Acho o Nash dessa época um carro muito interessante. No Uruguay do anos 80 existiam muitos rodando. Creio que essas marcas fora das três três grandes, ousaram nós anos 50.
O muro branco à esquerda é do Colégio Municipal Grécia. O caminhão vem do Largo do Bicão em direção a Vista Alegre. Naquele matagal passa um rio. O conjunto de casas deu lugar a uma Igreja Evangélica e a um Colégio.
Tirando uma sensação de familiaridade na foto 2, vou embarcando no Clouseau da foto enviada pelo Menezes. A tela minúscula do telefone não contribui.
Ontem vi uma chamada do Autoesporte de domingo e teremos participação especial.
FF: temos um brasileiro garantido na final da Libertadores, faltando o Palmeiras passar pelo Boca para garantir o título e a vaga no mundial de clubes.
A foto 1 parece ser de uma área de lazer. A foto 2 parece ter um morro ao fundo, talvez encoberto pela cerração. A foto 3 mostra uma bicicleta em posição não usual, presa(?) na traseira do fusca. A foto 4 mostra o bonde 47.
A padaria que aparece na foto 4 desapareceu e a própria esquina foi encurtada em razão da abertura da Avenida João Paulo I em 1978. A todo o lado esquerdo da Joaquim Palhares, quase todo o lado esquerdo da rua Estácio de Sá, e a rua Machado Coelho, desapareceram para a construção da estação de Metrô do Estácio.
FF: Uma forte campanha publicitária esta veiculando o lançamento de imóveis com 35 m2 em Copacabana. É uma tragédia anunciada. Não é por falta de aviso...
FF. O Fluminense ontem atropelou o Olímpia do Paraguai, uma bela exibição. Como joga bola esse André, muito bom jogador. O PH Ganso se corresse um pouco mais seria o melhor meio campo do Brasil.
É possível não concordar com as ideias do Fernando Diniz, mas é impressionante como o time é bem treinado. E tem uma estrutura muito boa, com um goleiro em excelente fase, um lateral-direito correto, o Nino firme, o André excelente, o Ganso (mesmo andando em campo tem uma lucidez impressionante), um John Arias excepcional (está em todos os lugares do campo, sempre com boas jogadas), o Cano (ótimo finalizador e ainda dá o primeiro combate com eficiência), o promissor John Kennedy, um Keno que às vezes joga e outras vezes não faz nada. Para mim é o grande favorito da Libertadores, ainda mais que o Palmeiras perdeu o Dudu.
O Nash parar no buraco quase com certeza foi obra mal sinalizada. O da bicicleta na traseira do Fusca foi um engavetamento. O ciclista não freou. Um raro flagrante dos tempos pré-celular.
Paulo, nesse local da Foto 3 existe, atualmente, um sinal de trânsito, pois é comum os veículos entrarem a esquerda para evitar o trânsito do Largo do Bicão, da mesma forma de quem sai dessa rua para entrar na Av. Brás de Pina. E, obviamente, por ali existir uma escola, muitas crianças transitam por ali.
Como estou sempre no Clouseau, nunca me arrisco a dar palpites. Só estou comentando por aqui hoje para deixar o link impresso do livro do Ronaldo Martins. https://clubedeautores.com.br/livro/portao-da-casa-rosa
RESPOSTAS: FOTO 1 = vemos o atual Parque Peter Pan, na esquina das ruas Francisco Sá e Raul Pompéia, em Copacabana, ao lado daquela instalação da CEDAE. FOTO 2 = esta foto do Nash não temos ainda uma confirmação. Aparentemente é no Andaraí. FOTO 3 = foto publicada no fotolog ANTOLOG. Trata-se da Avenida Bráz de Pina logo depois do Largo do Bicão em direção da Estrada da Água Grande. O muro visto à esquerda na foto é o da Escola Grécia – Bem tombado municipal. O logradouro que faz esquina com a Av. Bráz de Pina, no local, (observe a curva de 90º no muro da Escola) é Avenida Engenheiro Francelino Mota, que segue paralela a um trecho do Rio Irajá, cujo gradil de guarda corpo da ponte, em concreto, é visto por trás do caminhão (Chevrolet Brasil, provavelmente ano 1952). A primeira casa vista à esquerda da foto (logo após a ponte do rio) foi demolida e hoje existe no local uma igreja evangélica. A segunda casa também foi demolida, sendo construído em seu lugar o prédio do Colégio CERC. FOTO 4 = Menezes disse: "Morei durante muitos anos exatamente perto deste ponto. Este bonde está entrando na rua Joaquim Palhares. À direita, na esquina, uma padaria que vendia um pão com queijo e goiabada que era de tirar do sério."
Hoje cravei as informações da Foto 3. Não tinha como errar. Deixei apenas o caminhão para o Biscoito.
A Avenida Eng. Francelino Mota e o Rio Irajá passam por trás do edifício onde moro. A Escola Grécia é meu local de votação, onde vários amigos estudaram nos anos 80 e 90. Minha irmã fez o ginásio nessa escola. Da varanda do apartamento, esticando o pescoço, consigo ver esse cruzamento.
Por enquanto identifico a foto 4 como no Largo do Estácio. À direita estão a Joaquim Palhares e a Machado Coelho.
ResponderExcluirNa foto 2, um Nash Ambassador, de 1949, ou 50. Foi um tanto revolucionário, com carroceria monobloco, mas lama é lama, não tem papo não.
ResponderExcluirAcho o Nash dessa época um carro muito interessante. No Uruguay do anos 80 existiam muitos rodando. Creio que essas marcas fora das três três grandes, ousaram nós anos 50.
ExcluirA foto 03 é na minha área.
ResponderExcluirAvenida Brás de Pina.
O muro branco à esquerda é do Colégio Municipal Grécia.
ResponderExcluirO caminhão vem do Largo do Bicão em direção a Vista Alegre.
Naquele matagal passa um rio.
O conjunto de casas deu lugar a uma Igreja Evangélica e a um Colégio.
A foto 2 é na zona norte e a época é a primeira metade dos anos 60.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirTirando uma sensação de familiaridade na foto 2, vou embarcando no Clouseau da foto enviada pelo Menezes. A tela minúscula do telefone não contribui.
Ontem vi uma chamada do Autoesporte de domingo e teremos participação especial.
FF: temos um brasileiro garantido na final da Libertadores, faltando o Palmeiras passar pelo Boca para garantir o título e a vaga no mundial de clubes.
A foto 1 me é familiar, mas ainda não consigo me lembrar exatamente onde é. As outras não tenho ideia.
ResponderExcluirA foto 1 parece ser de uma área de lazer. A foto 2 parece ter um morro ao fundo, talvez encoberto pela cerração. A foto 3 mostra uma bicicleta em posição não usual, presa(?) na traseira do fusca. A foto 4 mostra o bonde 47.
ResponderExcluirA padaria que aparece na foto 4 desapareceu e a própria esquina foi encurtada em razão da abertura da Avenida João Paulo I em 1978. A todo o lado esquerdo da Joaquim Palhares, quase todo o lado esquerdo da rua Estácio de Sá, e a rua Machado Coelho, desapareceram para a construção da estação de Metrô do Estácio.
ResponderExcluirFoto 3: Estrada do Quitungo, entre Cordovil e Vista Alegre
ResponderExcluirPela presença de babás na foto 1, cravo que se trata da ZS. Talvez Lagoa.
ResponderExcluirA foto do Nash atolado lembra a região de Oswaldo Cruz/Madureira.
1) Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas;
ResponderExcluir2) Madureira;
3) Vila da Penha e
4) Rio Comprido.
FF 2: hoje é aniversário do "Apolinho", do Abel Braga e do "curíntia" da estranha cidade.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas.
ResponderExcluirFoto 1- Leme
Foto 4- R. Haddock Lobo próximo a Joaquim Palhares e Machado Coelho
Bom dia.
ResponderExcluirComo sempre, não tenho a menor ideia, nem para palpites.
Dia de acompanhar as "feras" da identificação.
FF: Uma forte campanha publicitária esta veiculando o lançamento de imóveis com 35 m2 em Copacabana. É uma tragédia anunciada. Não é por falta de aviso...
ResponderExcluirFF. O Fluminense ontem atropelou o Olímpia do Paraguai, uma bela exibição. Como joga bola esse André, muito bom jogador. O PH Ganso se corresse um pouco mais seria o melhor meio campo do Brasil.
ResponderExcluirO Ganso teve muitos problemas de contusão na década passada. Arrisco dizer que fez falta em Copas.
ExcluirÉ possível não concordar com as ideias do Fernando Diniz, mas é impressionante como o time é bem treinado.
ResponderExcluirE tem uma estrutura muito boa, com um goleiro em excelente fase, um lateral-direito correto, o Nino firme, o André excelente, o Ganso (mesmo andando em campo tem uma lucidez impressionante), um John Arias excepcional (está em todos os lugares do campo, sempre com boas jogadas), o Cano (ótimo finalizador e ainda dá o primeiro combate com eficiência), o promissor John Kennedy, um Keno que às vezes joga e outras vezes não faz nada.
Para mim é o grande favorito da Libertadores, ainda mais que o Palmeiras perdeu o Dudu.
O Nash parar no buraco quase com certeza foi obra mal sinalizada.
ResponderExcluirO da bicicleta na traseira do Fusca foi um engavetamento. O ciclista não freou. Um raro flagrante dos tempos pré-celular.
Paulo, nesse local da Foto 3 existe, atualmente, um sinal de trânsito, pois é comum os veículos entrarem a esquerda para evitar o trânsito do Largo do Bicão, da mesma forma de quem sai dessa rua para entrar na Av. Brás de Pina. E, obviamente, por ali existir uma escola, muitas crianças transitam por ali.
ExcluirA foto do Nash é do Paris Match e foi feita nas enchentes de 1967.
ResponderExcluirComo estou sempre no Clouseau, nunca me arrisco a dar palpites. Só estou comentando por aqui hoje para deixar o link impresso do livro do Ronaldo Martins.
ResponderExcluirhttps://clubedeautores.com.br/livro/portao-da-casa-rosa
Comentário é meu: Ricardo Galeno
ExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 = vemos o atual Parque Peter Pan, na esquina das ruas Francisco Sá e Raul Pompéia, em Copacabana, ao lado daquela instalação da CEDAE.
FOTO 2 = esta foto do Nash não temos ainda uma confirmação. Aparentemente é no Andaraí.
FOTO 3 = foto publicada no fotolog ANTOLOG. Trata-se da Avenida Bráz de Pina logo depois do Largo do Bicão em direção da Estrada da Água Grande. O muro visto à esquerda na foto é o da Escola Grécia – Bem tombado municipal. O logradouro que faz esquina com a Av. Bráz de Pina, no local, (observe a curva de 90º no muro da Escola) é Avenida Engenheiro Francelino Mota, que segue paralela a um trecho do Rio Irajá, cujo gradil de guarda corpo da ponte, em concreto, é visto por trás do caminhão (Chevrolet Brasil, provavelmente ano 1952). A primeira casa vista à esquerda da foto (logo após a ponte do rio) foi demolida e hoje existe no local uma igreja evangélica. A segunda casa também foi demolida, sendo construído em seu lugar o prédio do Colégio CERC.
FOTO 4 = Menezes disse: "Morei durante muitos anos exatamente perto deste ponto. Este bonde está entrando na rua Joaquim Palhares. À direita, na esquina, uma padaria que vendia um pão com queijo e goiabada que era de tirar do sério."
Hoje cravei as informações da Foto 3. Não tinha como errar. Deixei apenas o caminhão para o Biscoito.
ExcluirA Avenida Eng. Francelino Mota e o Rio Irajá passam por trás do edifício onde moro. A Escola Grécia é meu local de votação, onde vários amigos estudaram nos anos 80 e 90. Minha irmã fez o ginásio nessa escola. Da varanda do apartamento, esticando o pescoço, consigo ver esse cruzamento.
O caminhão é Chevrolet Brasil, entre 59 e 62, quando tinha apenas um par de farois. Em 52, havia Chevrolet, mas não era Brasil.
ExcluirA foto 2 supostamente no Andaraí? Provavelmente a Paula Brito. Acho difícil ser a Rua Leopoldo ou a Ferreira Pontes.
ResponderExcluir