Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2020

EXPO 1922






Fotos garimpadas pelo prezado Henrique Hübner em edição da Revista da Semana de 1923. Mostram a Exposição Internacional do Centenário da Independência realizada no Rio de 07/09/1922 a 23/03/1923.

A parte nacional da Expo de 1922 foi construída sobre o antigo cais da cidade. Podemos ver as adaptações do Mercado, o coreto de música e os pavilhões de Estatística e de Caça e Pesca. Em segundo plano, os pavilhões de Viação e Agricultura e do Distrito Federal e os palácios dos Estados e das Grandes e Pequenas Indústrias.

À direita, o aspecto angular da Exposição, destacando-se no primeiro plano um trecho do Morro do Castelo e as instalações da Santa Casa de Misericórdia. No plano central as cúpulas torreões e coberturas dos pavilhões nacionais e estrangeiros e, ao fundo, a extensa área conquistada à Guanabara com o desaterro do Castelo.

Numa das fotos, uma vista transversal da Avenida das Nações, vemos, de frente, a contar da esquerda, os pavilhões de Portugal, da Bélgica, da Noruega, da Tchecoslováquia, do México, da Dinamarca, da Itália, da Inglaterra e da França, e de fundo o Parque das Diversões e a cobertura do Pavilhão das Indústrias de Portugal.

À direita, o ângulo das duas grandes avenidas, vendo-se no plano central, a contar da esquerda, parte do Pavilhão da Bélgica, o Pavilhão de Honra de Portugal, o Palácio das Festas e o antigo torreão do Calabouço, hoje convertido em Observatório Meteorológico do Rio de Janeiro.

(clichês Moacyr Marinho, para a Revista da Semana). 

9 comentários:

  1. O "Saudades do Rio" parabeniza o Henrique Hübner e agradece pelo excelente trabalho de pesquisa sobre o Rio Antigo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Fui a uma exposição alguns anos atrás, provavelmente em 2012, onde o folheto da exposição se desdobrava em um mapa muito parecido com esse. As fotos são muito interessantes. Fico na dúvida se são colorizações.

    ResponderExcluir
  3. O ufanismo existente no Brasil de antanho e o patriotismo exacerbado daquele tempo são uma mostra de que tais sentimentos eram uma regra no passado. Desfiles cívicos e militares eram programas de grande afluência e "na esteira" daquela realidade as exposições comemorativas como essa eram um sucesso garantido. Atualmente em tempo de "militares melancia" os desfiles e exposições deram lugar a atrações que deixam muito a desejar..

    ResponderExcluir
  4. Show de bola.Para nosotros ilustrações inéditas.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Excelente trabalho de pesquisa, estas fotos aéreas da época, nos mostra o quanto foi aterrado. Seria uma linha de trem o contorno que aparece nas fotos circundando o perímetro das construções?

    ResponderExcluir
  6. Conheci bem o antigo Pavilhão da Inglaterra, quando lá funcionou nos1 anos 50/60 a biblioteca da Faculdade Nacional de Filosofia.
    Cada um dos prédios teve seu lado histórico, como o da Checoslováquia, que abrigou os estúdios do Rádio Club do Brasil, e que nem por isto foram poupados.
    Um dos poucos prédios conservados é o de Portugal, que foi desmontado e reconstruido... em Portugal!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo. Creio que numa foto publicada aqui aparece o Pavilhão dos EUA, ou o que dele restou, no local onde hoje é o prédio do Consulado.
    A meu ver exemplos de arquitetura efêmera, prédios construídos, em sua grande maioria, com os dias contados.

    ResponderExcluir
  8. Hélio,

    O e-mail do Bondes do Rio não funciona? Mandei para você um mapa do Rio de 1877 com as linhas de bonde, mas ele voltou.

    ResponderExcluir