Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2018

ALFÂNDEGA



 
As fotos são do prédio onde atualmente funciona a Casa França-Brasil, na Rua Visconde de Itaboraí.
Inaugurado em 1820 para sediar a primeira Praça de Comércio do Rio de Janeiro, muito pouco durou o que era então uma espécie de Bolsa de Valores da época naquele local. Decorridos quatro anos, já no contexto do Brasil independente de Portugal, foi transformado por D. Pedro I em Alfândega, que assim funcionou até 1944. Como última utilização antes de tornar-se a Casa França-Brasil, foi sede do 2º Tribunal do Júri, entre 1956 e 1978.
Encomendado em 1819 por D. João VI a Grandjean de Montigny, arquiteto da Missão Artística Francesa, a obra em si é um documento histórico importante. Trata-se do primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, tendência que viria então a popularizar-se, dando à cidade, marcada por suas casas coloniais, um tom mais cosmopolita, à moda europeia.
Em 1938 o prédio foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — atual IPHAN.
Esta obra de Montigny passou por diferentes usos, sendo que em  1946 chegou-se a pensar na sua demolição, segundo noticiou o “Correio da Manhã”: “O Ministro da Fazenda encaminhou ao da Viação, solicitando o seu pronunciamento, o processo em que a Prefeitura do Distrito Federal trata da demolição do antigo prédio da Alfândega no Rio, onde funcionam diversas repartições subordinadas àquela Secretaria do Estado”.
Em 1949 o Serviço de Subsistência da Marinha ocupou suas instalações.
Na década de 50, pouco antes do 2º Tribunal do Júri se instalar no prédio,  foi preciso o Banco do Brasil retirar os volumes (arquivos do Banco Ítalo-Germânico), sob sua guarda, que ocupavam o antigo prédio da Alfândega. Os volumes eram muitos e encerravam bens e valores dos chamados súditos do Eixo, sequestrados ao tempo da última grande guerra mundial e o Banco do Brasil era o depositário. O “Correio da Manhã” escrevia que “a guerra tinha acabado há nove anos. Não havia mais Eixo, e os ditos súditos, então considerados inimigos, já não o eram. Mas sobre os seus bens e valores incidia interminavelmente o confisco. Não se atava, nem se desatava. Para solucionar o caso compôs-se uma comissão. Foi ela, e o fatos o comprovam, um primor de inércia e burocracia. Por isso mesmo, absolutamente inútil.”
Em 1984 a atual vocação da Casa França-Brasil começou a ser traçada. O antropólogo Darcy Ribeiro, então Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, combinou recursos brasileiros e franceses no ano seguinte para restaurar a construção e resgatar as linhas arquitetônicas originais projetadas por Montigny. As etapas para a criação do centro cultural e o trabalho de restauração atravessaram a década de 1980.
Em 29 de março de 1990, foi inaugurada a Casa França-Brasil.
PS: como foi o Dieckmann que enviou a última foto imagino que já tenha identificado todos os automóveis...
 

12 comentários:

  1. Ainda bem que o prédio não foi derrubado. Compõe bem o local junto ao prédio do Banco do Brasil.
    Os carros antigos são um espetáculo à parte.
    E parabéns ao SDR por atingir mais de 200.000 visualizações. Por aqui sempre se aprende algo novo sobre o Rio de antigamente.

    ResponderExcluir
  2. Devia ser um local bastante arejado e banhado com águas límpidas. Meu avô trabalhou durante 46 anos na Alfândega, tendo ingressado através de concurso em 1922 para o cargo de guarda portuário e se aposentado como Agente Fiscal do Imposto Aduaneiro, cuja denominação atual é de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional. A natureza do cargo e da complexidade da atividade foram evoluindo no decorrer do Século XX, fazendo com que esse cargo seja um dos mais cobiçados atualmente no Brasil. Mas os tempos eram outros e bons empregos não eram tão inacessíveis como hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Meio fora de foco mas pertinente devido ao uso do prédio como "Tribunal de Júri": Tais tribunais no Brasil são canhestros, inadequados, burocratizados, e ineficazes, já que sua competência se restringe aos "crimes dolosos contra a vida", que em tese são quatro, mas que na prática se restringe a um.

    ResponderExcluir
  4. Já estive no local,que parece bem mudado em relação as fotos.Fiquei curioso em saber o que estava relacionado nos valores dos súditos do Eixo e qual o destino final.A terceira foto é um show e o Biscoito está sendo aguardado com ansiedade.Na terceira fila,próximo a porta do prédio a direita já surgia um fusca.Seria a foto do começo dos anos 50?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.

    Fui algumas vezes como centro cultural. A última foto está disponível em alta resolução no Flickr.

    https://www.flickr.com/photos/arquivonacionalbrasil/41454545902/

    ResponderExcluir
  6. FF: morreu em SP o jornalista Alberto Dines.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos intelectuais, homens que colocam a verdade acima do vil partidarismo, estão indo embora. Assisti durante muitos anos na Tv Cultura ao programa Observatório da Imprensa em que ele fazia a crítica das publicações na mídia. Brilhante, sensato, verdadeiro, conduzia seu
      excelente programa programa, do qual foi o fundador, dentro da nossa real história.

      Excluir
  7. O SDRL superestima alguns colaboradores... Partindo do cantinho, aparece uma pontinha de Pontiac 50-51, só ele tinha aquele sobre-parachoques. Depois, um Renault Frégate, um Singer, um De Soto Diplomat e um Fiat 1100 ou Simca 8, todos 50-51, exceto o De Soto, que é só 51. Depois, vem Nash cinza, Studebaker, preto, Kaiser metalicão, Morris Oxford preto - escondidinho, mas eu peguei e um Austin A-40, os demais estão difíceis. Na linha de cá, dá para reconhecer um Citroën 11-BL, pós 47. Lá no fundo um Volkswagen bem velho repousa entre dois inglesinhos. Ver o bonde passando sossegado me faz bem, enquanto o caminhão Ford 1948 deve estar retirando as importações. A predominância de carros pretos é notável.

    ResponderExcluir
  8. Testemunha ocular do almoço de inauguração da Casa França Brasil conta que, empolgado pelos vinhos franceses, na hora do speech de agradecimento a um dos patrocinadores, a Rhodia, Darcy Ribeiro propõe a instalação de um enorme Rodoro dourado sob a rotunda da casa, como reconhecimento pelos bons momentos proporcionados pela Rhodia (fabricante do produto usado como lança perfume no carnaval) aos foliões, na hora das prises.

    ResponderExcluir
  9. O bonde que trafega na Visconde de Itaboraí é o Arsenal de Marinha. Na época da foto o prédio já estava bem castigado. Ainda nos anos 30, instalações da Alfândega, bem como a "Guarda-moria" já funcionavam no prédio situado na Rodrigues Alves. O livro comemorativo "Alfândega do Rio de Janeiro", patrocinado pela Receita Federal, e que tem entre seus autores Marcus Vinícius Pontes, atual superintendente regional da Receita Federal, esgota o assunto sobre a "Aduana brasileira" e sobre o velho prédio. A rica encadernação, as fotos, e obviamente seu conteúdo, fazem do livro um item indispensável para qualquer biblioteca.

    ResponderExcluir
  10. Darcy Ribeiro nunca me enganou. Aliás dessa turma trazida por Brizola não poderia se esperar algo diferente. Tudo que aconteceu de ruim ao Brasil desde 1979 tem um nome...ff Começou a "babação" aos jogadores da seleção que cchegaram à Teresópolis. Uma seleção que não representa o Brasil e sim interesses de empresários, Rede Globo, Galvão Bueno, e outros. À exceção de uns três ou quatro jogadores, o resto é lixo. Roberto Firmino? Fred? Fernandinho? Estão de brincadeira! E ainda acham que vou bater palmas para essa palhaçada?

    ResponderExcluir
  11. Também não bato palmas para esta seleção e vou dar boas risadas se cair do cavalo como da ultima vez que levou sete no lombo.O rapaz Joel está certo e não representa o futebol que um dia teve Garrincha,Gerson.Pelé e tantos outros craques,pois agora é só dinheiro com empresários macomunados com dirigentes e esta CBF infestada de aproveitadores e grandes redes de publicidade na onda do berimbau a levar grana para seus cofres.Estes jogadores que vivem na Europa e não estão nem um pouco preocupados pois querem é faturar e pronto.O treinador Tite até tem boas intenções mas está sujeito a ver o pescoço esfolado.Vai pagar para ver e poderá ter surpresa desagradável.Não gosto do que está sendo feito e vou cornetar em verde amarelo.

    ResponderExcluir