Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de março de 2023

CINEMAS ANTIGOS


O Cinema Centenário ficava na Rua Senador Eusébio nº 188 (renomeada e renumerada Praça Onze de Junho nº 212). Foi inaugurado em 1920, tinha 910 lugares e funcionou até 1954. O prédio foi desapropriado para as obras do metrô.

"Vingança de Budha" é um filme de 1932 com Edward G. Robinson (grande ator) e Loretta Young.



O Cinema Paris, ficava na Praça Tiradentes nº 42, no Centro. Tinha 518 lugares e funcionou de 1921 a 1941.

Esta versão de "A viúva alegre" é de 1934 e foi estrelada por Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald.


O Cinema Sport da Péla funcionou em 1933, na Praça da República nº 69, no Centro. Era vizinho de um salão de Ping-Pong, Tiro ao Alvo e Bilhares. Devia ser um local interessante. 


Neste local da Tijuca, na Rua Conde de Bonfim, funcionou o Cinema Eskye, de 1956 a 1964. Tinha 1702 lugares. Em 1964 transformou-se no Tijuca Eskie e, depois, em 1988, no Tijuca 1 e Tijuca 2. O Lino e o Menezes devem ter frequentado...



O Cine Star Ipanema funcionou onde era o Cinema Bruni-Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá nº 371, em Ipanema (na mesma calçada do Cinema Pax). Foi inaugurado em 1963 com 556 lugares, em 1971 passou a chamar-se Cine Roma Bruni, voltou a ser Cine Bruni Ipanema em 1980, transformou-se no Cine Star Ipanema em 1988. Hoje já não existe, mas a entrada da galeria mantém este mesmo aspecto da fotografia.

Fonte: "Palácios e Poeiras", de Alice Gonzaga.

22 comentários:

  1. Muita saudade dos cinemas de rua. Era sair de casa e pertinho havia várias opções. Hoje em dia o programa ficou caro, com estacionamento em shopping, entrada, pipoca, lanche na saída.
    De onde vem esse nome Eskie?

    ResponderExcluir
  2. Igreja evangélica ou Casa e Vídeo é isso que sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bartolomeu Guimarães9 de março de 2023 às 09:32

      Foi eleito no Vaticano o Papa Paulo VI.

      Excluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Achei interessante a localização de alguns cinemas. Basicamente meus "cinemas de rua" ficavam em Madureira e adjacências.

    Só adolescente me aventurei em outros bairros.

    A maioria dos cinemas de rua virou igreja ou loja, mas acho até pior ser demolido.

    ResponderExcluir
  4. PS: meus cinemas de rua mais recentes ficavam em Botafogo (bairro simpático).

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes fui ao Eskye, mesmo após ter tomado outro nome e ser dividido em dois. Ficava no fundo de uma galeria que somente no final dos anos 60 passou a ter uma saída para a extensão da rua Santo Afonso e para a Soriano de Sousa. Em 09 de Maio de 1964 ocorreu uma operação do DOPS para capturar o terrorista Carlos Marighela que se encontrava dentro do cinema. Houve tumulto e o terrorista acabou sendo baleado. Esse foto gerou o artigo "Um tiro no cinema", facilmente encontrado na internet.

    ResponderExcluir
  6. Fui muitas vezes ao Eskye. Depois virou filial da Casa & Vídeo.

    ResponderExcluir
  7. Entre 1970 e 1975 virei rato de cinema, embora já costumasse frequentá-los desde meados da década de 1960. Minhas tocas eram os de Copacabana e Tijuca. Fora dessas áreas, pouco frequentei: Leblon, Urca, Praia do Flamengo, Méier, Cinelândia. Não me lembro de ter ido a Ipanema ou Botafogo. Neste último, só décadas mais tarde.

    ResponderExcluir
  8. Ao Star Ipanema fui muitas vezes, principalmente nos anos 80. Dentre os filmes que assisti naquela sala, posso citar "Um sonho, uma lenda", com Jéssica Lange e Ed Harris. O filme conta sobre a vida de Patsy Clone, cantora country Norte-Americana que desapareceu em um acidente de avião. A foto é de 1994, ano de lançamento de Lendas da Paixão.

    ResponderExcluir
  9. "O Exorcista" assisti no Santa Alice, aqui perto de casa, para onde tinha me mudado muito pouco tempo antes. Depois virou igreja evangélica Nova Vida. Não sei se ainda é essa atualmente. Passo lá com muita frequência, mas nunca tive curiosidade de vet se ainda é a mesma.

    ResponderExcluir
  10. Eu procuro há tempos uma foto do Cine Santo Afonso na Rua Barão de Mesquita. Mas parece que é tão rara como uma nota de R$ 3,00...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Saudosistas. Frequentei o Eskye e o Tijuca 1 e 2, o Star Ipanema também frequentei algumas vezes, quando ainda namorava a minha esposa. Quanto aos demais jamais havia ouvido falar, não tinha qualquer conhecimento. Antigos cinemas se transformaram em Igrejas Protestantes, Farmácias, Casa e Vídeo ou estão abandonados.

    ResponderExcluir
  12. Em 1932 a censura deixou passar um filme com o nome de "Impatient maiden" ?

    ResponderExcluir
  13. Crítica/sinopse do filme no imdb a seguir:
    "Filme estranho para James Whale (diretor) acompanhar seu famoso "Frankenstein".
    Pequeno e estranho drama romântico sobre uma mulher apaixonada por um jovem médico.
    Como ele não pode sustenta-la, ele a deixa e ela se torna amante de seu rico chefe advogado.
    Ao mesmo tempo cínico e romântico, é difícil entender qual o objetivo de tudo isso.
    No geral, um filme incomum e divertido de um grande diretor, mas também desconcertante,"

    ResponderExcluir
  14. Recomendo a leitura do poema O Fim das Coisas, de Carlos Drummond de Andrade, datado de 1928.
    Trata do fechamento de um cinema e é primoroso.

    ResponderExcluir
  15. Cinemas antigos são como os bondes. Deixam a lembrança dos bons tempos.
    Quanto ao texto de Drummond, já um dos anos 80 falando sobre o fechamento do cinema Caruso também vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Esse Rio de Janeiro!
      O homem passou em frente ao Cinema Rian, na Avenida Atlântica, e não viu o Cinema Rian. Em seu lugar havia um canteiro de obras.
      Na Avenida Copacabana, Posto 6, o homem passou pelo Cinema Caruso. Não havia Caruso. Havia um negro buraco, à espera do canteiro de obras.
      Aí alguém lhe disse: "O banco comprou"...."

      Excluir
  16. Foi no Caruso que assisti com uma das minhas primeiras namoradas, ao filme Dr. Jivago, com direito à intervalo e tudo.
    Sessão grande e com o Tema de Lara ao fundo, filme ideal para namorar ...
    Sem esquecer a beleza de mulher que foi a Julie Christie.
    Isso lá pelos idos de 1968.

    ResponderExcluir
  17. Confundo o “Dr. Jivago” com “Os Girassóis da Russia”…

    No Caruso me lembro que assisti “Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar” e “Missouri Breaks”, acho que também exibiu “O Último Tango em Paris” mas não tinha idade pra entrar.

    ResponderExcluir
  18. Fico impressionado como algumas pessoas conseguem lembrar o nome do filme, o nome dos atores e do diretor do ano de filmes que passaram a décadas passadas. Eu não consigo lembrar o nome do filme ou da série que acabei de assistir na semana passada, se quer consigo lembrar se assisti na Netflix, Prime Vído, HBO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente lembro os filmes que me impressionaram. De vez em quando começo ver um filme e sinto que já o vi, mas não me lembro dele. Por esse mesmo motivo uso o site goodreads.com para guardar o nome dos livros que li, recentemente li um livro do John Grisham que já tinha lido, mas só percebi que já tinha lido no meio mas não lembrava do final, ai continuei lendo. Não me lembro do nome do livro…

      Excluir
  19. Arrematando (acho eu) os comentários;
    Na foto 3 parece que o sujeito de costas é um bombeiro: cinturão e "quebra telha" no capacete.

    ResponderExcluir