Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

EDIFÍCIO SANTOS LOBO


Esta foto colorizada pelo Nickolas Nogueira já apareceu por aqui. Vemos o Edifício Santos Lobo, na Praça José de Alencar, esquina da Rua do Catete, mais precisamente na Rua Conde de Baependi, em foto de Erwin Scheu, em 1934.

Era um dos prédios mais luxuosos da cidade, com lojas comerciais, e uma joia arquitetônica. Mas entrou no caminho das obras do metrô e se decidiu por sua retirada.

Esta semana recebi o email abaixo:

"Olá, eu morava na Rua Barão do Flamengo e tirei algumas fotos desse prédio, inclusive no dia da "implosão".

Como achei esse blog, envio algumas fotos escaneadas dos negativos. Depois vou procurar para ver se acho mais.

Abs

Luiz Fernando".


Para meados de dezembro de 1976 havia sido programada a implosão do Edifício Santos Lobo. Seria a primeira a acontecer no Rio. O edifício havia sido desapropriado para as obras do Metrô. A empresa encarregada foi a Triton. Os moradores vizinhos receberam cartas informando da implosão prevista para as 7 horas de um domingo. O governador Faria Lima compareceria como convidado de Noel de Almeida, presidente do Metrô. Desde os dias anteriores curiosos já se aglomeravam no local.


Entretanto, na antevéspera da explosão, dia 17 de dezembro, os vizinhos começaram a receber funcionários do Metrô avisando que o edifício iria desabar. Foi um corre-corre. Todos que puderam procuraram proteção e, ao fim, não houve vítimas.


Especulou-se que a causa foi uma batida de um trator numa coluna-mestra, abalando a estrutura do prédio, que ameaçava desabar. Não consegui achar a conclusão do inquérito que foi instalado para averiguar responsabilidades.

O "Saudades do Rio" agradece ao Luiz Fernando pela colaboração. 

34 comentários:

  1. A fotografia deve ser datada após 1937, vista a presença do táxi Chevrolet 1937

    ResponderExcluir
  2. E como seria a configuração desses apartamentos? Vagas de garagem certamente não possuíam, também não dispunham de quartos para criados, assim como a quantidade de banheiros era insuficiente,.

    ResponderExcluir
  3. Que sorte não haver feridos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Alguém "desprestigiado" da cerimônia "oficial" teria "sabotado" a mesma, antecipando o evento?

    FF: ontem à noite o Vasco voltou a receber torcida em jogos oficiais, com uma sonora goleada em cima do Coritiba. Ainda está no Z4 mas pode sair depois do próximo jogo.

    O líder Botafogo pode voltar a abrir dez pontos de vantagem para o vice, se vencer na estranha cidade.

    ResponderExcluir
  5. Madeira....! O negocio e derrubar tudo pela frente a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Saudosistas. Saudades do "Onde é?" as sextas-feiras.
    Era uma bela construção, acho que a desculpa para o abalo das estruturas do prédio muito inconsistente.
    FF1- Com um técnico que entende de futebol e reforços de alguns jogadores, o Vasco já se aproxima da porta de saída do Z4 de rebaixamento, acredito que vai chegar entre os 12 ou 13 da classificação final.
    FF2- Flamengo fazendo de tudo para sair da zona de classificação da Libertadores do próximo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os resultados da rodada já está fora, apesar da hipótese de um "G7" não ser desprezível.

      Excluir
    2. Vai esquentar, na próxima rodada é Santos x Vasco, ambos no desespero e tendo que torcer para Flamengo e Botafogo, que enfrentam Bahia e Goiás, os dois que podem ser ultrapassados na fuga da zona de rebaixamento.
      Mas na disputa da Baleia contra o Bacalhau só um pode avançar, se houver vencedor. O empate mantém os dois embaixo, exceto se o Fla aplicar uma goleada no Tricolor Baiano.

      Excluir
    3. O Vasco, antes do Santos, faz o jogo atrasado contra o América, acho que segunda. Se vencer já sai do Z4.

      Excluir
    4. Mesmo assim o Santos x Vasco ainda será bem interessante. E deve ser o jogo ao vivo da Globo. Se os cruzmaltinos vencerem o América o desespero maior passa a ser dos santistas.

      Excluir
  7. Não me lembrava desse fato.
    Alguns prédios de antigamente tinham um trecho de cubículos para dormir e banheiros coletivos só para serviçais dos moradores.
    Não sei se no Rio isso foi muito comum, mas em Paris há sótãos de muitos prédios que tinham esse esquema, com muitas espanholas e portuguesas no trabalho doméstico, situação que enfrentavam para fugir da pobreza de Espanha e Portugal do século 20.
    Até pelo menos meados da década de 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      No post de ontem há uma referência a isso:
      "... o Edifício Flamengo (antigo edifício Guilhermina),....Como alguns prédios antigos acompanha o apartamento um cômodo no último andar que pode ser utilizado como dependência de empregados. "
      O prédio da Aliança Francesa na rua Duvivier, em Copacabana, é um dos que também tem este tipo de dependência.
      Veja a seguir o extrato do site https://pt-br.facebook.com/RioCasasePrediosAntigos/posts/992943290852851/:
      Edifício Itaoca (casa de pedra em tupi), de 1928, localizado na Rua Duvivier, nº 43, em Copacabana. Projetado por Robert R. Prentice ... o Itaoca surge imponente com seus claros volumes cúbicos parecendo guardar todos os prédios art déco do bairro. São nove andares e 48 unidades, com tamanhos variando entre 100m² e 200m². O último andar abriga uma peculiaridade: 52 quartos para empregados — um para cada apartamento, mais quatro para uso do edifício."

      Excluir
    2. Boas informações, Mário.
      Essa situação consegue ser ainda pior do que os quartinhos e banheirinhos dentro dos apartamentos.

      Excluir
  8. Um filme francês de 2010, titulo no Brasil: As mulheres do 6° andar, gira em torno desse tipo de acomodação para empregados em Paris.

    ResponderExcluir
  9. Totalmente FF, mas não posso me furtar a expor este comentário: segundo delações do Mauro Cid estivemos próximos de uma quartelada do ex presidente, que chegou a ser cogitada positivamente pela Marinha.

    Isto é de uma gravidade incrível, ainda bem que as Forças Armadas não se resumem a estes núcleos bolsonaristas.

    Mais uma página triste incorporada à nossa história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, episódio lamentável. Mas os comandantes do Exército e Aeronáutica se omitiram e preferiram ficar em cima do muro. Deveriam ter denunciado o plano à Nação.

      Excluir
    2. Eles viram que algo parecido "deu ruim" nos EUA em 2021 e, mesmo assim, tentaram aqui com ainda mais cara de pau. Também como lá, com depredação.

      Excluir
  10. Metro fez vários estragos nessa região, além de um recuos sem noção com prédios agachanianos.

    ResponderExcluir
  11. Comentários de Amigos22 de setembro de 2023 às 12:36

    Aquela esquina ficou muito mal resolvida e muito confusa. Parece uma esquina que existe na Delgado de Carvalho com Haddock Lobo (na Tijuca). Num dos alargamentos da principal, "comeram" parte do terreno (que, no tempo da minha mãe morando na Delgado de Carvalho parece que era um mercadinho) e ficou uma esquina esquisita como essa aí. Acho que por último era adaptado para uma oficina (ou a oficina do lado "se estendeu" para lá. Nem sei se é legalizado (creio que não, por conta do recuo).
    Essas esquinas mal resolvidas são um mal na cidade. Em Botafogo no caminho do metrô existe a esquina de Muniz Barreto com Marquês de Olinda com restos dos dois lados. E recentemente fizeram uma coisa estranha onde era o 2 BPM na São Clemente.
    O primeiro dos negativos dá uma boa ideia de como o prédio se inseria no "contexto moderno". A entrada da Rua do Catete era muito estreita. Antes de estar no caminho do metrô, o prédio já estava no caminho da natimorta Av. Glória-Humaitá, que provocou o recuo dos prédios da Rua do Catete.
    Pensava que em 76 a Barão do Flamengo já tinha tido sua iluminação pública trocada. E não, lá está o poste NY de globo baixo e com sua canopla defletora intacta, possivelmente nos seus últimos dias.

    ResponderExcluir
  12. Para quem não sabe, hoje é o aniversário do nosso querido Luiz, titular deste fotolog. A idade ele não confessa nem a pau.
    De qq maneira, representando todos os comentaristas do SDR, desejo ao Luiz um dia muito feliz junto aos que ele ama e por ele são amados.
    Luiz é uma das pessoas que, se às 4 da manhã, vc precisar dele, certamente ele fará alguma coisa para ajudar.
    Feliz aniversário, querido amigo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro DI LIDO, não fosse vc.meu ídolo, o prezadissimo Dr.D estaria em seu lugar. Mas que seja eterno em nosso convivio, até porque ele é o único a saber de seu passado que o condena. Teria outro por ai para assumir a edição do seu livro?

      Excluir
    2. Macho, o Luiz acha que sabe tudo de mim... não sabe nem a metade.KKKK!!!!!!

      Excluir
  13. Feliz aniversário, Luiz.
    Como a primavera sempre começa no dia do seu aniversário ou um dia depois, é correto dar os parabéns pelas primaveras já completadas e desejar que venham muitas mais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado a todos.
    Amanhã teremos um "Onde é?" fora do dia por aqui.

    ResponderExcluir
  15. Então hoje é dia de festa em Ipanema, Lagoa e arredores.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. FF: As narrativas fantasiosas não tem limites e chegam a insultar a inteligência alheia. Para justificar "atos futuros", continuam a insistir com teorias tão estapafúrdias como a do "golpe de Estado" sem armas, exército, ou objetivos. O notável é que muita gente "embarca nessa onda", uns por afasia intelectual e outros por algo muito pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, ou sou limitado em entender o que se escreve, ou não entendi bem o seu comentário. Vc poderia esclarecer às pessoas, como eu, que não entenderam o seu comentário? Afinal vc acha ou não que houve um projeto de golpe?

      Excluir
  17. Parabéns Mestre Dr. Luiz D'.
    Feliz Aniversário, tudo de bom para você, hoje e sempre.
    Um grande abraço.
    Esta noite Ipanema irá tremer, rolarão muitas mofadas, muitas garrafas de Rioja e JWBL e muitas garrafas de Champagne Cristal Roederer Brut.
    Com certeza amanhã vão ter muitas pessoas perguntando Onde é a minha casa. rs, rs, rs....

    ResponderExcluir
  18. Parabéns ao gerente deste espaço, um dos responsáveis pela minha incursão aos FRA's desde a saudosa época do Terra.

    Sobre os estragos do metrô, era a tecnologia daquela época, o "cut & cover". Nos anos 90 passou-se a utilizar o chamado "tatuzão", com impactos bem menores. Essa mudança de tecnologia permitiu a expansão da malha, mesmo que a "passos de cágado". Seria impensável usar a técnica do "cut & cover" em regiões de Copacabana, Ipanema ou Leblon...

    ResponderExcluir
  19. Luiz,
    Um pouco atrasado, mas vou deixar os Parabéns!
    Que seu dia tenha sido excelente!
    Que Deus te abençoe, te proteja e te ilumine sempre!

    ResponderExcluir