A Igreja Metodista surgiu na Inglaterra, no século XVIII, criada por um sacerdote da Igreja Anglicana, de nome John Wesley.
Houve
uma questão jurídica quando da inauguração do templo, pois um grupo de
católicos tentou embargar a obra junto ao Conselho Municipal já que a
Constituição do Império proibia que qualquer outra religião que não a Igreja
Católica utilizasse templos com fachada ou elementos eclesiásticos e esta nova
construção possuía tais características. De qualquer modo o templo foi
inaugurado e mantém as mesmas características arquitetônicas até hoje.
O
art. 5º da Constituição de 1824 preceituava que “a religião católica apostólica romana continuará a ser a religião do Império. Todas as outras religiões serão permitidas com seu culto doméstico ou particular,
em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo".
Praça José de Alencar, Flamengo, década de 1910. Vista tomada do Hotel dos Estrangeiros. Ao fundo a Rua Conde de Baependi. Na esquina com a praça, lado esquerdo, o primeiro templo metodista do Brasil, inaugurado em 1886. No centro da imagem, a estátua do escritor José de Alencar.
A praça chamava-se Largo do Catete ou Ponte do Catete, pois ali se localizava a Ponte do Salema, sobre o rio Carioca (foi, talvez, o primeiro pedágio cobrado na cidade, no século XVII). Em 1897 mudou de nome quando da chegada da estátua feita pelo escultor Rodolfo Bernadelli. No lado direito destaque para a Igreja Nossa Senhora da Glória, que fica no Largo do Machado. Autoria da foto: A. Ribeiro.
De acordo com a Constituição de 1824 e pelo que eu entendo, apenas a religião católica não tinha restrições para a realização de cultos ". Religiões "protestantes" só poderiam realizá-los em ambientes fechados. Se Deus e Jesus Cristo são cultuados em ambas as religiões, qual seria a lógica de apenas a Igreja Católica possuir tal privilégio? FF: Um estudante de 15 anos armado com uma faca atacou diversos alunos em uma Escola Municipal na Praça Santos Dumont na Gávea. Ninguém ficou ferido e o adolescente foi "apreendido". Se essa moda pega ..
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirDurante muito tempo a religião católica foi a oficial do país, inclusive garantido pela constituição. A relação entre a igreja católica e o poder vigente muitas vezes foi promíscua.
Outras denominações religiosas sofriam perseguições (algumas ainda sofrem).
O tema religião sempre é polêmico.
O belo templo agora está meio escondido pelas transformações havidas em seu entorno.
ResponderExcluirQuantas barbaridades foram e são cometidas por seguidores de alguma religião. Em nome de algum “deus de amor” se mata, se escraviza, se destrói.
E não é só a religião católica tem relação promíscua com o poder.
O que tem de "guerra santa" em nome de Deus na história mundial... Antes o clero influenciava governos, hoje o próprio "bispo" sai candidato e às vezes vence.
ExcluirFF: um fato em comum une os recentes casos de violência em escolas de SP e daqui. Alunos recém transferidos de outras escolas após casos de agressões e de injúria racial.
Isso está acontecendo por uma razão que eu mencionei nesta semana em um comentário: o combate ao racismo só terá terá êxito após a implantação de inúmeras "políticas públicas" e de várias outras ações, que depois de implementadas seus efeitos só se farão sentir após décadas, quando houver uma efetiva conscientização da sociedade. Resolver essa questão tão delicada com medidas eleitoreiras ou através de "canetadas" só ira agravar o problema, pois "a lei pode punir as ações, mas não a consciência".
ExcluirJá vi placa de Igreja Wesleyana. É a metodista?
ResponderExcluirNo Boulevard 28 de Setembro, perto da Praça Barão de Drummond, tem um templo metodista. Sempre bem conservado.
ResponderExcluirO Estado brasileiro só é laico para inglês ver, porque no STF, na Câmara dos Deputados, no Senado e em centenas de órgãos públicos país afora há crucifixos pendurados nas paredes, em lugar de destaque. Não me consta que o budismo, o islamismo e outras religiões reconheçam esse símbolo.
ResponderExcluirEm se tratando de "religiões evangélicas" o tema é profícuo. Martinho Lutero não poderia imaginar que sua "rebeldia" gerasse tantos frutos. Só no Brasil existem mais de 400 "denominações" ou variações de igrejas protestantes. O fato é que por divesos fatores "que não cabem aqui", essas religiões geram um ativo financeiro de proporções incalculáveis. Posso citar como exemplo o bancário Edir Macedo, um praticantes de uma religião de matiz africana que após se tornar um "relapso", passou a pregar em 1977 no Jardim do Méier e fundou a IURD, que teve como primeira sede um local onde funcionou uma funerária no bairro da Abolição. A colossal fortuna amealhada pela IURD nesses pouco mais de 42 anos é um mistério que desafia as mais férteis imaginações. Seria o Poder de Deus?
ResponderExcluirAs cédulas brasileiras possuem a inscrição "Deus seja louvado" e a CF diz que foi promulgada sob a proteção de Deus. Provas inequívocas de que o Estado é laico.
ResponderExcluirConheci um ex-major do BOPE que se orgulhava de em suas incursões, quando se deparava em alguma casa com um gongá ou imagens católicas ou de umbanda, quebrava tudo a pontapés. Após ir para a reserva, virou pastor protestante. Alguns anos depois arranjou uma amante e foi chutado de casa pela esposa. Dois de seus muitos filhos são policiais civis e um deles também é do BOPE.
ResponderExcluirO cúmulo do fanatismo religioso ocorre em seitas criadas por farsantes. Havia um programa na ID Discovery somente sobre isso. Era inimaginável o que ocorria nessas seitas. Lembram do Jim Jones?
ResponderExcluirUma das seitas se chamava "Heaven's Gate". Seus criadores diziam que naves extraterrenas viriam pegar as pessoas boas e levar para outros mundos, que eles chamavam de Próximo Nìvel. Os fanáticos acreditavam piamente nisso. Em março de 1997, quando o cometa Hale-Bopp estava no seu brilho máximo, os criadores disseram que as naves extraterrenas estavam chegando junto com o cometa. Mas os seguidores teriam de estar preparados para embarcar nelas, o que exigia que estivessem mortos. Trinta e nove cometeram suicídio. É muito interessante e incrível ler a história dessa seita na Wikipedia. Há muitos detalhes que eu não poderia colocar aqui, em virtude de sua extensão.
Eu poderia escrever muita coisa sobre religião, mas desagradaria a todos. Então, vou ficar em silêncio.
ResponderExcluirContinuando os absurdos tupiniquins, um desembargador revogou a prisão preventiva do "modelo" que com uma moto estraçalhou um jovem na orla da Barra, ano passado. Foi alegado, entre outros motivos, "bons antecedentes"... Só terá que entregar passaporte e usar tornozeleira... Estará solto em instantes.
ResponderExcluirTornozeleira eletrônica é para inglês ver. Não serve para nada. Eu pergunto: crime filmado, velocidade da moto estabelecida, autor confirmado sem dúvida. O que está faltando para condenar esse cara? Casos como esse, em que não há nenhuma dúvida sobre autoria, deveriam passar a frente de todos os outros. Mas vai entrar na fila, e como gente rica não pode ser presa enquanto o STF não determinar isso, já podemos contar que o marginal ficará impune.
ExcluirCrimes de homicídio de trânsito no Brasil são uma piada, tudo se encaixa na modalidade de culposa, imperícia ,imprudência ou negligência. No final vai dar cesta básica. Revoltante.
ExcluirPassam os governantes e ninguém muda isso. O outro exemplo e menor assassino para matar é maior para ser julgado menor. Passam as décadas e nada muda.
Hélio, foi o "lourinho rico" que atropelou o "moreninho pobre". Se fosse o contrário, teriam levado embora a chave da cela.
ExcluirAnos atrás um dos filhos do Eike atropelou e matou um ciclista. No fim queriam culpar o falecido...
O ex-jogador Edmundo foi "condenado" pela morte de pessoas em uma ocorrência na Lagoa. Mas até hoje nada de cumprir pena, só enrolando para as instâncias superiores. Capaz até de ter prescrito.
ExcluirE muitos outros casos até fora do trânsito. Homicídios passionais, então...
A melhor profissão do mundo é a de juiz de direito no Brasil. Pode fazer o que bem entender, cobrar o quanto quiser, e nunca vai ser preso. O lourinho deve ter muita bufunfa.
ExcluirEu sou espírita e sempre busquei a evolução, e em razão disso tenho muitos anos de estudo do tema, inclusive na área da física quântica. Além disso, muito frequentei sessões de várias seitas de religiões africanas e acredito na sua eficácia, pois afinal de contas vivemos sob a égide de uma grande energia cujo nome se convencionou a ser chamada de Deus. A diversidade de religiões existe em razão da imensa disparidade de povos e culturas que possuem variados tipos de entendimento.
ResponderExcluirO sincretismo existente entre religiões africanas e o catolicismo existe para que um entendimento razoável, principalmente entre os católicos, que são obviamente mais evoluídos. Dessa forma "Ogum" corresponde à São Jorge, "Oxossi" à São Sebastião, "Iansã" à Santa Bárbara, e daí por diante. O universo dos Orixás é complexo e requer algum estudo.
ResponderExcluirQuando morei na Tijuca, rua Dona Delfina 46, o número 60 era e ainda é uma casa de dois andares. Na época, ali moravam vários rapazes da religião mórmon. Todo dia eles saíam, vestidos tradicionalmente com calça social preta, camisa social branca, gravata preta, uma Bíblia debaixo do braço e um crachá no peito. Pareciam estrangeiros: muito brancos, altos, bem educados.
ResponderExcluirNa rua Maxwell tem um prédio da igreja mórmon. Muitíssimo bem cuidado, ocupando uma área imensa, sempre bem pintado, vasta área gramada super-aparada, jardim muito bem cuidado. Dá gosto de ver.
ResponderExcluirA igreja mórmon possui um banco de dados de genealogia com mais de um bilhão de registros.
ResponderExcluirÉ excepcional este trabalho dos mórmons, Mundialmente reconhecido.
ExcluirVerdade.
ExcluirAo norte, mas nas imediações de Guarapari, existe um conjunto de praias denominado apropriadamente de Três Praias. Duas delas são bem curtas e uma é mais extensa. Nesta, há um muro em quase toda sua extensão, delimitando o CATRES (Centro Adventista de Treinamento e Recreação do Espírito Santo). O CATRES é muito bonito e bem organizado. A praia em si tem acesso um pouco complicado, a menos que você consiga passar por dentro do CATRES. Mas é a melhor praia do ES que eu conheço. Não conte com água do mar transparente, porque isso não existe no ES. Mas o fundo é de baixo declive, as ondas são bem pequenas, ótimas para pessoas como eu que gostam de furá-las mas não sabem nadar. Antigamente as outras duas praias eram propriedade de uma empresa do grupo VARIG. Funcionários podiam acessá-las e estacionar o carro à sombra. Delas, através de um caminho sobre pedras (parecidas com o Arpoador), se conseguia chegar à tal praia do CATRES, que alguns chamam de Praia dos Adventistas.
ResponderExcluirO Guia de Praias da Quatro Rodas que tenho aqui chama mesmo de Praia dos Adventistas e, separadamente, as Três Praias. No Maps elas têm um subtítulo, a do centro Praia da Leontina, ao norte dela a Praia de Mateus Leme e ao sul Praia do Saco.
ExcluirE na foto de satélite é vemos que uma recente construção de condomínio Alphaville está cercando as Três Praias. Poderia ser pior, mas possível final de um trecho de paraíso.
Paulo, toda aquela área terraplenada no Google era cheia de árvores altas. Em 1993, quando fiquei sabendo das Três Praias, eu trabalhava na VARIG e a área era do Hotel Tropical, uma empresa do grupo. Havia uma cancela na avenida Padro José de Anchieta. Passando pela cancela se pegava a estradinha que desembocava na chamada Praia do Saco. Dali, por cima das rochas, se chegava à Praia dos Adventistas.
ExcluirJá em 1997, quando voltei pela segunda vez, fiquei numa pousada situada numa rua de terra. Saindo da pousada pela direita, se chegava à porteira de um sítio, passava-se por ela, saía-se do outro lado e logo adiante ficava o CATRES.
Em 2000, voltando lá pela terceira vez, eu estava hospedado no SESC de Guarapari. Fui de carro e peguei a tal rua Estrela do Mar, que desembocava no final da Praia dos Adventistas.
Em 2001, já na quarta vez, fiz amizade com um garoto que dava acesso ao estacionamento do CATRES e ele deixava que eu entrasse e parasse o carro ali dentro. Havia uma portinhola que dava acesso à areia da praia.
Tenho ótimas recordações dessa praia e de Guarapari. E do ES em geral, onde estive várias vezes, em cidades diferentes: Vitória, Vila Velha, Guarapari, Santa Maria do Jeribá, Domingos Martins, Conceição da Barra (passei duas férias lá), São Mateus.
Em 2000 e 2001 hospedei-me no SESC de Guarapari e fui até o de Praia Formosa. Sensacionais, ambos.
Em 2002, fiquei no SESC de Grussaí. Também excelente.
Assim como os presbiterianos tradicionais, os metodistas que conheci sempre tiveram boa relação com minha família, quase toda católica. Se convidados comparecem à cerimônias de casamentos e outros eventos de destaque em templos católicos.
ResponderExcluirNão conhecemos luteranos, que devem ser raros no Rio, mas acredito que eles também não evitam a convivência com pessoas de outras religiões.
Se não me engano a Igreja Metodista também tem uma versão neo-pentecostal. Não sei se foram dissidentes que fundaram ou se só usaram o nome, acrescentando algum outro termo para não ficar igual.
Com meia hora de caminhada a partir da Pç. José de Alencar podemos chegar ao templo dos positivistas na Benjamin Constant.
Essa religião sem um deus foi a maior influência na mudança do regime em 1889, conseguiu colocar o lema "Ordem e Progresso" na Bandeira Nacional, e incluiu o item de que o Estado deve tratar por igual todas as religiões, mantendo-se laico.
https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2020/09/igreja-positivista-templo-da-humanidade.html
ExcluirQuando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus... Frase de Millôr Fernandes. Mais sucinto, impossível.
ResponderExcluirQuanto a espiritualidade, fé, etc, pra mim todo esse papo é um grande remédio homeopático. Ou seja, puro placebo.
Minha Mãe se casou nessa igreja em 1969...chovia muito nesse dia e o Galaxie que ela estava ficou preso no Rebouças...
ResponderExcluirHá poucos dias a cabeça de muito fundamentalista cristão do Brasil deve ter "entrado em parafuso" com as imagens de israelenses vestidos de vermelho protestando e agitando orgulhosamente a bandeira do Estado de Israel, contra as mudanças propostas pelos extremistas de direita daquele país.
ResponderExcluirMuitos desses brasileiros devem achar que essa bandeira é só para manifestações de religiosos a favor de extremistas de direita, cristão de preferência (mesmo que cristão da "boca pra fora").
Creio que o PM de Israel deve ser o político mais inteligente do momento. Trinta anos e continua lá.
ExcluirO Bibi está respondendo a uma dezena de processos. Deve ser honestíssimo.
ExcluirA Igreja Metodista do Brasil foi criada nos moldes da doutrina de John Wesley, tendo por principal característica uma doutrina ecumênica com outras denominações; faz parte do Conselho Mundial de Igrejas e, desta igreja metodista inicial, houve duas grandes divisões principais: em 1967 dividiu-se a Igreja Metodista Wesleyana, e em 1993 a Igreja Metodista Renovada, das quais a principal é a Metodista Wesleyana.
ResponderExcluirEsses neopentecostais estão dominando o país. Estávamos à beira do abismo e demos um passo adiante.
ResponderExcluirO fanatismo religioso é ruim onde quer que seja, e o Estado de Israel, o Sionismo internacional e os seus "braços financeiros" (leia-se bancos internacionais) são diretamente responsáveis pela "guerra religiosa" que assola a região há 75 anos.
ResponderExcluirNo universo de igrejas evangélicas que existem "mundo afora", não se pode esquecer os "Amish", uma seita existente nos EUA com características curiosas. Vivem em condições de atraso impressionante, vestem-se à moda do Século XVII com uma indumentária da época e semelhante à propaganda estampada nas latas de Aveia Quacker, "são polígamos, são avessos à modernidade, e não utilizam eletricidade. Ficar à noite no escuro e com muita mulher "ao alcance", não resta ourta alternativa senão.....
ResponderExcluirBoa tarde Saudosistas.
ResponderExcluirEm se tratando de religião, eu sigo a seguinte regra.
Se existe um Deus ou algo maior que rege nossas vidas, ele é o rádio, religiões para mim são estações de radio, cada um ouve aquela que melhor lhe agrada. Eu mesmo já passei por algumas estações. O resto não passa de fanatismo religioso e todas com os seus interesses escusos, sobre o pobre coitado do seguidor.
Assino embaixo, perfeito.
Excluir