Total de visualizações de página

sábado, 1 de abril de 2023

DO FUNDO DO BAÚ: FRA-FOTOLOGS DO RIO ANTIGO

Relembramos hoje a época áurea dos fotologs no provedor Terra, que durou de 2005 até 2013.

Fomos notícia no Globo Online, na Veja, no Estado de São Paulo, no SBT. Participamos de palestras sobre o Rio Antigo na Casa Lauro Alvim.

E, mais importante, fizemos grandes amizades.


A ideia, além de resgatar fotos do Rio Antigo, que na época era coisa difícil, era publicar comentários de quem havia vivido aquela época, principalmente com a divulgação de fatos e fotos familiares.


O então talentoso Conde di Lido criou o símbolo do S.E.M.P.R.E., que tia Lu descreveu como "Sociedade Edificante Multicultural dos Prazeres e Rituais Etílicos".
A mansão da foto se localiza no Alto da Boa Vista e é a sede oficial. 



O grupo foi se formando pouco a pouco, com a entrada de novos membros que eram selecionados em democráticas reuniões realizadas, por exemplo, no Alcazar, no Garota da Urca, no Barril 1800, no bar Lagoa, no Belmonte e por aí vai.

O diploma do inesquecível concurso "Sherlock Holmes" também foi criação do Conde di Lido. O regulamento foi feito pelo Helio Ribeiro, grande incentivador do "Saudades do Rio".

Abaixo os 5 vencedores recebendo seus diplomas em uma noite inesquecível no restaurante "Degrau":






Foi uma pena a perda de anos de fotos e comentários quando do final do fotolog do provedor Terra. Abaixo relembramos alguns daqueles fotologs.


O "Saudades do Rio" teve início em 2005, vindo do "fotolog.net", por insistência do Conde di Lido. Foi uma das poucas boas ideias do Conde. O Terra reuniu muita gente boa e era de fácil acesso.


O "Saudades do Rio - O Clone" foi criado pelo Administrador Desconhecido para suprir as férias do "Saudades do Rio". Mas consolidou-se, por muitos anos, também como uma fonte muito interessante das coisas do Rio Antigo.


O "Arqueologia do Rio de Janeiro", do caro M. Rouen, era especialista em detalhar as construções da cidade. Suas séries sobre o Monumento Rodoviário e o bairro de Botafogo (em especial o Edifício Pimentel Duarte) foram extraordinárias.

O "Carioca da Gema", do Tumminelli, também oriundo do fotolog.net, foi um dos primeiros. Ao lado do Andre Decourt, que nunca participou do Terra, mas mantinha seu estupendo "site" "Foi um Rio que passou", foi um grande incentivador das pesquisas sobre o Rio Antigo.


Numa época em que as fotos da Zona Norte eram difíceis de encontrar, o "Zona Norte", do Antolog, se destacava.


O prezado Candeias, nosso "The Voice", é dos mais antigos nos FRA-Fotologs do Rio Antigo. Suas histórias enriquecem sobremaneira os comentários.



Outro que se mantém até hoje é o "site" sobre a Ilha do Governador do prezado Jaime Moraes. É inacreditável o acervo sobre a ilha que ele possui.

O Bispo Rolleiflex, o querido Lavra. tinha um sem número de fotologs. Às vezes queria apagar uma foto sob a acusação de que já havia sido publicada e apagava todo o fotolog. Tinha também uns dois ou três fotologs de rascunho e aí acabava publicando amanhã a fotografia que seria de hoje, e hoje publicava a foto de anteontem. No fim tudo dava certo.


O "Coisa Lúdica" era da tia Milu, embaixadora plenipotenciária da Urca e adjacências.


"O Pharol" foi uma criação extraordinária do Derani, onde se destacava o "Anão Duarte".


O "Rio de Outros Janeiros", do Pgomes, nos brindava com fotografias e até filmes feitos pelo avô dele. Um espetáculo.

O "Rio Hoje", do Rafael Netto, o "Rafito", contribuía com seus conhecimentos e com fotos comparativas do Rio Antigo com o Rio atual.

O "Rio de Fotos" do sempre bem-humorado Derani, tal como o "Saudades do Rio", foi para onde o Aguinaldo Silva e seu braço-direito Francisco Patricio enviaram fotos estupendas.



O "Rio para Sempre" do Augusto também fazia parte dos fotologs do Rio Antigo. E o Augusto segue como comentarista diário do "SDR".


O saudoso Richard (Richaaard) tinha o "Ontem e Hoje", com boas fotos e histórias. A melhor de quando foi preso na Cinelândia, quando saiu para comprar cigarros durante um tumulto em 1968.




O "Voando para o Rio" do prezado JBAN tinha um outro olhar sobre o Rio Antigo. Sua extensa série sobre o "Zeppelin" fez enorme sucesso.


O "Lanterna Mágica" do "primo Bouhid", era do grupo.


O "Mapas" do Celsão, que trazia mapas do Rio Antigo.


O "Outstandings", do Conde di Lido, não era do Rio Antigo, mas é citado pelo muito que o Conde colaborava com os FRA, com suas colorizações, publicava fatos diversos.

Foi uma época muito boa. Inúmeros comentaristas, muitos comentários, grandes histórias, figuras sensacionais (reais ou virtuais, como o Professor Pintáfona, o General Miranda, Karina, Manitu, Josafá Pederneiras, Frei Henrique Boaventura, Dra. Psicóloga, Creuza, Tertuliano Delacroix, Eleutério Miranda, Giseli Loira, Beatrice Portinari, Observadores de vários tipos, A Gerência, Finólia Piaberelina, Renato, Fidelino Leitão de Menezes e tantos outros), além de vários que, infelizmente, partiram, como o Belletti. o Richard, o AG, o Etiel, a Malu Auler.

Agradeço a todos que colaboraram e ainda colaboram com o "Saudades do Rio" e saúdo a todos que ainda acompanham o blog.

E peço desculpas pelas eventuais omissões.




50 comentários:

  1. Foi uma época profícua em fotologs. Só sobrou o SDR

    ResponderExcluir
  2. Quantas lembranças. Você tem todo o acervo deles ou as postagens se perderam?

    ResponderExcluir
  3. Quem são as pessoas nas fotos? Alguém pode identificá-las?

    ResponderExcluir
  4. Cesar, infelizmente o acervo da maioria dos fotologs se perdeu. Tenho parte de alguns deles.
    Joel, as fotos “individuais” são dos vencedores do concurso Sherlock Holmes.
    Nas fotos de grupo aparecem tia Lu, tia Nalu, o Conde, o Decourt, o Tumminelli, o Lavra, o FlavioM, o Roberto, a tia De, o Gustavo Lemos, a tia Milu, o Candeias, o JRO, o Richard, a Dra. Psicóloga, a Condessa, o Mauroxará, o Menezes, etc

    ResponderExcluir
  5. O Rafael Netto, o Jaymelac, e por aí vai

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    Obrigado pela lembrança do "meu cantinho". Foram bons tempos.

    Parte das postagens foi para o Facebook. Outras, depois, para outras redes sociais.

    Como não esquecer da saga da "Mamãe Maluquinha", que infelizmente não consigo lembrar do nome da autora, acho Lyscia Braga, ou algo parecido. O gerente, com certeza, irá me corrigir, se for o caso.

    Vou acompanhar os comentários.

    FF: dia estranho, com incêndios no centro e falta de luz em regiões do centro e zona sul. A rádio Tupi está sem luz e a transmissão foi interrompida.

    ResponderExcluir
  7. Sobre os (as) comentaristas, como não esquecer da "Tya" e seus "sobrinhos"...

    ResponderExcluir
  8. Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a lembrança . Um prazer diário encontrar nossos amigos virtuais aqui no "saudades". Um abração em todos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Saudosistas. Que grata satisfação acordar e rever as histórias dos FRA, fotos dos encontros do SEMPRE, da premiação no Restaurante Degrau, onde conheci pessoalmente a maioria dos comentaristas diários da época, relembrar dos fundos de cada um dos fotologs que acompanhava diariamente, muitas vezes chegava mais cedo no trabalho e antes de abrir meu e-mail acessava os FRA para ver as postagens do dia.
    Parabéns ao Dr. Luiz D', pela resistência e de continuar a nos proporcionar diariamente fotos e histórias, que enriquecem nosso conhecimento sobre a cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  11. FF. Vi agora no UOL Esporte que o Flamengo contratou o Neymar por 400 milhões de Reais, o jogador virá após se recuperar da cirurgia e disputará o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo.
    Será verdade? Foi um bom ou péssimo investimento da Diretoria do Flamengo? Ou tem jabá embaixo deste angu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há rumores de que o "mercado da bola" virou uma grande "lavanderia".

      Excluir
    2. Tomara que não seja verdade..

      Excluir
    3. Caiu 1º de abril!

      Excluir
  12. Rapaz! Já deu um livro! Que histórias! Um prazer participar e colaborar com o SdR. Entrei aqui por acaso, procurando uma foto do já extinto Colégio Curso Infantil, em Copacabana, no qual Luiz e eu, e alguns outros daqui, estudamos. Faz uns 15 anos ou mais que diariamente abro essa pagina. Uma alegria.
    O Sebastião Lacerda, filho do Carlos Lacerda vendeu para o IMS um lote de fotos do Rio da coleção do pai, que começam a circular.Um show de inéditas. Como digo, o lance do futuro é redescobrir o passado. Parabéns Luiz e a todos os Leais e Heroicos participantes da empreitada. História diária!

    ResponderExcluir
  13. As fotos retratam um outro tempo. Diante da realidade atual onde existe uma divisão ideológica da sociedade e onde é frequente a exacerbação do tom dos comentários, seria coerente e viável um encontro dos comentaristas como os retratados nas fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário, em tom irônico light, foi meu

      Excluir
    2. Também respondendo de forma irônica, se você se refere às armas "de fogo", "armas brancas", e/ou qualquer instrumento pérfuro-cortante, eu concordo em gênero, número, e grau. Mas em se tratando "de canetas", eu tenho que discordar. Um ser humano que não possui uma "caneta afiada" ou não sabe usá-la, "tá lascado, visse?"

      Excluir
    3. Sim, seria e é viável. Tivemos um encontro no mês passado, com participação de vários comentaristas com diferentes opiniões sobre a situação política brasileira e foi um encontro agradabilíssimo e interessante.

      Excluir
  14. Acho que conheci todos esses FRA,s.
    Bons tempos mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Caramba, não sabia da existência da maioria dos FRA's mostrados. Se o DoContra estiver lendo a postagem de hoje, vai fazer pouco caso de tudo.

    ResponderExcluir
  16. Destaque para o Lavra, grande figura com os suas postagens que ele mesmo deletava. Alguns dias até 2 vezes.
    Professor Jaime ainda na ativa, agora no Facebook. Tinha também o Ilha Hoje, que cumpria a mesma missão do Rio de Hoje do Rafael Netto, mas exclusivamente na Ilha do Governador e demais ilhas dos arredores.
    Sugestão: o gerente do SDR poderia postar as melhores d'O Clone, afinal o que seria do Administrador Desconhecido se não fosse o SDR original?
    Um mero desconhecido.

    ResponderExcluir
  17. Alguns tiveram fotoblogs na UOL, além do Luiz, o Augusto e o Candeias. E, se não estou me confundindo, o Conde também.
    Será que ainda são acessíveis em algum canto da internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse meu do UOL eu, em um acesso de "Lavra", deletei por engano. Tinha chegado à capacidade máxima e pedia para excluir ou compactar algumas postagens. Acabei deletando o fotoblog inteiro...

      Excluir
  18. De início, agradeço ao Luiz as várias citações em relação à minha humilde pessoa. Foi um tempo no qual eu dominava o Photoshop com alguma qualidade e fiz as colorizações de fotos antigas, o brazão do S.E.M.P.RE. e o diploma do concurso Sherlock Holmes.
    Hoje, com a evolução de 18 anos, o Photoshop ficou tão sofisticado que não tive, aos 75 anos, paciência de acompanhar a tecnologia. Hoje nem sei mais colocar cores em uma foto.
    Conheci o Luiz nos tempos do fotolog.net que era pouco visto na rede. Não fui o único a insistir com o Luiz para fazer um fotolog mais acessível . Quem também insistiu muito foi o Celso Serqueira, vulgo Celsão, a quem os fotologs muito devem.
    Admiro o Luiz sob todos os aspectos. Como amigo, pesquisador , e resiliente por conseguir manter viva a chama do seu Fotolog, hoje citado, até pelo Google, como referência.
    Muito me honra ter tido uma mínima participação no sucesso do site.
    Outra coisa impressionante é a capacidade de catalogar e compartimentalizar os assuntos. Talvez seja a pessoa mais organizada que conheço. O que se pede a ele por MD não demora um minuto para a resposta.
    Todas as pessoas amigas que se foram nesses 18 anos geram saudades eternas. Os comentários deles foram antológicos, em especial os do AG que, apesar de nunca ter estado com ele ao vivo, era um cara que eu considerava como grande amigo. Inteligente, sagaz e dono de um humor refinadíssimo.
    As "personagens" citadas eram fenomenais. Alguns aparecem bixestamente em comentários.
    Por fim, parabéns efusivos ao Luiz por manter essa grande fonte de informação sobre o nosso Rio de Janeiro que, visto do alto, é a coisa mais linda do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conde, você está desatualizado. O seu conceito sobre o Rio apesar de ser uma afirmação antológica, vai precisar de uma atualização. Depois que der um sobrevôo no Rio vai perceber que "nem de cima, nem de lado, e nem no rés do chão".

      Excluir
  19. Conde, esqueceu daquele encontro com o AG no Zona Sul da Praia do Leme. Mas é mesmo melhor esquecer, pelo que o AG revelou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso foi muito interessante. na caixa do ZS havia um cara que me encarava e à Angela de modo persistente. Achei estranho, mas relevei.
      No dia seguinte o AG me disse que havia me reconhecido e seguido até a minha casa. Deu o endereço certinho. Até hoje não sei o porquê de ele não ter falado comigo...

      Excluir
    2. Ele não falava com qualquer um.

      Excluir
  20. Pois é... não mereci a honra de falar com ele. Acho que a única pessoa a conhecê-lo pessoalmente, foi o Tutu.

    ResponderExcluir
  21. Muito boa tarde a todos!
    Ê Saudade!
    Conheci os Fotologs meio que por acaso, quando a Leninha (Maria Magdalena) me avisou: - Olha uma foto da sua mãe na internet! E lá estava D. Lalinha, com D. Ignês (avó da Leninha) e outras professoras, no Fotolog do Prof. Jaime, que eu já conhecia do Colégio Mendes de Moraes. E fui descobrindo aos poucos os outros Flogs, arriscando uns comentários aqui e ali, e -surpresa- sendo aceito! Pude até apresentar o Museu Eraldo de Relíquias, Descobertas e Alfarrábios (aquela caixinha cor de rosa de agulhas de injeção, que aparece na página do Candeias, pertence ao vasto a cervo do M.E.R.D.A.)
    Bons tempos!
    E parabéns a todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tempo de reencontros! Como vai, Luiz? Faz tempo, não?

      Excluir
  22. O Conde di Lido tinha dois fotologs, se não me engano: um era o Outstandings; não lembro o nome do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por pouco tempo tive um fotolog chamado"colorindo o passado". A falta de paciência em me atualizar no Photoshop me desencorajou. Em tempo, estou ouvindo, talvez o mais importante CD da história, " Bee Gees Daily mix 1" no Spotfy. Show de talento!!!!

      Excluir
  23. No Brasil ainda há um grande preconceito contra os idosos. Em certos aspectos, não é preconceito e sim a constatação da realidade. Mas vendo a profusão de FRA's antigos, boa parte dos quais tinha como autores pessoas já passadas em anos, conclui-se que a atividade intelectual, a criatividade, a capacidade de pesquisa e de redação, entre outras qualidades, não é necessariamente perdida com a idade.

    ResponderExcluir
  24. Com todo respeito, mas as fotos dos grupos mostram algumas senhoras que ainda eram autênticos pitéus.

    ResponderExcluir
  25. Talvez muitos já saibam mas o Wayback Machine ainda guarda arquivos desses fotologs. Como não sei exatamente como fazer, o segredo é fuçar, fuçar e fuçar.

    Por exemplo: acesse um dos links citados nesta reportagem
    https://extra.globo.com/noticias/rio/fotologs-contam-historia-do-rio-antigo-724500.html

    Naturalmente ele vai dar "page not found". Copie o endereço url e cole na busca do Wayback Machine: https://archive.org/web/

    Clique em "URL". O site vai fazer uma grande lista de links.
    Clique num deles. Muitas vezes as imagens, textos e comentários ainda estão lá.

    Veja o que deu quando procurei lá, por exemplo, o fotolog do Andre Decourt

    https://web.archive.org/web/*/https://www.fotolog.com/andredecourt*

    Espero ter ajudado de alguma forma.

    ResponderExcluir
  26. Comecei descobrindo o Arqueologia do Rio do Rouen, onde acompanhava as aventuras a bordo do "bode". Tempos depois conheci o Rio que passou, este Saudades do Rio e outros mais. Pena que foram liquidados pelo provedor.
    Meus parabéns efusivos ao Luiz D' por manter este aqui por todos esses anos!

    ResponderExcluir
  27. Existe (ou existia) uma cópia do Flog do Prof. Jaime (Ilha do Governador) em um provedor na Índia (!) . Cheguei a vê-lo há tempos. Não podia ser comentado, só lido.

    ResponderExcluir
  28. voltando aos Bee Gees, é impressionante o que o Robin faz. Adapta seu vibrato de voz ao compasso que está escrito na pauta. Uma puta habilidade!

    ResponderExcluir
  29. Candeias vai entender o que eu disse...

    ResponderExcluir
  30. Pancada de chuva ontem à noite e previsão de tempo fechado boa parte do dia de hoje, principalmente agora na parte da manhã. Ressaca com ondas de até 3,5 metros na orla do estado.

    Parece que, em breve, finalmente sairá a postagem do título rubronegro.

    ResponderExcluir
  31. Notícias do André Decourt ?
    O "Foi um Rio que passou" era, de fato, formidável.
    Faz muita falta.
    Bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  32. Andre está bem. Tem comentado no Facebook. Esteve na última reunião do grupo no mês passado.

    ResponderExcluir
  33. Ótima notícia, obrigado.

    ResponderExcluir