Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de julho de 2021

FONTE WALLACE

A Fonte Wallace é uma obra de arte em ferro fundido para embelezamento de praças e parques públicos, produzidas a partir do final do século XIX. O nome se deve ao filantropo inglês Sir Richard Wallace que doou 100 exemplares deste tipo de fonte à cidade de Paris em 1872 e, posteriormente, o fez para outras grandes cidades mundo afora.

O Rio de Janeiro é umas das maiores cidades possuidoras de peças da Fonderies du Val d´Osne. De fontes temos 3 ou 4, embora não se saiba a exata localização atual de todas elas. A da foto acima está no Parque da Cidade.

As quatro belas cariátides representam a Bondade, a Caridade, a Sobriedade e a Simplicidade. Entre os comentaristas do SDR encontramos muitos fãs dessas fontes, com destaque para o Rouen que, inclusive, já fotografou muitas delas em Paris e publicou as imagens no seu antigo Arqueologia do Rio, ao lado da existente na Floresta da Tijuca. O Decourt e o JBAN também falavam muito delas.

Foto: Tia Milu


Esta Fonte Wallace foi fotografada por Pierre Verger em 1940/1941. As informações são de que ficava na Praça Carmela Dutra, perto da igreja de N.S. da Ajuda, na Ilha do Governador.

Foto: Pierre Verger


Esta bela foto foi feita na Floresta da Tijuca. O Rio, depois de Paris, é a cidade que possui mais peças das fundições de Val D’Osne, muitas encerradas nos depósitos municipais.

Foto: LIFE

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Dia para aprender e acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito, tem uma no Parque da Cidade. Pintada? Em que cor ? Não me lembro de vê-las com água.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Teria de procurar, tenho algumas fotos da fonte Wallace, ainda em papel fotográfico, fotos tiradas aqui no Rio de Janeiro e na França.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço essa fonte, que aliás é belíssima. Será que ela continua ativa? É difícil responder, já que a possibilidade de ter furtada e vendida em algum ferro-velho é grande. E as outras três, onde estarão? Quando a última foto foi feita o Rio vivia uma outra realidade, mas quem teria coragem para "flanar" pela Floresta da Tijuca atualmente?

    ResponderExcluir
  5. Nunca atentei a essas belas esculturas. Mais uma aula hoje.

    ResponderExcluir
  6. Não atentei para a referência ao Parque da Cidade. Essa fonte merecia um Largo do Boticário . Alias, como está o local? O grupo francês está construindo o hotel previsto? A fonte enferruja?

    ResponderExcluir
  7. A Fonte da Praça Carmela Dutra, da Freguesia, Ilha do Governador foi retirada em 1941 quando da reurbanização do local e nunca mais foi reposta. Segundo alguns, seria aquela que está no Parque da Cidade. Talvez se estivesse no antigo local, atualmente estaria coberta de pixações....
    A herma do Dr. Luiz Paixão, morador ilustre, que ficava no Cocotá também desapareceu durante uma obra, sem deixar vestígios.

    ResponderExcluir
  8. Com os ferros velhos pagando 24 reais o
    Kg de cobre e 13 reais o de bronze fico imaginando o trabalho árduo de se manter íntegras estas peças em locais públicos e abertos em meio a um povo empobrecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse "povo empobrecido" está lavando o caos aos meios de comunicação furtando sem a menor cerimônia tudo que puder ser transformado em uma pedra de crack. Até os transportes ferroviários estão sendo compretidos em razão desses furtos. Leis ridículas, ativismo político, e leniência de grande parte da sociedade, estão fazendo a sua parte para destruir o país. Não se cura câncer com Tylenol ou Dipirona e sim com remédios amargos. Tome-se como exemplo os países islâmicos, onde nos mercados populares municipais existem barracas com jóias artesanais em ouro e pedras preciosas expostas sem qualquer segurança sem que corram perigo de serem furtadas. E por qual razão? O furto e o roubo tem punições severas, inclusive a morte. Simples assim.

      Excluir
    2. Só cobre e bronze ? Estão roubando até tampa de bueiro e grade de boca de lobo, que são de ferro. Vale tudo por uma pedrinha de crack !

      Excluir
    3. Wagner, hoje de manhã os bombeiros tiveram que retirar da rede aérea em Vila Isabel um "quase adulto" que havia ficado enroscado pela perna. Para isso foi necessário desligar a energia da região.

      Excluir
  9. Abaixo, o link para o aspecto recente de uma das sete fontes Wallace existentes no Jardim Botânico, tipo "mural" (o modelo mais raro dentre aqueles produzidos pela fundição).

    https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/noticias/consideradas-obras-de-arte-raras-fontes-wallace-instaladas-no-jardim-botanico-do-rio-passam-por-procedimento-de-conservacao/wallace.png/@@images/168cc022-5d27-42ed-b000-475b1bfdf642.png

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde! Concordo com o Wagner Bahia se continuar assim tudo que for de cobre ou bronze estará correndo perigo de vida.

    ResponderExcluir
  11. De certa forma procede o comentário das 11:35. Em Copacabana na região do Lido o número de desocupados em situação de rua é impressionante. Nas agências bancárias, nos comércios, e até em prédios residenciais, a quantidade de mendigos e desocupados acaba inibindo e constrangendo os passantes. E muitas dessas pessoas acabam praticando furtos durante a noite.

    ResponderExcluir
  12. As guardadas já devem estar derretidas....ou alguém acha que existam.

    ResponderExcluir