bom dia Saudosistas. Vou pelo menos 2 vezes por ano a R. Real Grandeza, para me consultar com o meu oftalmologista (Dr. Fiuza), no comércio local cheguei a frequentar um restaurante italiano Bambino D'oro, lá pelos anos 80 tinha música ao vivo, com a falecida Rosinha de Valença (voz) e o Mão de Vaca (violão), nos bons tempos que pequenos restaurantes podiam oferecer boa música de qualidade, sem preços abusivos.

    ResponderExcluir
  8. Açougue e algo difícil de encontrar nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns preferem o termo "boutique de carnes", mais "chique".

      Mas eu ainda vejo, até mesmo dos grandes. Na verdade, muitos preferem as seções de carnes nos supermercados, com os cortes já preparados para consumo nos churrascos e afins.

      Excluir
  9. Almocei muito num restaurante na Real Grandeza perto da General Polidoro. Era muito bom. Acho que se chamava Cheiro Verde ou Capim Verde. O cantor era o Black, que tocava um bom violão.

    ResponderExcluir
  10. Se não me engano, na esquina ficava a lanchonete Itu. Os meus pais, depois que se mudaram de Laranjeiras para a Rua Goethe em Botafogo, eram fregueses da Casa Garcia.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Quero parabenizar os idealizadores e pessoas que mantêm ativo esse canal de "informação e memoria" do Rio de Janeiro. Morei no Rio de 70 a 80, saí daí mas nunca mais me saiu da lembrança essa cidade. Quase todos os dias passo muito tempo revirando as fotos e comentários que dizem respeito ao Rio. Parabéns

    ResponderExcluir
  12. Tarde da noite, após dia cheio, me delicio no SdR. Fui a essa loja outro dia e muito bem atendido. Mais adiante na Mena Barreto, tem a Oppa, casa dos parafusos, acho que tem 50 anos e o funcionário que me atendeu tinha 47 anos de casa. Boa dica esse Adriano. Cruel em Botafogo é o afunilamento da Voluntários da Pátria, na junção com a Praia de Botafogo, e ainda com um supermercado em que os carros aguardam na fila do estacionamento na rua, em fila dupla, além das constantes paradas de caminhão para pegar ou depositar algo, e nenhum guarda para multar, ou melhor, empurra o transito!!!! Não há trânsito que resista a esse verdadeiro gargalo, daí o engarrafamento, ou como diz o gerente, em Lutécia, embouteillage. Começou aquele período chato entre o Carnaval e Natal!

    ResponderExcluir