Relembramos hoje a época áurea dos fotologs no provedor Terra, que durou de 2005 até 2013.
Fomos notícia no Globo Online, na Veja, no Estado de São Paulo, no SBT. Participamos de palestras sobre o Rio Antigo na Casa Lauro Alvim.
E, mais importante, fizemos grandes amizades.
A ideia, além de resgatar fotos do Rio Antigo, que na época era coisa difícil, era publicar comentários de quem havia vivido aquela época, principalmente com a divulgação de fatos e fotos familiares.
O então talentoso Conde di Lido criou o símbolo do S.E.M.P.R.E., que tia Lu descreveu como "Sociedade Edificante Multicultural dos Prazeres e Rituais Etílicos".
A mansão da foto se localiza no Alto da Boa Vista e é a sede oficial.
O grupo foi se formando pouco a pouco, com a entrada de novos membros que eram selecionados em democráticas reuniões realizadas, por exemplo, no Alcazar, no Garota da Urca, no Barril 1800, no bar Lagoa, no Belmonte e por aí vai.
O diploma do inesquecível concurso "Sherlock Holmes" também foi criação do Conde di Lido. O regulamento foi feito pelo Helio Ribeiro, grande incentivador do "Saudades do Rio".
Abaixo os 5 vencedores recebendo seus diplomas em uma noite inesquecível no restaurante "Degrau":
Foi uma pena a perda de anos de fotos e comentários quando do final do fotolog do provedor Terra. Abaixo relembramos alguns daqueles fotologs.
O "Saudades do Rio" teve início em 2005, vindo do "fotolog.net", por insistência do Conde di Lido. Foi uma das poucas boas ideias do Conde. O Terra reuniu muita gente boa e era de fácil acesso.
O "Carioca da Gema", do Tumminelli, também oriundo do fotolog.net, foi um dos primeiros. Ao lado do Andre Decourt, que nunca participou do Terra, mas mantinha seu estupendo "site" "Foi um Rio que passou", foi um grande incentivador das pesquisas sobre o Rio Antigo.
O Bispo Rolleiflex, o querido Lavra. tinha um sem número de fotologs. Às vezes queria apagar uma foto sob a acusação de que já havia sido publicada e apagava todo o fotolog. Tinha também uns dois ou três fotologs de rascunho e aí acabava publicando amanhã a fotografia que seria de hoje, e hoje publicava a foto de anteontem. No fim tudo dava certo.
O "Rio de Fotos" do sempre bem-humorado Derani, tal como o "Saudades do Rio", foi para onde o Aguinaldo Silva e seu braço-direito Francisco Patricio enviaram fotos estupendas.
O saudoso Richard (Richaaard) tinha o "Ontem e Hoje", com boas fotos e histórias. A melhor de quando foi preso na Cinelândia, quando saiu para comprar cigarros durante um tumulto em 1968.
O "Voando para o Rio" do prezado JBAN tinha um outro olhar sobre o Rio Antigo. Sua extensa série sobre o "Zeppelin" fez enorme sucesso.
O "Lanterna Mágica" do "primo Bouhid", era do grupo.
O "Mapas" do Celsão, que trazia mapas do Rio Antigo.
O "Outstandings", do Conde di Lido, não era do Rio Antigo, mas é citado pelo muito que o Conde colaborava com os FRA, com suas colorizações, publicava fatos diversos.
Foi uma época muito boa. Inúmeros comentaristas, muitos comentários, grandes histórias, figuras sensacionais (reais ou virtuais, como o Professor Pintáfona, o General Miranda, Karina, Manitu, Josafá Pederneiras, Frei Henrique Boaventura, Dra. Psicóloga, Creuza, Tertuliano Delacroix, Eleutério Miranda, Giseli Loira, Beatrice Portinari, Observadores de vários tipos, A Gerência, Finólia Piaberelina, Renato, Fidelino Leitão de Menezes e tantos outros), além de vários que, infelizmente, partiram, como o Belletti. o Richard, o AG, o Etiel, a Malu Auler.
Agradeço a todos que colaboraram e ainda colaboram com o "Saudades do Rio" e saúdo a todos que ainda acompanham o blog.
E peço desculpas pelas eventuais omissões.
Foi uma época profícua em fotologs. Só sobrou o SDR
ResponderExcluirQuantas lembranças. Você tem todo o acervo deles ou as postagens se perderam?
ResponderExcluirQuem são as pessoas nas fotos? Alguém pode identificá-las?
ResponderExcluirCesar, infelizmente o acervo da maioria dos fotologs se perdeu. Tenho parte de alguns deles.
ResponderExcluirJoel, as fotos “individuais” são dos vencedores do concurso Sherlock Holmes.
Nas fotos de grupo aparecem tia Lu, tia Nalu, o Conde, o Decourt, o Tumminelli, o Lavra, o FlavioM, o Roberto, a tia De, o Gustavo Lemos, a tia Milu, o Candeias, o JRO, o Richard, a Dra. Psicóloga, a Condessa, o Mauroxará, o Menezes, etc
O Rafael Netto, o Jaymelac, e por aí vai
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirObrigado pela lembrança do "meu cantinho". Foram bons tempos.
Parte das postagens foi para o Facebook. Outras, depois, para outras redes sociais.
Como não esquecer da saga da "Mamãe Maluquinha", que infelizmente não consigo lembrar do nome da autora, acho Lyscia Braga, ou algo parecido. O gerente, com certeza, irá me corrigir, se for o caso.
Vou acompanhar os comentários.
FF: dia estranho, com incêndios no centro e falta de luz em regiões do centro e zona sul. A rádio Tupi está sem luz e a transmissão foi interrompida.
Sim, Lyscia. Casada com um cineasta.
ExcluirSobre os (as) comentaristas, como não esquecer da "Tya" e seus "sobrinhos"...
ResponderExcluirVou acompanhar os comentários.
ResponderExcluirAgradeço a lembrança . Um prazer diário encontrar nossos amigos virtuais aqui no "saudades". Um abração em todos!
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Que grata satisfação acordar e rever as histórias dos FRA, fotos dos encontros do SEMPRE, da premiação no Restaurante Degrau, onde conheci pessoalmente a maioria dos comentaristas diários da época, relembrar dos fundos de cada um dos fotologs que acompanhava diariamente, muitas vezes chegava mais cedo no trabalho e antes de abrir meu e-mail acessava os FRA para ver as postagens do dia.
ResponderExcluirParabéns ao Dr. Luiz D', pela resistência e de continuar a nos proporcionar diariamente fotos e histórias, que enriquecem nosso conhecimento sobre a cidade do Rio de Janeiro.
FF. Vi agora no UOL Esporte que o Flamengo contratou o Neymar por 400 milhões de Reais, o jogador virá após se recuperar da cirurgia e disputará o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo.
ResponderExcluirSerá verdade? Foi um bom ou péssimo investimento da Diretoria do Flamengo? Ou tem jabá embaixo deste angu?
Há rumores de que o "mercado da bola" virou uma grande "lavanderia".
ExcluirTomara que não seja verdade..
ExcluirCaiu 1º de abril!
ExcluirRapaz! Já deu um livro! Que histórias! Um prazer participar e colaborar com o SdR. Entrei aqui por acaso, procurando uma foto do já extinto Colégio Curso Infantil, em Copacabana, no qual Luiz e eu, e alguns outros daqui, estudamos. Faz uns 15 anos ou mais que diariamente abro essa pagina. Uma alegria.
ResponderExcluirO Sebastião Lacerda, filho do Carlos Lacerda vendeu para o IMS um lote de fotos do Rio da coleção do pai, que começam a circular.Um show de inéditas. Como digo, o lance do futuro é redescobrir o passado. Parabéns Luiz e a todos os Leais e Heroicos participantes da empreitada. História diária!
As fotos retratam um outro tempo. Diante da realidade atual onde existe uma divisão ideológica da sociedade e onde é frequente a exacerbação do tom dos comentários, seria coerente e viável um encontro dos comentaristas como os retratados nas fotos?
ResponderExcluirsem armas, ok!
ExcluirO comentário, em tom irônico light, foi meu
ExcluirTambém respondendo de forma irônica, se você se refere às armas "de fogo", "armas brancas", e/ou qualquer instrumento pérfuro-cortante, eu concordo em gênero, número, e grau. Mas em se tratando "de canetas", eu tenho que discordar. Um ser humano que não possui uma "caneta afiada" ou não sabe usá-la, "tá lascado, visse?"
ExcluirSim, seria e é viável. Tivemos um encontro no mês passado, com participação de vários comentaristas com diferentes opiniões sobre a situação política brasileira e foi um encontro agradabilíssimo e interessante.
ExcluirAcho que conheci todos esses FRA,s.
ResponderExcluirBons tempos mesmo!
Caramba, não sabia da existência da maioria dos FRA's mostrados. Se o DoContra estiver lendo a postagem de hoje, vai fazer pouco caso de tudo.
ResponderExcluirDestaque para o Lavra, grande figura com os suas postagens que ele mesmo deletava. Alguns dias até 2 vezes.
ResponderExcluirProfessor Jaime ainda na ativa, agora no Facebook. Tinha também o Ilha Hoje, que cumpria a mesma missão do Rio de Hoje do Rafael Netto, mas exclusivamente na Ilha do Governador e demais ilhas dos arredores.
Sugestão: o gerente do SDR poderia postar as melhores d'O Clone, afinal o que seria do Administrador Desconhecido se não fosse o SDR original?
Um mero desconhecido.
De vez em quando são postadas algumas de O Clone.
ExcluirAlguns tiveram fotoblogs na UOL, além do Luiz, o Augusto e o Candeias. E, se não estou me confundindo, o Conde também.
ResponderExcluirSerá que ainda são acessíveis em algum canto da internet?
Já eram.
ExcluirEsse meu do UOL eu, em um acesso de "Lavra", deletei por engano. Tinha chegado à capacidade máxima e pedia para excluir ou compactar algumas postagens. Acabei deletando o fotoblog inteiro...
ExcluirDe início, agradeço ao Luiz as várias citações em relação à minha humilde pessoa. Foi um tempo no qual eu dominava o Photoshop com alguma qualidade e fiz as colorizações de fotos antigas, o brazão do S.E.M.P.RE. e o diploma do concurso Sherlock Holmes.
ResponderExcluirHoje, com a evolução de 18 anos, o Photoshop ficou tão sofisticado que não tive, aos 75 anos, paciência de acompanhar a tecnologia. Hoje nem sei mais colocar cores em uma foto.
Conheci o Luiz nos tempos do fotolog.net que era pouco visto na rede. Não fui o único a insistir com o Luiz para fazer um fotolog mais acessível . Quem também insistiu muito foi o Celso Serqueira, vulgo Celsão, a quem os fotologs muito devem.
Admiro o Luiz sob todos os aspectos. Como amigo, pesquisador , e resiliente por conseguir manter viva a chama do seu Fotolog, hoje citado, até pelo Google, como referência.
Muito me honra ter tido uma mínima participação no sucesso do site.
Outra coisa impressionante é a capacidade de catalogar e compartimentalizar os assuntos. Talvez seja a pessoa mais organizada que conheço. O que se pede a ele por MD não demora um minuto para a resposta.
Todas as pessoas amigas que se foram nesses 18 anos geram saudades eternas. Os comentários deles foram antológicos, em especial os do AG que, apesar de nunca ter estado com ele ao vivo, era um cara que eu considerava como grande amigo. Inteligente, sagaz e dono de um humor refinadíssimo.
As "personagens" citadas eram fenomenais. Alguns aparecem bixestamente em comentários.
Por fim, parabéns efusivos ao Luiz por manter essa grande fonte de informação sobre o nosso Rio de Janeiro que, visto do alto, é a coisa mais linda do mundo.
Conde, você está desatualizado. O seu conceito sobre o Rio apesar de ser uma afirmação antológica, vai precisar de uma atualização. Depois que der um sobrevôo no Rio vai perceber que "nem de cima, nem de lado, e nem no rés do chão".
ExcluirConde, esqueceu daquele encontro com o AG no Zona Sul da Praia do Leme. Mas é mesmo melhor esquecer, pelo que o AG revelou...
ResponderExcluirisso foi muito interessante. na caixa do ZS havia um cara que me encarava e à Angela de modo persistente. Achei estranho, mas relevei.
ExcluirNo dia seguinte o AG me disse que havia me reconhecido e seguido até a minha casa. Deu o endereço certinho. Até hoje não sei o porquê de ele não ter falado comigo...
Ele não falava com qualquer um.
ExcluirPois é... não mereci a honra de falar com ele. Acho que a única pessoa a conhecê-lo pessoalmente, foi o Tutu.
ResponderExcluirMuito boa tarde a todos!
ResponderExcluirÊ Saudade!
Conheci os Fotologs meio que por acaso, quando a Leninha (Maria Magdalena) me avisou: - Olha uma foto da sua mãe na internet! E lá estava D. Lalinha, com D. Ignês (avó da Leninha) e outras professoras, no Fotolog do Prof. Jaime, que eu já conhecia do Colégio Mendes de Moraes. E fui descobrindo aos poucos os outros Flogs, arriscando uns comentários aqui e ali, e -surpresa- sendo aceito! Pude até apresentar o Museu Eraldo de Relíquias, Descobertas e Alfarrábios (aquela caixinha cor de rosa de agulhas de injeção, que aparece na página do Candeias, pertence ao vasto a cervo do M.E.R.D.A.)
Bons tempos!
E parabéns a todos nós!
É tempo de reencontros! Como vai, Luiz? Faz tempo, não?
ExcluirO Conde di Lido tinha dois fotologs, se não me engano: um era o Outstandings; não lembro o nome do outro.
ResponderExcluirpor pouco tempo tive um fotolog chamado"colorindo o passado". A falta de paciência em me atualizar no Photoshop me desencorajou. Em tempo, estou ouvindo, talvez o mais importante CD da história, " Bee Gees Daily mix 1" no Spotfy. Show de talento!!!!
ExcluirNo Brasil ainda há um grande preconceito contra os idosos. Em certos aspectos, não é preconceito e sim a constatação da realidade. Mas vendo a profusão de FRA's antigos, boa parte dos quais tinha como autores pessoas já passadas em anos, conclui-se que a atividade intelectual, a criatividade, a capacidade de pesquisa e de redação, entre outras qualidades, não é necessariamente perdida com a idade.
ResponderExcluirCom todo respeito, mas as fotos dos grupos mostram algumas senhoras que ainda eram autênticos pitéus.
ResponderExcluirTalvez muitos já saibam mas o Wayback Machine ainda guarda arquivos desses fotologs. Como não sei exatamente como fazer, o segredo é fuçar, fuçar e fuçar.
ResponderExcluirPor exemplo: acesse um dos links citados nesta reportagem
https://extra.globo.com/noticias/rio/fotologs-contam-historia-do-rio-antigo-724500.html
Naturalmente ele vai dar "page not found". Copie o endereço url e cole na busca do Wayback Machine: https://archive.org/web/
Clique em "URL". O site vai fazer uma grande lista de links.
Clique num deles. Muitas vezes as imagens, textos e comentários ainda estão lá.
Veja o que deu quando procurei lá, por exemplo, o fotolog do Andre Decourt
https://web.archive.org/web/*/https://www.fotolog.com/andredecourt*
Espero ter ajudado de alguma forma.
Vou tentar.
ExcluirComecei descobrindo o Arqueologia do Rio do Rouen, onde acompanhava as aventuras a bordo do "bode". Tempos depois conheci o Rio que passou, este Saudades do Rio e outros mais. Pena que foram liquidados pelo provedor.
ResponderExcluirMeus parabéns efusivos ao Luiz D' por manter este aqui por todos esses anos!
Existe (ou existia) uma cópia do Flog do Prof. Jaime (Ilha do Governador) em um provedor na Índia (!) . Cheguei a vê-lo há tempos. Não podia ser comentado, só lido.
ResponderExcluirvoltando aos Bee Gees, é impressionante o que o Robin faz. Adapta seu vibrato de voz ao compasso que está escrito na pauta. Uma puta habilidade!
ResponderExcluirCandeias vai entender o que eu disse...
ResponderExcluirPancada de chuva ontem à noite e previsão de tempo fechado boa parte do dia de hoje, principalmente agora na parte da manhã. Ressaca com ondas de até 3,5 metros na orla do estado.
ResponderExcluirParece que, em breve, finalmente sairá a postagem do título rubronegro.
Notícias do André Decourt ?
ResponderExcluirO "Foi um Rio que passou" era, de fato, formidável.
Faz muita falta.
Bom domingo a todos.
Andre está bem. Tem comentado no Facebook. Esteve na última reunião do grupo no mês passado.
ResponderExcluirÓtima notícia, obrigado.
ResponderExcluir