Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

CAPELA N. S. DA CABEÇA - JARDIM BOTÂNICO


 Esta capela, do patrimônio cultural do Rio Janeiro e muito pouco conhecida da maioria dos cariocas, fica na Rua Faro nº 80, no Jardim Botânico, debruçada sobre a magnífica paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Está em terreno da Casa Maternal Mello Matos, um abrigo para crianças mantido por religiosas.

Foi construída a partir de 1603 e consagrada em 1904. Na época, ficava dentro do antigo Engenho d'El Rey, que se estendia entre a Lagoa e as encostas do Corcovado, da Gávea ao Humaitá.

A capela principal do engenho foi dedicada a N. S. da Conceição, enquanto a capelinha de N. S. da Cabeça, bem menor, foi construída depois, às margens de um riacho.

A aparição de N. S. da Cabeça ocorreu em 1227, em Andújar, Andaluzia, Espanha. A capela de N. S. da Cabeça ocupa cerca de 50 metros quadrados de área construída em um único pavimento e tem capacidade para 20 pessoas sentadas.

Esta capela é um marco da ocupação da região da Zona Sul, quando as encostas da Rua Faro se debruçavam sobre as águas da Lagoa, antes dos diversos aterros, inclusive para nesse trecho regularizar o traçado da rua Jardim Botânico.


A estampa representa a capelinha de N. S. da Cabeça. Notar o alpendre e, coisa rara na arquitetura religiosa do Rio, a torre sineira isolada do corpo da igreja, infelizmente desaparecida. 

A autoria é de Charles Othon Frédéric Jean Baptiste, Comte de Clarac (1777-1847). Foi executada em 1816.

Nesta pintura de Robert Streatfield vemos o aspecto da Lagoa em 1850, antes dos inúmeros aterros que sofreria. Esta era a chamada Pedra Santa ou Pedra da Santa. Ficava entre o Clube Piraquê e o bairro de Humaitá. Essa pedra tinha o formato de um rosto que olhava para dentro da Lagoa.

Dizem que D. João tinha bastante medo de passar junto a este rosto, tanto que preferia chegar à região de barco. A pedra foi demolida em 1837.

O local envolve o Caminho da Cabeça , o "Rio da Cabeça" e a capela de Nossa Senhora da Cabeça, no final da Rua Faro. Pelas últimas conclusões esta pedra estava exatamente no sopé da atual Rua Faro, que era exatamente o Caminho da Cabeça.

Nota do Sindegtur: “No século XIX a capelinha estava na imensa "Chácara de N. Sra. da Cabeça". Pertenceu por muitos anos à família Tosta, dos "Barões de Muritiba", sendo vendida depois de 1860 ao Dr. Luís Pereira Ferreira de Faro. Loteada a chácara e nela aberta a Rua Faro, em 1870, ficou a dita capela nos terrenos da "Casa Maternal Mello Mattos", fundada no final do século XIX por este célebre Juiz de Menores, casado com D. Francisca "Chiquita" Mattos, que por muitos anos dirigiu a instituição e preservou com carinho a velha capelinha, hoje tombada pelo “IPHAN” como a relíquia mais vetusta do bairro.

A Rua Jardim Botânico era a antiga Rua do Jardim, que mais próxima ao Humaitá passava a chamar-se Rua do Oliveira. A lagoa chegava até esses caminhos como se vê na aquarela e em mapas antigos da Fazenda Nacional que ocupou a área antes de 1844.

.

19 comentários:

  1. Minha avó foi batizada lá. Filha de Luis Faro. Havia uma imagem da Santa que meus primos venderam recentemente.
    D João VI pegava uma galeota na praia da Piaçava (hoje igreja santa margarida Maria) e ia até a fábrica de pólvora, ou tomar banho de mar no Leblon

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Vou antecipar algumas atividades para tentar acompanhar os jogos de hoje, mas, com certeza, o das 10 horas será o mais "prejudicado". Amanhã tem jogo às 7, estreia da Argentina.

    ResponderExcluir
  3. A história é permeada de fatos relatados como "aparições" de entidades classificadas pela Igreja Católica como "Santos e Santas", tais como a relatada no SDR de hoje. Atualmente a existência de fenômenos paranormais é perfeitamente aceita pela comunidade científica e até mesmo pela Igreja Católica, mas para o espiritismo e também pela física quântica as chamadas "aparições são comuns mas extremamente seletivas", já que trata-se do dom de mediunidade do qual alguns poucos seres humanos são dotados. Uma pessoa dotada de mediunidade pode observar espíritos desencarnados próximos de si, algo que a maioria das pessoas não tem condições de observar. O tema é extenso e não caberia me alongar nele neste espaço...

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ! Acordei tarde ,estou atrasado ,não deu nem para ler nada. Volto mais tarde.

    ResponderExcluir
  5. Eis aí uma preciosidade que poucos cariocas conhecem. Acho que pode ser visitado, mas tem que combinar com as freiras.
    Outro lugar que muitos não conhecem e relativamente perto daí é o museu da Cidade no Alto da Gávea c

    ResponderExcluir
  6. Fora de foco: já ia esquecendo de comentar que o Rio de Janeiro ganhou seu 166° bairro: o "Barra Olímpica". O projeto vinha tramitando desde 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Barra cresce e engole tudo a sua volta ...

      Excluir
    2. O prefeito havia vetado e os vereadores, para deleite das construtoras, derrubaram o veto. O monstrengo engloba parte de atuais áreas de Barra, Jacarepaguá e Camorim.

      Excluir
    3. Nem sempre estas manobras de criação de novos bairros seguem os seus objetivos. Lembro-me que no início deste século o prefeito César Maia criou o bairro do Gericinó, cujo objetivo era dissociar o nome Bangu aos presídios e eliminar o estigma. Na época havia um esforço para a revitalização do bairro, e a antiga fábrica de tecidos foi transformada num grande shopping. Porém, o plano de nada adiantou, pois a imprensa passou a chamar o grupo de presídios de o "Complexo do Gericinó", mas sempre fazendo a ressalva: em Bangu...

      Excluir
  7. Inglaterra x Irã 10:00 h
    Senegal X Holanda 13:00 h
    Estados Unidos x Gales 16:00 h

    ResponderExcluir
  8. Fora de (qualquer) foco:
    O site da FamilSearch (dos mórmons) é muito interessante para conhecer/determinar a árvore genealógica; por tudo que li a respeito, é um trabalho sério.
    Tenho me divertido um bocado fuçando meus antepassados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gustavo Lemos é membro honorário do Family Search.

      Excluir
  9. Revigorado pelos luminosos raios solares que descem sobre nossa Sebastiana Urbe nesta manhã outonal, estimulo-me a ingressar em seu portentoso sítio internético de convívio e discussão virtual, para-raios que atrai o relampejo das mentes inquietas e sedentas pelo saber e pela ciência, e Olimpo para onde acorrem os seus seguidores, acólitos, discípulos, pupilos, aprendizes, visitantes, agregados, afeiçoados, apaixonados, freqüentadores furtivos, incorpóreos e extemporâneos, na busca incansável do maná que alimenta o intelecto e o espírito.
    Após as minhas usuais obrigações de 6a. feira, quando auxilio o nosso santo Cardeal Eugênio no preparo de seu sempre esperado semanal artigo na imprensa da Capital, fui deitar-me cedo pois teríamos um final de semana de muitas atividades. Sábado, ao cantar do galo, após uma breve toillete e um frugal desjejum, saímos em nossa caleça, guiados pelo fiel Álvaro, em direção ao Cais Pharoux onde pegamos a barca para Petrópolis. No trajeto até Guia de Pacobaíba, tivemos um pitoresco acontecimento. Fomos seguidos por Botos por boa parte do caminho. Apesar na neblina matinal que se abatia sobre a Baía da Guanabara, pude reconhecer um dos belos animais como sendo o raro Boto Ipanemensis, pouco comum naquelas paragens, salvo quando em época de acasalamento. Após algum tempo tomou a direção de Icarahí onde mui certamente iria encontrar-se com sua parceira.
    Douto prócer, a viagem à Cidade Imperial correu sem maiores contratempos. A EFCB presta um excelente serviço à população. Chegando a Petrópolis, seguimos em charrete para o Solar Pintáfona, onde a russa Karina, nossa caseira e esposa de Álvaro já havia deixado tudo pronto para nossos convidados. Esta semana contamos com a sempre prazeirosa presença de nossos amigos o apocalíptico Eusebius Sophronius, o ataviado Conde di Lido, o botânico Barão de São Luiz e o arguto Conde de Santa Tereza. Fomos ainda agraciados com a santa presença de nosso guia e mentor, o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro D. Eugênio. A este selecto grupo agregamos a presença do temperamental Visconde de Cambuquira, em visita à Capital Federal para verificar pessoalmente os relatos da aparição do HAC na distante Sacopenapan. Tivemos um agradabilíssimo final de semana com muitas discussões político-históricas-culturais, caminhadas revigorantes pela Av Koeller, o almoço com os Orleans e Bragança, a inspiradora missa cantada na Catedral Metropolitana e os saraus capitaneados pela límpida voz de minha musical assistente, a afinada Mme Simmons. Culto amigo, retorno agora às minhas obrigações diárias. A ciência é uma amante caprichosa e requer minha presença ininterrupta. Após o frugal almoço, volto à minha pequena biblioteca onde dedico-me diuturnamente aos meus estudos e traduções. Minha inquieta assistente a revolucionária Mme Simmons, convoca-me para um caldo de ervilhas, seguido de panaché de legumes com carne magra e um cálice de vinho.

    Despeço-me Encapelado, Encabeçado e Ajardinado.

    Seu Criado,
    HERMELINDO PINTÁFONA

    ResponderExcluir
  10. Saudade dos textos do professor Pintáfona e das respostas do AG a ele.

    ResponderExcluir
  11. Observador de ferrovias21 de novembro de 2022 às 16:30

    O Hermelindo Pintáfona exagerou nos Chateaus? Acredito que sim, pois os trilhos da EFCB nunca chegaram à cidade imperial. Dependendo da época, os trens que serviam à Petrópolis a partir de 1883 pertenciam à Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará e mais tarde à Leopoldina Railway.

    ResponderExcluir
  12. A área da Lagoa é uma das mais aprazíveis da Cidade, além de ter uma história muito interessante.

    A Copa definitivamente começou hoje com a presença de duas grandes seleções: Inglaterra e Holanda.

    Não sei se foi empolgante o English Team aplicar 6 gols ou preocupante em levar 2 do Irã.

    Comecei minhas apostas e acertei os 3 resultados, cravando um placar.

    Inglaterra 3 x 1 Irã
    Senegal 2 x 3 Holanda
    EUA 1 x 1 País de Gales

    Para amanhã:
    Argentina 4 x 0 Arábia Saudita
    Dinamarca 2 x 0 Tunísia
    México 2 x 1 Polônia
    França 4 x 0 Austrália

    ResponderExcluir