Total de visualizações de página

sábado, 10 de fevereiro de 2018

CARNAVAL NO CENTRO



 
Hoje temos duas fotos de carnavais da primeira metade do século XX.
A primeira foto, garimpada pelo Nickolas, mostra a Av. Rio Branco, na altura da Cinelândia, com o tráfego indo em direção à Praça Mauá. Ao fundo, do centro para a direita, o prédio da Justiça Federal, no meio a Rua Pedro Lessa, e, bem no fundo, fora de foco,  estaria a Biblioteca Nacional.
Vemos Maria Lucia, Maria Alice e Ana Maria, inseparáveis amigas tijucanas, moradores da Rua Haddock Lobo. Todas tinham "it", frequentavam o Tijuca Tenis Clube e os cinemas da Praça Saenz Peña. Meninas comportadíssimas.
O automóvel em primeiro plano é um Renault Juvaquatre "berline" 4 portas (dá pra saber a versão pela "porta suicida"...). E, na frente, há outro Juvaquatre!

 
A segunda foto, do acervo do Correio da Manhã, mostra também a Av. Rio Branco, provavelmente na década de 30. Destaque para a decoração do carnaval e os ternos de linho branco usados pelos cariocas.


13 comentários:

  1. Hoje tem nota no quesito identificação de automóveis. Na primeira foto, bem esclarecido pelo SDR, talvez o Rouen possa confirmar, mas parece que a Renault patrocinou o bloco dos Juvaquatre, ou seria uma coincidência dois Renault Juvaquatre com foliões, enquanto um taxi Ford 1947-48 passa com motorista com o braço fora da porta, como era habitual. Na segunda foto, Um Hudson Terraplane 1936-37 repousa. Enquanto um GM de 1938 vem chegando e um táxi Chevrolet da mesma safra, vai, e captura uma foliona na calçada.

    ResponderExcluir
  2. O carnaval de rua atualmente no Rio é "atividade de risco". Além do risco natural que as aglomerações oferecem, a certeza de que existirão milhares de marginais à espera de vítimas é uma realidade. Minha vestimenta para sair à rua no carnaval se resume a sapatos de couro(não uso tênis), bermuda do tipo cargo com bolsos laterais para acomodar a "funcional" de um lado e o celular do outro, camisa de manga curta, e é claro a pistola .380. Pessoas irresponsáveis ao volante, muita gente embriagada circulando, e obviamente as "hordas caucasianas" promovendo as naturais "ações de sempre", darão a tônica da festa.

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto é belíssima.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos.

    Não gosto de carnaval, mas quando era criança / adolescente ainda fui algumas vezes no desfile da Intendente Magalhães, mas não lembro de muita coisa. Quando trabalhava no Rio Comprido sofria com as interdições no Centro. Fazíamos um esquema e cada um trabalhava um dia direto e descansava os outros. Geralmente escolhia o sábado.

    ResponderExcluir
  5. A Avenida ornamentada !!!!
    Os turistas apreciavam muito a ornamentação e alegorias.
    Infelizmente tudo acaba...

    ResponderExcluir
  6. Havia a promessa da prefeitura de que os blocos desfilariam apenas pela orla. Pois ontem à noite às ruas Maria Quitéria, Joana Angélica, Farme de amoedo e parte da visconde de pirajá estavam interditadas. A Dias Ferreira também fechada.
    Hoje já havia bloco no Jardim Botânico agora pela manhã. A Lagoa engarrafada por conta do acesso a Copacabana pelo Corte.
    Os moradores são reféns desta turba.
    À tarde vai ser muito pior com a Banda de Ipanema e outros blocos.

    ResponderExcluir
  7. Assim como a segunda, a primeira foto também deve ser dos tempos de mão dupla na Av. Rio Branco.
    O Cordão do Bola Preta comemora hoje 1 século de fundação. Sobre o nome agora falam que foi homenagem a uma bela mulher com vestido branco de bolas pretas que passou perto dos fundadores. Mas outra versão, menos romântica, seria uma relação com o modo da votação de conselheiros de clubes para aceitarem novos sócios. Bola branca para aceitar e preta para recusar. E como no carnaval a gozação sempre fez parte, eu diria que essa versão não é tão incoerente e combina, já que é masculino ("do" Bola Preta).
    Eu não lembro, pois era muito pequeno, mas meu pai conta que uma vez toda família foi às compras num sábado de carnaval do início dos anos 60, no Largo de S. Francisco, e o Bola Preta já tomava conta da Cidade a ponto de deixar a minha mãe apreensiva quanto à rota de fuga em relação a volta para casa.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ! As 3 meninas da primeira foto até parecem irmãs, de tão parecidas que são. Observem a limpeza da avenida, na segunda foto...
    Antigamente o carnaval era feito por gente civilizada. Infelizmente, hoje não se pode dizer a mesma coisa. Concordo, inteiramente, com o Joel, quando diz que estamos nos africanizando a passos mais do que largos. Desde criança só vejo o Brasil piorar...E quando achamos que não pode mais piorar, piora ainda mais um pouco. Onde será o fundo do poço ? Na guerra civil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábio comentário, Walter. O Rio acabou. Sei que muita gente aqui vai dizer que os comentários são "mais do mesmo" mas o que fazer? Gente mal educada, bêbada,
      e pior:"de maus bofes". Não bebo e aturar gente bêbada é "dose". Para um homem de sensibilidade, "ir para cama" com uma mulher embriagada não é uma experiência das mais agradaveis e no carnaval parece que milhões de pessoas se embriagam para "fornicar". O resultado todos já sabem e as energias espirituais no planeta são as piores possíveis. As portas do inferno se abrem e quem pode evitar s folia da rua só tema lucrar.

      Excluir
  9. Observei um fenômeno curioso nestes dias de carnaval: a frequência nos supermercados muda de aspecto. A maioria - ao menos em Laranjeiras, onde há blocos - é constituída por jovens foliões, alguns vestidos em suas fantasias. Todos à procura de um só produto, a cerveja, em quantidades industriais. E não são os ambulantes, que não são bobos e não se abastecem nesses estabelecimentos. São fregueses bissextos. Durante o ano não são vistos nesses locais. Isso é tarefa para suas mamães, papais e vovós. Mas no carnaval, o fim justifica os meios, e lá vão eles comprar a alegria de que necessitam para, quem sabe, divertir-se ou passar vergonha...

    ResponderExcluir
  10. Vi Tia Nalu em Laranjeiras. Controlava os banheiros químicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi o Moleque Travesso soltando bombinha nos banheiros químicos em Laranjeiras.

      Excluir