Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


Enfim chegou ao final mais um carnaval.

A foto de Ronaldo Moraes, de O Cruzeiro, mostra um final de baile no Copacabana Palace, em 1964.

Recomendo ouvirem a música Sonho de um carnaval, de Chico Buarque, na voz de Wilson Simonal. É uma beleza de interpretação.

"Carnaval, desengano
Deixei a dor em casa me esperando
E brinquei e gritei e fui vestido de rei
Quarta-feira sempre desce o pano

Carnaval, desengano
Essa morena me deixou sonhando
Mão na mão, pé no chão
E hoje nem lembra não
Quarta-feira sempre desce o pano

Era uma canção, um só cordão
E uma vontade
De tomar a mão
De cada irmão pela cidade

No carnaval, esperança
Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança
Que gente grande saiba ser criança"


Nesta fotografia dos anos 70 vemos um vendedor de Coca-Cola com a máquina portátil sendo consolado por um folião.. Este equipamento não deu certo, pois a máquina se desregulava com facilidade e servia praticamente espuma. Havia que encher o copo e aguardar que a espuma desaparecesse e pedir ao vendedor que colocasse mais líquido. Óbvio que esta operação era complicada num momento em que muitos buscavam comprar um copo de refrigerante. Rapidamente estas máquinas foram aposentadas.


Mais uma foto de Jean Manzon, agora dando um "flagra" no Rei Momo "apagado" no Hotel Glória.  Estaria roncando, mas segurava a mão de uma foliona igualmente "apagada".


Quarta-Feira de Cinzas: o folião, exausto, segura um bacalhau. Deve ser referência ao dia de abstinência de carne da religião católica. Hoje em dia já não sei se este costume ainda é observado. 

Na Quarta-Feira de Cinzas começava o jejum da Quaresma, que só terminaria no Domingo de Páscoa. Os católicos devem neste período se abster de excessos e se preparar para a Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina com a Ressurreição do Senhor, no domingo seguinte.


"Acabou nosso carnaval
Ninguém ouve cantar canções
Ninguém passa mais brincando feliz
E nos corações
Saudades e cinzas foi o que restou

Pelas ruas o que se vê
É uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando cantigas de amor

E no entanto é preciso cantar
Mais que nunca é preciso cantar
É preciso cantar e alegrar a cidade

A tristeza que a gente tem

Qualquer dia vai se acabar

Todos vão sorrir

Voltou a esperança
É o povo que dança
Contente da vida, feliz a cantar
Porque são tantas coisas azuis
E há tão grandes promessas de luz
Tanto amor para amar de que a gente nem sabe

Quem me dera viver pra ver
E brincar outros carnavais
Com a beleza dos velhos carnavais
Que marchas tão lindas
E o povo cantando seu canto de paz
Seu canto de paz"

E se Vinicius cantava sua bela "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", o Bloco Chave de Ouro, desde a década de 40 insistia em desfilar após o meio-dia de quarta-feira e era sempre perseguido pela Polícia, que batia sem dó nos seus integrantes.

Outro bloco famoso deste dia era o "O que é que vou dizer lá em casa", formado pelos que eram presos durante o carnaval e soltos na quarta-feira. 

Nos anos 70 o General Luiz França de Oliveira, Secretário de Segurança, resolveu colaborar para evitar a publicidade em torno desses presos e instituiu, segundo o "Jornal do Brasil" de 19/02/1971, um "sistema de soltura em lugares distintos e horários alternados". 

37 comentários:

  1. A primeira foto é típica de final da esbórnia, já a do rei Momo dá margem a dúvidas. Quem é a foliona? Uma vítima de assédio?
    O que significava a cabeça de burro na caricatura?
    Antigamente os jornais não circulavam durante o carnaval e era preciso esperar a quarta-feira para saber as notícias. E também era o dia de comprar a Fatos e Fotos para ver algumas fotografias que a Censura deixava passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outros gêneros de revista também se aproveitavam dos bailes de carnaval para faturar. Mas eram outros tempos. A internet matou esses tipos de publicação.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Oficialmente o carnaval acabou, mas não sei se ainda hoje continua sendo considerado feriado até meio dia, horário de reabertura dos bancos. Transações feitas durante o carnaval só caem na conta hoje.

    Dia de apuração dos desfiles dos grupos especial e "ouro" (antigo grupo de acesso). Até o fim de semana haverá desfile na "nova" Intendente, vulga Ernani Cardoso.

    Nem me lembrei que tinha jogo da Championship League ontem. A temporada do Liverpool tem sido irregular, correndo risco de não se classificar para competições européias. O Flamengo começou a virar suco e o Vasco pega avião para amanhã pegar o Trem... do Acre.

    A quem possa interessar, o Chave de Ouro sai às 15 horas.

    ResponderExcluir
  3. O Chave de Ouro apanhava da polícia todos os anos. Deviam ser uns masoquistas.
    Mas fica a pergunta de qual seria a razão para a polícia bater tanto? Lembro até de uma ocasião em plena ditadura que a polícia pediu ajuda do Exército para atacar os integrantes do bloco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o desfile fora de hora não era permitido e o Chave de Ouro insistia em "desobedecer uma ordem manifestamente legal", restava à Polícia utilizar de "meios enérgicos" para que tal ordem fosse acatada. Quanto à participação do Exército na repressão ao bloco, é certo que esteja na esfera das "narrativas". Era mínima a participação das Forças Armadas em ações que não constituíssem "atos políticos". As Forças Armadas atuavam seletivamente em operações que combatiam o terrorismo e ações dele derivadas, como assaltos a bancos, sequestros, etc. O CISA, o CENIMAR, e o DOI-CODI, possuíam estruturas para investigar e reprimir ações que envolvessem as competências citadas. A repressão de blocos ou qualquer outra que não fosse de cunho específico, ficava por conta das Polícias Civil e Militar.

      Excluir
    2. O sumiço do fillho da estilista Zuzu Angel seria um desses casos?

      Excluir
  4. Bom Dia! A "organização do desfile " no Eng.de Dentro começava cedo. Tinha a turma dos "manjados", que servia para despistar a polícia do local certo.

    ResponderExcluir
  5. Hoje é dia de voltar ao trabalho, pois desde a memorável página dos anúncios foi só folia. Na foto do cinema, um raro Jeep 101 - alcunhado de bernardão pelos paulistas devido ao seu comprimento maior entre eixos - conduziu um pelotão de PM ao Paraíso das Solteironas...

    ResponderExcluir
  6. Depois do Imperial dizendo DEZ!!!! NOTA DEZ !!!!! , agora quem anuncia a apuração ?

    ResponderExcluir
  7. Quarta-feira de Cinzas é um dia de tristeza: para os foliões, pelo fim do Carnaval; para os não-foliões, pelo fim do feriado prolongado.

    ResponderExcluir
  8. Quanto à Quaresma, hoje ninguém mais obedece às suas restrições. O mesmo quanto ao silêncio a partir das 15h da Quinta-feira Santa. A moda é "é proibido proibir". Cada um se acha no direito de fazer o que lhe agrada. Danem-se os outros.

    ResponderExcluir
  9. DI LIDO , ainda falando da postagem anterior, a sua ira sobre a fantasia de Clóvis tem alguma associação sobre o nome em si? O jeito é deitar no sofá e tratar com profundidade esse tema. Se não ficar curado então assuma. Veja só a foto 4 da postagem de hoje. Tem um Clovis amarelo com bolinhas verdes. Não está nem um pouco triste pelo fim do Carnaval. Agora, que essse Anonimo é um saco, lá isso é. Para mim foi um estudante castigado por palmatórias que ainda doem nas mãos. Então o negocio não é mandar ele para a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho ideia de quem é o tal do "anônimo". Só não posso garantir... quanto ao Clóvis, nada contra com o nome, apenas acho uma figura muito triste.

      Excluir
  10. Eram muitas as razões pelas quais pessoas presas no Carnaval só fossem libertadas na Quarta-feira de cinzas. Não havia plantão judiciário como existe atualmente, e questões urgentes só eram apreciadas a partir da Quarta-feira. Mas o principal é que em caso de crimes em era possível o arbitramento de fiança em sede policial, tal fiança deveria ser recolhida "em dinheiro". Com os bancos fechados, e com a inexistência de caixas eletrônicos, se o indiciado não tivesse alguém que se dispusse adiantar a quantia necessária, teria que aguardar a Quarta-feira de cinzas para providenciar o valor exigido. Em razão disso passavam o período de carnaval presos. Mas havia outras razões para que as DPs ficassem "lotadas", entre as quais a prisão por "vadiagem", cujo "Processo Sumário" se iniciava através de "Portaria" instaurada pelo Delegado. Além disso e em razão da Lei 4611/65, para crimes provenientes de acidentes de trânsito com vítima também era instaurado um Processo Sumário que se iniciava na DP. Como eram em tese "crimes afiançáveis", e diante da dificuldade em recolhimento, as DPs tinham um movimento intenso. O Hélio certamente lembra dessa rotina do tempo em que era Policial Civil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as fianças no Brasil são ridículas. Nos USA não é raro vermos fianças de mais de um milhão de dolares. Acho que a fiança do Marin, da CBF , beirou os 5 milhões. Paga quem pode, como ele.

      Excluir
    2. Conde, na Lei Penal vigente em países anglo-saxônicos, "todos os crimes são passíveis de arbitramento de fiança" por mais hediondos que sejam, pois lá a fiança tem um caráter mais amplo. Além disso as fianças são arbitradas exclusivamente pela autoridade judiciária, ou seja juizes. No Código Brasileiro apenas crimes de "pouca gravidade" admitem arbitramento de fiança em sede policial. Na prática isso significa que em "crimes cuja pena máxima não ultrapassa quatro anos de reclusão pode haver arbitramento de fiança em sede policial", sendo portanto afiançáveis. Quando as penas é superior a esse limite o "autor" deverá ser recolhido e ficar à disposição da justiça. Até 2011 esse limite era de apenas dois anos, o que fazia com que um número muito maior de crimes fossem inafiançáveis em sede policial. Existe uma tabela de valores mínimo e máximo, e dentro desses limites o Delegado pode arbitrar.

      Excluir
    3. nada me faz mais feliz como expilcações de quem entende. Obrigado!!!

      Excluir
    4. Qual seria o destino do dinheiro vivo depositado na delegacia?

      Excluir
    5. Na época do "Chave de Ouro" os valores recolhidos eram destinados à Vara de Órfãos e Sucessões, e atualmente o dinheiro arrecadado é depositado em uma conta judicial genérica.

      Excluir
  11. O general Luiz França de Oliveira era tio de um amigo meu, cujo pai era catedrático de Matemática no Colégio Pedro II e nas provas orais dava como nota no seu caderninho uma das letras da palavra PERNAMBUCO, que tem 10 letras não repetidas. Assim, se anotasse C era nota 9, se M era 6, e assim por diante. Nunca dava zero.

    ResponderExcluir
  12. Estas fotos do palhaço e do Momo estão homéricas...rsrs

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Saudosistas. A foto do palhaço e do Rei Momo domindo são flagrantes sensacionais, fotos espetaculares. A foto do vendedor de Coca Cola, está sendo consolado por um folião do bloco Bafo da Onça, o escudo nas costas da blusa identificaria a Ala que ele pertencia. Todas as alas do bafo da onça tinham nas costas um escudo com a identificação da Ala. A charge do bêbado segurando o bacalhau poderia ser em referência ao Bloco Bacalhau com Batata que também sai em Recife na quarta-feira de cinzas, ele é formado pelos garçons que trabalharam durante os dias de carnaval.
    A repressão ao bloco Chave de Ouro era devido a pressão da igreja católica já que o carnaval era considerado um evento pagão e a quarta-feira de cinzas era o início da Quaresma evento religioso católico.
    FF. Hoje sai o resultado das Escolas de Samba do Rio, torcendo muito para que minha querida Portela não seja rebaixada, depois do seu desfile catastrófico no Carnaval do seu Centenário.

    ResponderExcluir
  14. Documentário brasileiro de curta-metragem interessante que vi, quando obrigatórios antes da exibição de filmes estrangeiros em cinemas, mostrava a ressaca na Quarta-Feira de Cinzas, com muitos foliões com cara bem pior do que as mostradas nas fotos de hoje.
    A repressão era a motivação principal do Chave de Ouro.
    E se a autoridade gostava de escrachar, mais os escrachados procuravam burlar a ordem no ano seguinte. Aliás, em quase tudo na vida a radicalização de um lado leva à radicalização do outro.
    No caso do bloco bastou um delegado permitir, discursar a favor e até desfilar para a coisa perder quase todo o ibope.
    Em tempo: Cesar, a "cabeça do burro" é apenas a parte principal de uma fantasia abandonada.

    ResponderExcluir
  15. Esse comentário das 10:05 h é meu.
    Com lap top diferente do costume não sai com nome.

    ResponderExcluir
  16. Joel, 08:38h ==> como eu estava lotado no DOPS e não em delegacia normal, esses problemas citados por você fugiam de nossa alçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DOPS, Helio? explica melhor essa lotação...

      Excluir
    2. Prezado Conde, é um pouco longa. Se pudesse gravar áudio, seria mais fácil. Mas se você realmente desejar saber, posso gravar para o Luiz e ele repassa para você. Topa?

      Excluir
    3. Hélio, o Conde é como uma grande maioria que acha que policiais são seres embrutecidos e "sem entranhas" dotados de uma boçalidade ímpar e que não sabem distinguir "alhos de bugalhos". Não é bem assim. Essa idéia foi robustecida por narrativas fantasiosas da época do Chave de Ouro" e do Governo Militar onde os policiais eram chamados de "gorilas". É obvio que a Polícia daquele tempo não pode ser comparada com a atual, na qual a exigência para o ingresso é muito grande, não só pela dificuldade das provas como pela exigência de nível superior, como também pelo grande número de candidatos. Isso faz com que essa seleção natural o ambiente de trabalho seja bem salutar. Mas para lidar "em tese, com a escória da sociedade, às vezes é necessária uma certa rigidez pessoal" em algumas situações. As instalações são visíveis e não existem xadrezes nas DPs, apenas o chamado "porquinho", uma pequena cela onde o "preso" aguarda a remoção para o sistema penitenciário. Mas é bem diferente da realidade do céu tempo.

      Excluir
    4. Joel, não tenho amigos policiais e não frequento o meio. O que sei das polícias tanto a civil quanto a militar, é o publicado na mídia. No meu entender, 90% das notícias envolvendo polícias, não são merecedoras de aplausos. Posso estar errado.

      Excluir
  17. Bom dia.
    No Cine Engenho de Dentro programação dupla:
    NO PARAISO DAS SOLTEIRONAS
    (filme de 1969, escrito, dirigido e protagonizado pelo Mazzaropi)
    OS DOIS GLADIADORES
    (filme de 1964, com Richard Harrison)
    Censura: 5 anos.
    Imperdível....

    ResponderExcluir
  18. A Imperatriz Leopoldinense é a "Grande campeã da Sapucaí"! E de acordo com a presidente da agremiação seu maior agradecimento foi à "comunidade do Alemão". O que estava por trás desse agradecimento? Que vai lucrar com tudo isso? Acho que todos sabem. A "comunidade de Alemão" é um grande "ente" sem rosto ou CEP definido que detém um imenso poder político, financeiro, territorial, e temporal, e que é reverenciado até por governantes. Alguém tem duvida?

    ResponderExcluir
  19. Foi por um triz, ganhou a Imperatriz!!!
    Ramos está em festa e o título volta para a Zona Norte!
    Império Serrano continua na sua gangorra de sobe e desce.

    "Fim" do Carnaval!!
    A partir de amanhã a programação volta ao seu ritmo normal.

    ResponderExcluir
  20. O Império Serrano livrou a cara da Portela. Há algum tempo a escola que sobe é a que desce no ano seguinte, com raras exceções.

    ResponderExcluir