Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de agosto de 2020

PRAIA DE BOTAFOGO nº 470







Este prédio centenário continua de pé e sendo utilizado. Fica na Praia de Botafogo nº 470 e abriga o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

Ali funcionou inicialmente a subestação transformadora da Companhia Ferro-Carril Jardim Botânico, em Botafogo.
Em princípios de 1910, a Companhia obteve da Prefeitura licença para construir, nos terrenos da Praia de Botafogo de números 266/270, esta subestação, para o seu serviço de tração e viação. Concluída, desde novembro de 1911 passaram os carros da "CFCJB" a ser movidos por energia hidroelétrica, fornecida pela Light.

Grande parte da via permanente e da rede aérea já tinha sido renovada e reforçada, assim como muitos motores dos carros foram substituídos por outros de maior potência, provendo-se ainda os veículos de alavanca de conta de arco e freios de ar comprimido, contou Dunlop.

Não era uma garagem de bondes, como muitos pensam. No local funcionou em certa época escritórios do Metrô. Segundo informações do Decourt, em frente ao prédio havia uma parada para os bondes normais, com venda de jornais, frutas e bilhetes de loteria, sendo eventualmente utilizada para abrigar um bonde bagageiro, certamente como reserva ou regularizador de fluxo.

O prédio hoje está tombado.

As fotos são do acervo do Correio da Manhã, do Malta, um fotograma garimpado pelo Nickolas e uma imagem do Google Maps.

OBS: o blogspot fez uma versão nova. A antiga perdurará por alguns dias. Não consegui inserir o texto na nova configuração e voltei para a antiga. Vou ter que aprender como utilizar a nova. Espero que consiga.

14 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Cheguei a entrar algumas vezes no prédio, mas nunca tinha algo que me interessasse. Achei bem caidinho.

    As postagens antigas serão perdidas? Espero que não.

    Estamos todos torcendo para que a nova interface não acabe com este espaço.

    PS: hoje é dia do padre...

    ResponderExcluir
  2. Esse quarteirão ainda guarda muitos vestígios do passado. Na foto 3 a alguns metros do antigo prédio da Jardim Botânico, aparece o "sobrado" onde havia o comitê eleitoral de Flexa Ribeiro, candidato ao governo da Guanabara em 1965. Naquele ano eu morava na Voluntários da Pátria e volta e meia minha mão ia até lá para pegar as "flechinhas douradas" usadas como broche e levar ao Instituto de Educação onde lecionava. Flexa era o preferido das professoras e de grande parte do funcionalismo. Ainda na terceira foto e à esquerda, o edifício amarelo era recém construído e fazia parte da "nova rua" Professor Álvaro Rodrigues. Na foto que tenho de meados de 1962 esse edifício ainda estava em construção e havia um "correr de casas" no local onde seria inaugurada a "nova rua" em 1964. Nessa mesma foto aparece a "boca" da Rua da Passagem com um bonde vinde em direção à esquina, e aparecem já instalados os cabos de alimentação dos Trolley-buses que circulariam ali. Resta saber se essa circulação foi concomitante com a dos bondes. Tudo indica que não, mas há essa possibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Nunca soube o que funcionava neste prédio, embora sempre achei curioso o mesmo ainda estar preservado neste local.

    ResponderExcluir
  4. Na proxima ida ao Rio vou observar melhor o local.Caminho para casa de uma filha que reside em Botafogo,bairro que considero ainda bem interessante.
    Hoje é dia do padre?Ainda bem que já rezei umas 10 Ave Marias....

    ResponderExcluir
  5. Olhando a primeira foto, por um segundo pensei tratar-se do prédio do Colégio Andrews. Muito parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensei que fosse on Andrews, onde fiz o ginásio no início da década dos anos 70.

      Excluir
  6. Existe também um prédio na Praia de Botafogo onde hoje funciona o Colégio PH. Escapou da derrubada.
    FF: Augusto? Qual o dia do Pastor?

    ResponderExcluir
  7. No inicio dos anos 50, devido às crises de asma, fui tratado pelo Dr. Oliveira Bello,se não me engano na casa ao lado da sub estação, que ainda estava em operação. Ficava extasiado, olhando da rua os equipamentos em operação, principalmente os retificadores e dinamotores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse doutor Bello era um médico homeopata? Se era, também fui tratado por ele, quando ainda muito criança. Minha família morava na rua Pinheiro Machado. Em 1984, por acaso fiz uma consulta com ele, já bem velhinho, num consultório no Catete.

      Excluir
  8. Esse prédio hoje tem um alinhamento meio enviesado em relação aos edifícios que ficam ao seu lado.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito desse trecho de Botafogo, seja passando de carro ou a pé (moro na Rua 19 de fevereiro), a vista é linda para qualquer lado que se olhe. A quarta foto é inspiradora, mostra um lindo Rio de Janeiro, alguém poderia me dizer em que data aproximadamente foi tirada a foto? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quarta foto se situa nos anos 50 ou início dos 60, no máximo até 1962. Além dos carros que aparecem, um bonde está quase na esquina de Voluntários da Pátria. Provavelmente vai cruza-la e entrará à direita na rua da Passagem. A partir de Setembro de 1962 os bondes passaram a não mais utilizar a Rua da Passagem e sim a São Clemente. Como na foto ele já ultrapassou a São Clemente, ela é anterior a Setembro de 62.

      Excluir
    2. Show de bola!!! Obrigado Joel

      Excluir
  10. Um dos meus tios morava logo ali na Rua da Passagem e daqui a pouco ele, com seu bigodinho e o super topete para esconder a calvície, vai passar por ali na foto 4, a caminho da barbearia onde trabalhou muitos anos, na Marquês de Olinda.
    Eu era muito pequeno quando ele se mudou de lá, com a demolição do sobradinho iniciando, mas lembro dos detalhes dessas construções antigas, bem mais comuns no bairro até meados dos anos 60.

    ResponderExcluir