Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

VISTA CHINESA







Um local que merece uma visita nestes dias esplendorosos que vêm fazendo no Rio este mês.

Este pavilhão da Vista Chinesa foi construído no início do século XX, com projeto de Luiz Rey, em argamassa imitando bambu.

Fica na estrada que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boavista e tem esse nome, provavelmente, em homenagem aos trabalhadores chineses que foram importados de Macau para trabalhar na lavoura e que, não dando certo, foram aproveitados na construção desta estrada.

Estive aí há um par de anos levando amigos estrangeiros. Estava um dia belíssimo e todos ficamos deslumbrados com a vista. Mesmo sendo dia útil havia cerca de umas 30 pessoas visitando o local e havia um carro da PM ali estacionado dando segurança.

Nosso amigo JBAN frequentemente pedala nesta área e não relata nenhum incidente. A foto abaixo foi feita por ele lá na Vista Chinesa hoje de manhã.






13 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Acredito que atualmente o acesso esteja proibido, apesar de alguns sem noção insistirem em desrespeitar as barreiras. Recentemente viralizou um vídeo em que um sem noção é flagrado no local e ainda achou ruim ter sido advertido...

    Falando nisso o "deusembargador" de Santos foi flagrado de novo sem a máscara. Isso explica muita coisa...

    ResponderExcluir
  2. Estive no local apenas uma vez,década de 70,e não tem como não gostar.Pelo comentário do gerente, as visitas ainda são "permitidas".Muito bom...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Não vou a Vista Chinesa a muitos anos, como se diz lá na terrinha é um belo mirador, como outros menos conhecidos existentes na floresta da Tijuca.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez comentei aqui da periculosidade do local atualmente por razões conhecidas por todos. Não se pode comparar a Vista Chinesa com locais que "primam pela civilidade" e pela segurança como a "Piraquara" e a "Praça do canhão"...

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei que o nome do local fosse pelo estilo da construção, porém esta pode ser em homenagem aos chineses da obra da estrada. Então, indiretamente dá no mesmo.
    Os primeiros veículos no Brasil tinham o volante do lado direito, quando mudou? Será que naqueles tempos o tráfego também era a chamada "mão inglesa"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado pelo Paulo Roberto. A gente olha e passa batido. Acredito que nunca tivemos mão inglesa.

      Excluir
  6. Belíssimo passeio e vista.Opção de escala de quem vai do Centro para o Itanhangá pelo alto. Quem tiver um binóculo consegue enxergar, de toda a Lagoa e Jardim Botânico, o pontinho marrom na mata. À noite, olhando para esse ponto, dá para ver um ou outro farol de carro de heróis ou seja lá quem for, passando por ali e pela mesa do Imperador, pouco mais acima. Oportuna a postagem em cotejo com o Mirante das Canoas. Também estive lá recentemente com turistas e estava policiado.O estímulo a esse trajeto alternativo, com maior segurança ao longo do percurso e boa sinalização seria opção para desafogo do tráfego quando (!) acabar a pandemia.

    ResponderExcluir
  7. O carro da primeira foto ainda não foi identificado porque obiscoito está se recuperando do esforço de ontem.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o padrão nacional do volante no lado esquerdo foi definido no final da década de 20. Antes, cada estado da federação definia o seu padrão. Acredito que tivemos um "lobby" estadunidense forte para a escolha. Assim como os britânicos fizeram no Japão e nas ex colônias Austrália e África do Sul.

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi de várias pessoas que "se o Rio de Janeiro fosse localizado em solo europeu seria o maior polo turístico do universo". Mas como usufruir dessas belezas naturais no Rio de Janeiro sem arriscar sua segurança ou mesmo a própria vida? Nem poderia fazer esse questionamento aqui "neste sítio", já que seu desdobramento poderia ser tomado como "reacionário ou panfletário". Eis uma das principais causas do esvaziamento do blog, já que é impossível na atualidade proferir qualquer comentário em um blog de memória no Brasil sem abordar o fator segurança pública e também político. E o patrulhamento ideológico incessante de alguns comentaristas causaram uma debandada dos comentaristas "mais sensíveis". O Brasil "se omitiu" por muitos anos e essa "omissão" deu espaço para a ideologia de gênero, para a apologia às drogas, ao aborto, ao homossexualismo, ao "casamento gay", aos conflitos raciais, e principalmente para o politicamente correto e pelo patrulhamento ideológico. O "blog ideal" para alguns lembra o patético parlamento canadense de 1880 quando Touro Sentado, o chefe Sioux Estadunidense, se instalou no Canadá. Os debates na Câmara dos Comuns eram nesse nível: "O que faremos se Touro Sentado entrar no Canadá?" Disse o outro: "Pensemos nisso quando ele cruzar a fronteira". Ao que retrucou o primeiro: "Se ele cruzar a fronteira? Ah, então ele não é um Touro Sentado". É esse tipo de blog que queremos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Joel quando não tem nada para comentar sobre as fotos, vem com a velha cantilena preconceituosa e fascista com o único intuito de chamar a atenção e criar polêmica.
      (Sei que não vai publicar, mas o recado é para você mesmo, Gerente.)

      Excluir
  10. Foto 1 - até achei que não precisava identificar... é um Mercedes-Benz 170 S, de 1949 a 53. Há uma mudança em 52, mas só dá para verificar vendo o porta-malas. Ou o interior; seja como for, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  11. Então com a reabertura do parque o acesso foi liberado. Mas o video citado anteriormente existe.

    ResponderExcluir