O tema da postagem de hoje começou quando o Jason Vogel publicou a foto abaixo, encontrada num exemplar da revista "O Cruzeiro", de 1944. A motivação dele foi a presença de uma ambulância Ford 1934.
Já a minha motivação foi saber mais sobre a Casa de Saúde e Maternidade Leblon, da qual nunca ouvira falar.
Ela ficava na Rua General Artigas nº 1, foi fundada em 1943 e seu telefone era 27-1873 e ficava na esquina da Av. Delfim Moreira.
O proprietário era o Dr. Joaquim, Belém. Tinha ótimos apartamentos e quartos com vista para o mar, boas salas de operações e de parto, serviço especializado de oxigenioterapia a domicílio em ambulância (a da foto é um Ford 1934), aparelhagem de eletricidade médica, anestesia pelo protoxido de azoto, transfusão de sangue, etc.
Como a Conceição Araujo viu a publicação do Jason, lembrou que o projeto deste prédio foi
publicado na revista "A CasaA, ed. 61 de 1929.
Tratava-se de uma casa de apartamentos na Delfim Moreira (Leblon), propriedade da Exma. Sra. Aurora Perez, tendo sido Camargo e Würz os engenheiros arquitetos, cujo escritório era no Largo da Carioca nº 11, 1º andar.
Fui, então, procurar nos meus alfarrábios alguma foto da região e encontrei esta, feita por meu sogro em 22/07/1951.
Podemos ver o prédio do Cinema Miramar, na esquina da Rua General Artigas, já no final da construção, já que seria inaugurado em 10/11/1951, com 1259 lugares. Foi um dos mais agradáveis cinemas da Zona Sul (foi demolido em 1973).
Assinalada pela seta vermelha vemos, meio escondida, a Casa de Saúde e Maternidade Leblon.
Procurando mais encontrei este "slide", tirado por mim no final dos anos 60, desde aquele mirante da Niemeyer, quase chegando ao Leblon.
Vemos que, assinalado pela seta vermelha, já está construído o prédio de apartamentos que tomou o lugar da Casa de Saúde.
No início dos anos 50 a Casa de Saúde mudou-se para Botafogo. Logo após a desmobilização da Casa de Saúde o prédio na Praia do Leblon serviu de concentração do Flamengo por algum tempo.
A seguir foi erguido o prédio de apartamentos no local.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirInteressante cada um com suas motivações, gerando uma postagem "arqueológica". Como o Leblon só foi bairro de passagem para mim, ficarei acompanhado os comentários.
Era literalmente uma "casa de saúde". Hoje ainda temos residências adaptadas para diversos ramos comerciais.
Com mais de 65% das mulheres morando em favelas ou comunidades, com uma abrupta "inflação médica" vigente atualmente, e com o consequente empobrecimento da população nos últimos 35 anos, muito pouca gente porta condições se internar "às próprias expensas" para se internar em um hospital particular se não possuir um "plano de saúde".
ResponderExcluirUma casa de saúde em plena praia do Leblon era um privilégio, tal como o cinema Miramar na outra esquina.
ResponderExcluirO cinema durou muito mais que o hospital. Aliás aquela sensação da sessão terminar e as portas de saída se abrirem para a praia era formidável.
Hoje em dia acho que já nem há concentração dos jogadores nas vésperas das partidas e quando as há são em hotéis. Antigamente me lembro que para os jogos aos domingos os jogadores eram “presos” nas concentrações desde sexta-feira à noite.
Praticamente não existem mais maternidades particulares como a Maternidade Leblon ou a Nossa Senhora de Lourdes em Vila Isabel, entre outras. O "público alvo" das maternidades públicas como a Carmela Dutra e a Fernando Magalhães é basicamente o de mulheres carentes ou que não podem pagar um plano de saúde.
ResponderExcluirConheço um cidadão que mora em um condomínio luxuoso na zona oeste e que tanto ele como como a família utilizam os melhores hospitais particulares do Rio, pagando tudo "em cash", pois não possui plano de saúde.
ResponderExcluirFF: A SEOP está demolindo um prédio que estava sendo construído na Cruzada São Sebastião. Como se pode ver, até mesmo no Leblon a favela procura se expandir.
ResponderExcluirFF: manhã problemática no metrô devido a falha de energia entre São Cristóvão e Central, afetando todas as linhas.
ResponderExcluirNunca soube que o Flamengo tinha esta concentração no Leblon. Conheci, nos anos 50, a que havia na Estrada da Gávea, lá no final da Marquês de São Vicente.
ResponderExcluirDurante as pesquisas para esta postagem li que vários jogadores do Flamengo foram operados nesta Casa de Saúde Leblon, como o Bria e o Zizinho. A razão é que lá trabalhava o Dr. Paulo San Thiago, durante muito tempo médico dos profissionais do Flamengo. Nos anos 50 e 60, além dele, trabalhavam no Departamento Médico do clube o Dr. Madeira, com o time de aspirantes, e o Dr. Pelosi, com o time de juvenis.
O Dr. Pelosi, de quem me tornei amigo, está com mais de 90 anos, inteiramente lúcido. Tem me mandado os rascunhos do seu livro de memórias sobre o Flamengo, para que eu faça comentários. Ele tornou-se um grande cirurgião-geral.
Não sou especialista em CRF (muito pelo contrário) mas a casa de saúde ficava perto do estádio e da concentração, além de, como o gerente afirmou, local de trabalho de um de seus médicos. Nada mais normal.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas. Nunca tinha ouvido falar desta casa de saúde. Mas pelo texto podemos ver que era uma casa de saúde e maternidade de luxo. Nos dias de hoje a saúde vista como um negócio é de difícil gestão, visto que os custos de sua operação são a cada ano mais caros, tanto pela atualização dos seus equipamentos, quanto pelo lado dos insumos de consumo diário, devido a isto os reajustes anuais dos planos de saúde são sempre acima da inflação. Hoje a maior despesa do meu orçamento mensal são os planos de saúde, meu, da minha esposa e minha sogra. O governo poderia fazer algumas isenções ou reduções de impostos, para esta área, mas com certeza nossos políticos não tem o menor interesse, visto que são assistidos junto com seus familiares pelo que há de melhor em termos de plano de saúde, além do que se torna vitalício após o mandato.
ResponderExcluirA estória é velha mas não custa lembrar: no fim do Governo Militar os políticos trataram de trazer para o Brasil diversos planos de saúde, provavelmente com interesses ocultos, enquanto criaram ANS (gerida por eles próprios) e cuidaram de sucatear a então boa saúde pública. O resto vocês já sabem.
ResponderExcluirMilitares sempre fazendo travessuras com seus brinquedos caros.
ExcluirEstória deve ser usada como fábula e contos, não fatos supostamente verdadeiros.
Alencar, não foram os militares que fizeram isso. Eu sei que seu trauma em relação aos militares remonta ao ano de 1968, mas poupe eles dessa vez...
ExcluirDurante muito tempo o Leblon foi um Recreio dos Bandeirantes. Bom era morar em copa ou Ipanema. Lá diziam que era muito longe.
ResponderExcluirGeneral José Gervásio Artigas é o herói dos Uruguaios.
Aliás todo o Leblon tem nome de libertadores latino-americanos. Apesar de alguns deslumbrados gostarem de falar San Martin com sotaque francês, trata-se do herói da independência Argentina e chilena.
Eu acredito que no futuro (não vai demorar muito), os planos de saúde só vão atender emergência e cirurgias.
ResponderExcluirJoel, esse seu conhecido é muito louco. Ele provavelmente não deve ter noção de quanto custa uma diária de UTI.
Ricardo Galeno, não mencionei que ele não tem conta em banco ou cartão de crédito. Além disso algumas vezes por ano viaja para o exterior com a família, babá, etc. Por que será? Não é difícil saber o porquê.
Excluir😱😱😱
ExcluirLuiz, comento pouco mas bato o ponto diariamente por aqui.
ResponderExcluirAs postagens andam muito boas. Nunca imaginei ter existido esta casa de saúde no Leblon na praia.
Estou sempre aprendendo.
Parabéns.
Tive a impressão de ter visto algo na Record sobre incêndio em prédio no Leblon...
ResponderExcluirPolvo Bar na Rita Ludolf. Hoje javerá polvo na brasa no jantar.
ExcluirFF: ontem o Globo Esporte passou reportagem sobre a final da quinta divisão do campeonato "carioca", envolvendo o São Cristóvão, que ficou dois anos sem atividades e vai galgar o acesso até a elite. O São Cristóvão perdeu a final para o time da Zinzane, que tem como dirigente o Brunoro (ex-Palmeiras Parmalat). Ambos subiram para a quarta divisão.
ResponderExcluirFF3: saiu o sorteio da fase de grupos da Champions League. Alguns grupos interessantes.
ResponderExcluirA- Bayern, M. United, Copenhague e Galatasaray.
B- Sevilha, Arsenal, PSV e Lens.
C- Napoli, Real Madrid, Braga e Union Berlin.
D- Benfica, Inter Milão, Salzburg e Real Sociedad.
E- Feyenoord, Atlético Madrid, Lazio e Celtic.
F- PSG, B. Dortmund, Milan e Newcastle.
G- M. City, Leipzig, Estrela Vermelha e Young Boys.
H- Barcelona, Porto, Shaktar e Antwerp.
O PSG não se deu muito bem...
Acho que o PSG vai pegar só carne de pescoço.
ExcluirO PSG mais uma vez num grupo da morte.
ResponderExcluirO campeonato Inglês é barra mesmo, o Liverpool não se classificou para a Champions. Lá tem sempre no mínimo 6 time disputando 4 vagas.
ResponderExcluirNem Liverpool nem Chelsea.
ExcluirAmanhã é o sorteio da Europa League, com o Liverpool. Acho que o Chelsea nem isso.
Outros clubes também foram para a Europa League, como o Sporting e, acho, a Roma.