Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de maio de 2021

PRAIA DE SANTA LUZIA







 As fotos de hoje mostram a Praia de Santa Luzia e adjacências. Notar a proximidade entre o mar e a Igreja de Santa Luzia - hoje, por conta dos aterros, algumas centenas de metros separam a igreja do mar e a praia de Santa Luzia desapareceu.

A Praia de Santa Luzia, anteriormente, fazia parte da chamada Praia da Piaçaba, que incluía a Praia de D. Manoel, a Ponta do Calabouço, o Boqueirão do Passeio e a própria Santa Luzia.

Santa Luzia, protetora dos olhos, tinha muitos fiéis. Seu dia, 13 de dezembro, era comemorado com romaria imensa de devotos. Costumava-se ornar a praia de bandeiras e galhardetes, e palmeiras eram plantadas de véspera. Os sinos tocavam e, vez ou outra, havia foguetório.

11 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Quem passa (ou passava) pela região, como eu, dificilmente acreditaria que era uma praia. A água hoje está a quilômetros dali. Só pelas fotos mesmo...

    A qualidade da água estaria como se comparada à das praias de hoje? Sei que há diferença entre as praias internas da baía e as externas.

    É hoje...

    ResponderExcluir
  2. Uma região totalmente descaracterizada em cem anos. Basta observar que a linha imaginária que determinava o limite entre o mar e a terra naquela região passava em frente à Santa Casa da Misericórdia e a Igreja de Santa Luzia. Nos tempos atuais isso significa que tomando-se a rua Santa Luzia esquina com Avenida Rio Branco como parâmetro, tudo o que existe partir daquele ponto como o Edifício São Borja, o prédio da Esso, o Aeroporto Santos Dumont, a Praça Paris, e o MAM, foram construídos sobre aterros.

    ResponderExcluir
  3. A proximidade da Igreja do mar é inacreditável, só vendo para crer. A segunda foto mostra o andamento do desmonte do Morro do Castelo.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Para mim praia ou é para tomar um sol na areia ( para quem mora em apartamento), e pode até rolar uma paquera. FF. Estava assistindo uma palestra do Dr Darcio Cavallini. Ele dá várias dicas para lidar com o Autismo.

    ResponderExcluir
  5. Trecho histórico do Rio totalmente modificado, sobrou a igreja e a Santa Casa.

    ResponderExcluir
  6. Fotos fantásticas!!!O que seriam aquelas correntes no mar??

    ResponderExcluir
  7. Essa época mostrada parece do tempo que banho de mar era apenas uma recomendação médica, porém o calor do Rio já induzia a população ao "tratamento" por conta própria.
    Pelo Maps, da igreja até o mar agora são uns 570 m em linha reta, mas é quase 1 km a pé até ali perto do Clube de Regatas Boqueirão do Passeio.

    ResponderExcluir
  8. Já mencionei que no estacionamento subterrâneo em frente a Igreja de Santa Luzia foram encontradas , e lá se encontram mantidas, as pedras que serviram de muralha para evitar que o mar atingisse a rua em frente a Igreja. Beleza.
    Um artista contemporâneo marcou com sal os limites antigos das ruas do Rio no Centro. Na úlima feira de arte fez-se uma ligação por barco do Museu do Amanhã a Marina da Gloria. Parava-se no cais onde antes ficava o hoje sucata Pink Fleet. Eu não entro no mar, saio do continente para o oceano!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos. Dia corrido, passando agora para ver as lindas fotos postadas, as Praias Aterrada do Rio, e como desde os primórdios a praia sempre foi uma diversão para os Cariocas.

    ResponderExcluir
  10. Para quê serviam essas correntes penduradas no pier?

    ResponderExcluir
  11. Para quem quiser conhecer mais fotos dessa época, acesse o site: HTTPS://mardemalta.com/galeria/
    A exposição virtual tem até áudios com explicação.

    ResponderExcluir