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quarta-feira, 23 de novembro de 2022

TÚNEL VELHO - LADO DE BOTAFOGO


O Túnel Velho, inaugurado em 1892, foi a grande obra responsável pela ocupação de Copacabana.

Nesta foto, de 1926, vemos a boca do lado de Botafogo. Como conta o Decourt, “esta reforma, iniciada na gestão de Alaor Prata e terminada na de seu sucessor, Prado Júnior, deixou o Túnel mais largo. Ele passou de cinco metros e meio para pouco mais de treze, permitindo, assim, uma inegável melhora ao tráfego em direção a Copacabana. Nesta reforma foram criadas calçadas, permitindo o trânsito de pedestres em segurança."




Esta outra foto de Malta, também dos anos 20, mostra a saída do túnel em direção ao cemitèrio (Rua Real Grandeza). Nos anos 50 e início dos 60, ali onde está parado o bonde, havia uma mudança de seção, isto é, os passageiros tinham que pagar uma nova passagem.

À direita havia um mercado de flores, que foi demolido. No local agora há um pequeno estacionamento que serve as capelas do São João Batista. 


Vemos um anúncio de FLIT, nos anos 50.


Ano de 1963, a última viagem do bonde 21 - Circular.



Foto da saída para Botafogo, nos anos 60, já com cabos para ônibus elétricos.



O aspecto da Rua Real Grandeza no final dos anos 60, quando da criação de um túnel superior e outro inferior.

16 comentários:

  1. A foto 4 mostra um bonde em péssimo estado circulando no último dia da circulação de bondes na zona sul em 21 de Maio de 1963. É possível observar também na foto os cabos de energia dos Trolley-buses que logo entrariam em operação. Tenho pesquisado a logística empregada entre Setembro de 1962 a Maio de 1963 durante a coexistência de bondes e ônibus elétricos na zona sul, principalmente em ruas onde ambos os sistemas circularam simultaneamente, e concluí que ambos os sistemas poderiam ter coexistindo por muitos anos. Um exemplo disso é Niterói, onde os ônibus elétricos circularam entre 1953 e 1967 dividindo o mesmo espaço com o sistema de bondes, sistema esse extinto em 1964, coexistindo portanto por onze anos. Na Guanabara isso poderia ter sido implantado nos subúrbios, mas os interesses espúrios prevaleceram.

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    1. Concluindo o comentário, bondes e ônibus elétricos poderiam ter sobrevivido em regiões como Jacarepaguá, Penha, e Madureira, mas....## A região de Botafogo terá seus bondes de volta "reencarnados" como VLT, ainda que seja apenas entre a Gávea e Botafogo. Vamos aguardar...

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    2. Esse VLT é inviável como foi proposto. Será o caos total no caótico trânsito de Botafogo.

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    3. Sem contar seu custo, para o sistema obter lucro precisa de 250 mil usuários por dia. Não obtendo esse número a PMRJ paga a diferença. O número máximo foi 130 mil antes do covid.
      Sobre os bondes, tirando algumas cidades na Europa ocidental e paises da antiga Cortina de ferro, quase a totalidade das cidades retiraram os Bondes.

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    4. Nos EUA Nova Orléans mantem parte de seu antigo sistema de bondes como no passado funcionando comercialmente, inclusive preservando as antigas linhas. Coincidentemente eles ainda são pintados de verde ..

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  2. O túnel Velho e os bondes foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Copacabana. Acho que a construção de dois túneis, um sobre o outro, foi uma ideia inteligente. Lembro que o alargamento da Real Grandeza exigiu muitas desapropriações. Aquele trecho diante do cemitério, apesar de ter vizinhos silenciosos, é muito ruim de se morar. Além das concessionárias de veículos ha poucos prédios agradáveis.

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    1. Cesar, morar diante do cemitério deve ter como o maior atrativo a "vista"...rsrs

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  3. Olá, Dr. D'.

    Passagem rápida para acompanhar o jogo com calma. Vou voltando com o decorrer dos demais jogos.

    Passei uma única vez pelo túnel velho, no antigo 154, não lembro por qual motivo.

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  4. As regiões próximas de cemitérios são locais "amorfos". Não se desenvolvem e permanecem parados no tempo. Poucos negócios "florescem", e a região do Túnel Velho não foge à regra.

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  5. O SJB foi instalado em uma época em que Botafogo era considerado "subúrbio". Pode ter certeza de que se arrependeram amargamente tempos depois.

    FF: o "bom" da zebra é que a tradução é a mesma em espanhol, alemão ou inglês...

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  6. O fusca da frente é do ano 1970 ou 1971 (portanto a foto já é do começo do anos 70).

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    1. Você está não está enxergando direito. Não sou nenhum Dieckmann mas conheço bem os modelos de Fusca. Observe que esses para-choques são de modelo antigo e equiparam esses carros até 1970. Os modelos 1971 produzidos no final de 1970 já tinham os para-choques do tipo lâmina única sem garras ou batentes. Os que aparecem são de modelo antigo. Aumente o zoom da sua tela e observe com mais atenção.## Os Trolley-buses circularam na zona sul até 1967, e em menos de um ano toda a "cabeação elétrica" foi retirada. Repare que os trilhos de bonde já tinham sido cobertos ou retirados. A foto deve se situar entre 1964 e 1967.

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    2. Joel ele se confundiu,pois o parachoque dianteiro desse primeiro Fusca "parece" ter o vinco preto dos parachoque 71 em diante..mas é efeito de sombra....na mesma foto desce um Chevrolet de fim dos '40 que ainda eram populares no fim dos 60 e inicio dos 70...

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  7. Sobre "túnel de dois andares", a mesma tecnologia foi usada no Túnel do Joá original.

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  8. A zebra andou aprontando novamente hoje ....
    Quanto ao Túnel Velho, minhas memórias mais antigas são de passar de bonde para ir/voltar à praia no posto 6, com minha mãe e irmã mais moça, no início dos anos 60.
    Morávamos então em Botafogo, na rua Paulo Barreto.

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  9. A "zebra" nem teve chances contrato a Espanha, devidamente "toureada" em um inapelável 7X0... A Bélgica penou contra o esforçado Canadá, que tomou emprestado o lema do México: " Jogou como nunca, perdeu como sempre "...

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